Nove dias após o fim do prazo, Sistema Tributário da Prefeitura de Divinópolis segue instável

Publicado por: Brener Mouroli

A Prefeitura Municipal de Divinópolis, emitiu, nesta quarta-feira (20), comunicado informando que o Sistema Tributário da prefeitura segue com instabilidades devido a devido uma migração de dados que ainda não foi concluída. A troca de sistema tinha como programação ocorrer entre os dias 27 de novembro e 11 de dezembro, porém, vem passando por problemas desde o início do processo, como já relatado anteriormente em publicações no Divinews.

A transição do sistema tributário da Prefeitura iniciou em 27 de novembro, seguindo um cronograma que previa a indisponibilidade do sistema tributário municipal até 8 de dezembro, com a retomada das operações em 11 de dezembro. Durante os 11 dias de interrupção, os usuários dos sistemas municipais enfrentaram restrições, impossibilitados de utilizar o sistema de atendimento e os serviços online, como a emissão de guias, certidões, licenças, cadastros e inscrições municipais, entre outros. A única exceção foi a emissão de Notas Fiscais de Serviços Eletrônicas (NFS-e), que teve um período de indisponibilidade menor, entre 30 de novembro e 3 de dezembro. Entretanto, mesmo após vencimento do prazo, os problemas ainda seguiram sendo notados pelos contribuintes.

Continua depois da publicidade

Apesar das comunicações prévias, a movimentação realizada pela Prefeitura está trazendo inúmeros problemas para os cidadãos de Divinópolis. Em 30 de novembro, apenas três dias após o início da troca de sistema, o vereador Ney Burguer utilizou a tribuna na Câmara de Vereadores para expressar as reclamações que estava recebendo na época. A despeito da promessa de atualizar e otimizar o sistema, a Prefeitura enfrentou complicações e, ao invés de trazer aprimoramentos aos serviços públicos, ocasionou mais transtornos.

Em uma matéria publicada pelo Divinews,  um profissional autônomo desabafou à época: “Fui até lá [Centro de Atendimento ao Cidadão] porque estou desesperado. Preciso receber e as empresas só pagam se eu entregar as notas fiscais. Estou há três semanas fazendo de tudo para tentar emitir o documento no site novo, mas não funciona. Todas as opções dão erro e por telefone ninguém sabe explicar nada, não resolvem meu problema”.” O serviço de emissão de notas fiscais foi interrompido devido ao término do contrato entre a Prefeitura e a empresa fornecedora do sistema.

Conforme a nota publicada, “A instabilidade ocorreu devido a uma migração que acontece de forma gradativa e por esse motivo, algumas informações ainda não foram transferidas e estão faltantes no sistema. A plataforma é responsável pelos serviços tributários e todos outros de informação usados pela prefeitura, além de emissões de guias, recálculos de guias e certidões negativas”, explica. Além disso, ainda informam que “ainda não há uma previsão para normalização de todos os serviços”.

Leia também:

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade