Vereador Ney Burguer volta a criticar a instabilidade do Sistema Betha contratado pela Prefeitura de Divinópolis

Publicado por: Brener Mouroli

Os transtornos causados pela troca e atualizações nos sistemas da infraestrutura tecnológica da Prefeitura de Divinópolis tem sido alvo de polêmicas desde novembro de 2023, quando foram anunciadas, pela Prefeitura de Divinópolis, a troca de software para possíveis melhorias. A troca iniciou em 27 de novembro e uma “instabilidade temporária” para realizá-la foi comunicada. Agora, quase três meses depois, o problema persiste, situação que provocou o vereador Ney Burguer (PSB) a cobrar novamente um posicionamento definitivo do Executivo. A primeira cobrança aconteceu três dias após o início do procedimento de troca para o sistema da Betha Sistemas LTDA, mas os problemas seguiram existindo.

No pronunciamento realizo durante a Reunião Ordinária desta última terça-feira (27), o vereador ressaltou que houve uma falta de planejamento da Prefeitura e da Secretaria de Fazenda (Semfaz).  Dentro das reclamações apresentadas por Ney, um dos destaques está em iniciar as mudanças nos sistemas em um período pouco apropriado devido a vários fatores, como férias de funcionários, aumento na demanda e o próprio funcionamento das repartições públicas no final do ano, além disso, ainda destaca a falta de pontualidade da secretaria que não conseguiu cumprir os prazos combinados para o retorno dos serviços digitais.

Continua depois da publicidade

“A promessa era que tudo voltaria a funcionar normalmente em dezembro, e hoje já estamos no final de fevereiro, ou seja, mais de 60 dias de atraso. O transtorno que está causando a população é imenso, porque além da dificuldade para conseguir emitir guias e taxas, a liberação de processos que foram protocolados ano passado ainda no sistema antigo, está uma bagunça”, disse.

Ney alertou que o Município está deixando de arrecadar, o que traz prejuízo às finanças públicas e interfere nos orçamentos planejados. Ele exemplificou citando o IPTU, que tinha o vencimento em fevereiro e, agora, só será recolhido somente em abril.

Além disso, ele afirma que para o contribuintes, o prejuízo também está sendo grande. “Vou dar um exemplo. Um cidadão entrou com um pedido de certidão de número no final do ano passado, e até hoje não conseguiu a liberação dessa certidão. Sabe por quê? Porque o processo simplesmente sumiu. Ninguém dá notícia. Ninguém sabe onde foi parar. E como o processo tinha sido cadastrado no sistema antigo, eles não conseguem localizar pelo sistema novo para saber em qual setor o mesmo parou. Enquanto isso, o contribuinte fica no prejuízo, pois não consegue fazer a ligação de água e luz em sua residência porque depende da certidão de número”, declarou.

O vereador deixou claro que continuará cobrando uma solução. “Vou falar mais uma vez, falta de planejamento, e principalmente de cobrança junto a empresa. E enquanto essa situação não for resolvida, eu não vou parar de cobrar nessa tribuna”, finalizou.

A primeira posição trazida ao plenário por Ney aconteceu em 30 de novembro de 2023, três dias após o início da troca do sistema, na época o vereador utilizou da tribuna na Câmara de Vereadores para pontuar as reclamações que havia recebido de diversos divinopolitanos. “Tenho recebido muitas reclamações de contribuintes que não conseguem tirar a guia de IPTU, ITBI, ou qualquer outra taxa, além de todos os processos que estão tramitando e estão parados. A minha crítica é em relação à falta de planejamento. Isso poderia ter sido programado para o início do próximo ano, onde muitas pessoas estão de férias”, relatou o vereador.

Leia também:

 

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade