Caos contábil em Divinópolis: sistema de emissão de notas fiscais da Prefeitura continua indisponível; má gestão causa prejuízo às empresas

Publicado por: Redação

Não bastasse o eterno caos na saúde pública, um novo se apresenta, com a novela envolvendo a mudança do sistema de emissão de notas fiscais em Divinópolis já se transformou em filme de terror para muita gente. A incompetência do prefeito Gleidson e sua trupe tem deixado contribuintes de mãos atadas e causando grandes prejuízos a quem não tem outra escolha a não ser depender do poder público. E, para piorar, as promessas para resolver os problemas nunca são cumpridas.

O que acontece é que, o sistema de atendimento da prefeitura de Divinópolis para realização de serviços on-line, incluindo emissão de guias, certidões e licenças, começou a apresentar problemas há alguns meses. Até então, o caso era tratado, pela assessoria de comunicação do município como uma simples “instabilidade” que seria rapidamente resolvido. Até que as situações começaram a ficar cada vez mais frequentes e não houve outra opção para a prefeitura a não ser assumir que havia um problema maior.

Continua depois da publicidade

Sem dar muitos detalhes, a prefeitura informou que iria romper o contrato com a empresa responsável pelo sistema de atendimento on-line. No mês passado, o município comunicou que todos os serviços tributários do município, como emissão de guias, certidões, licenças, cadastros, inscrição municipal e outros, ficariam indisponíveis por nove dias úteis, entre os dias 27 de novembro a 8 de dezembro de 2023. A promessa da prefeitura era que “a atualização e troca de sistemas na infraestrutura tecnológica visa aprimorar ainda mais os serviços oferecidos pela administração”. Mas o que se viu foi um retrocesso inexplicável.

Empresas de contabilidade ficaram sem ter o que fazer, impedidas de realizar diversos trabalhos. Os contribuintes que precisavam dos serviços, além de não contar com as ferramentas on-line, também não tinham o suporte necessário por parte da prefeitura, que todos os dias mudava a previsão sobre a normalização do sistema.

No dia 4 de dezembro a prefeitura enviou um comunicado à população, dizendo que o novo sistema já estava implantado, e a nova plataforma de emissão de nota fiscal eletrônica poderia ser acessada. Mas, quem tentou, viu que a realidade era completamente diferente. Um site difícil de ser utilizado, lento, e com várias funções ainda indisponíveis.

A prefeitura disponibilizou um telefone fixo e um WhatsApp para esclarecer dúvidas da população. Porém, em nenhuma das opções o atendimento era capaz de resolver os problemas dos contribuintes que até hoje não conseguem emitir as notas fiscais avulsas. Antes, o serviço era rápido e fácil através da plataforma antiga. Hoje, mesmo após um mês de instabilidade, ninguém é capaz de dizer quanto as funções estarão plenamente reestabelecidas.

O Divinews foi procurado por um contribuinte de Divinópolis, cadastrado como profissional autônomo, que há alguns anos tem o costume de emitir notas fiscais para receber os serviços que presta para empresas da cidade. Com a migração de sistema, ele não conseguiu utilizar a nova plataforma e após várias tentativas de contato pelo telefone fixo e pelo WhatsApp, resolveu ir pessoalmente ao CAC, Centro de Atendimento ao Cidadão, em busca de uma solução. “Fui até lá porque estou desesperado. Preciso receber e as empresas só pagam se eu entregar as notas fiscais. Estou há três semanas fazendo de tudo para tentar emitir o documento no site novo, mas não funciona. Todas as opções dão erro e por telefone ninguém sabe explicar nada, não resolvem meu problema”.

O contribuinte, que pediu para não ser identificado, disse que encontrou pelo menos mais dez pessoas na mesma situação procurando respostas no CAC. Após um longo tempo de espera por atendimento, todos saíram sem solução. A prefeitura continuar mudando os prazos e atrapalhando a vida da população. “Gleidson não está nem aí pra ninguém. Adora gravar vídeo pra internet, mas não faz o que realmente precisa. Já são três semanas dessa novela, sem conseguir emitir nota fiscal. E hoje aqui no CAC me falaram que só devem voltar a realizar o serviço a partir de semana que vem. Mas é só mais uma previsão, né? Nada garantido. E enquanto isso eu fico sem receber o dinheiro que é meu, sem ter como comprar o que eu preciso. E isso tudo sem nem entender direito o porquê do prefeito ter resolvido mudar o sistema que estava funcionando tão bem. É muita incompetência!”, desabafa o profissional.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. JUSTO VERISSIMO disse:

    CADÊ O SENADOR PRÁ DESCER O CACETE NO PREFEITO, CHUTAR PORTAS.
    E CADÊ A VICE?????/
    SECRETÁRIA DE GOVERNO?????
    SÓ QUERO ENTENDER.
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

  2. Gabriel disse:

    Uma porcaria este novo portal. Confuso, desorganizado e ainda sumiram com todo o histórico de dados de clientes . Estou tendo que colocar nome, cpf e dados pessoais de cada cliente tudo de novo, um por um.

  3. Gustavo disse:

    Tudo isso tem um grande culpado que se chama Thiago que facilitou para atual empresa de informática vencer a licitação sem ter condições de exercer os serviços contratados..

Continua depois da publicidade