Depois de reclamações do Cemitério da Colina, divinopolitana se revolta por não conseguir visitar túmulo de seus pais no Cemitério do centro

Publicado por: Brener Mouroli

Mato alto e dificuldade de acesso aos túmulos, essas são algumas das muitas reclamações que os familiares de pessoas enterradas em cemitério municiais em Divinópolis tem feito ao tentarem visitar seus entes queridos sepultados nestes locais. Conforme as imagens divulgadas e imagens captadas pelo Divinews, os locais de sepultamento estão em situações complicadas, grama alta e túmulos descuidados, além das condições de trabalho no local não serem as ideais. O Cemitério da Colina, localizado no bairro Jusa Fonseca, perto do Aeroporto da cidade, já foi alvo de muitas reclamações, além do descuido claro com a manutenção do espaço, 16 túmulos ficaram abertos após fortes chuvas que ocorreram em novembro de 2023. De acordo com imagens publicadas por familiares de pessoas enterradas no cemitério do centro, o local também apresenta problemas com grama alta e descuido por parte do executivo municipal.

Em vídeo divulgado pela divinopolitana Sirlene Ferreira, ela afirma que foi impossibilitada de acender uma vela para os seus pais devido ao mato que bloqueava a passagem a qual a levaria até ao local onde eles estão sepultados no Cemitério localizado no centro da cidade. Sirlene mostra indignação, questionando se o município está conseguindo cumprir o seu papel, “se não conseguem fazer a capina, cimentem tudo”, sugere a divinopolitana. A situação apresentada por ela não exclusividade e se repete em outros cenários, como no caso do cemitério localizado no bairro Jusa Fonseca que além da grama alta, também enfrentou problemas relacionados aos túmulos descobertos pelas chuvas.

Continua depois da publicidade

Apesar da situação, o cemitério da colina está passando por ajustes. Em dezembro de 2023, o Divinews apresentou a matéria “CRIME DE VILIPÊNDIO: Prefeitura de Divinópolis deixa covas abertas e ossos espalhados no cemitério Jusa Fonseca; polícia é acionada“, nela foi apresentada a situação em que se encontrava o local. Nesta terça-feira (09), o local está sendo capinado, entretanto, diversas áreas ainda possuem o mato alto e denso. Das 16 covas que estavam abertas, apenas duas seguem sendo reformadas e, conforme informações, em breve já estarão tampadas. Segundo informações, as ossadas não foram afetas e foram identificas e mantidas em suas respectivas covas, apenas em alguns casos a ossada foi retirada, identificada e devolvida após a reforma, responsáveis pelo local afirmam que nada foi retirado do local e famílias foram notificadas.

Além dos problemas estruturais citados, é perceptível que o espaço e as condições de trabalho complexas. No local não há bebedouro, além disso, as ferramentas são poucas e o local onde servidores ficam está com vidros quebrados e precariedade.

Leia também:

Prefeitura emite nota sobre limpeza dos Cemitérios

Der acordo com nota emitida hoje pela Prefeitura de Divinópolis, as ações de limpeza dos cemitérios já começaram. Veja a seguir a publicação da Secretaria Municipal de Operações e Serviços Urbanos (Semsur).

A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Operações e Serviços Urbanos (Semsur), comunica que está empenhada em manter a limpeza e conservação dos dez cemitérios da cidade.
Os cemitérios, sendo eles cinco localizados no perímetro urbano e outros cinco no perímetro rural, recebem os serviços da Semsur através de uma equipe composta por três roçadores, quatro auxiliares, um motorista com caminhão carroceria e um encarregado, que realizam os trabalhos ao longo de todo o ano.
Em um esforço contínuo, a Semsur realiza a limpeza e retirada de coroas e detritos cemiteriais toda sexta-feira, priorizando o bem-estar das famílias enlutadas que visitam seus entes queridos. Para garantir a eficácia do serviço, a limpeza ao redor e nas proximidades dos cemitérios é intensificada.
Com a chegada do período chuvoso neste mês, a Semsur está dobrando seus esforços, aumentando a equipe e o quantitativo de trabalho para enfrentar os desafios causados pelo clima. Atualmente, aproximadamente 70% da limpeza do Cemitério Parque Divino Espírito Santo (Cemitério da Colina) já está concluída, e uma nova frente de trabalho iniciará a limpeza no cemitério do Centro nesta quarta-feira (10/1).
A Semsur reforça seu compromisso com a comunidade, buscando assegurar ambientes cemiteriais limpos e bem conservados, oferecendo dignidade aos momentos de recordação e homenagem aos entes queridos.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Viviane Peixoto pio disse:

    Espero que arrumem os túmulos dos nossos entes queridos ,porque já chega o prefeito não olhar os problemas que os vivos e eleitores dele estão passando,agora os mortos precisam de dignidade. JÁ.

Continua depois da publicidade