Projeto de zoneamento de Hospital Regional de Divinópolis é aprovado após polêmicas relacionadas à classificação do zoneamento

Publicado por: Brener Mouroli

Foi votado nesta quinta-feira (29), o Projeto de Lei EM Nº 095/2023 que Atribui zoneamento de Uso e Ocupação do Solo à gleba 901, quadra 40, zona 38, onde se localiza o Hospital Regional de Divinópolis. O projeto chegou ao plenário após polêmica sobre a classificação do zoneamento referente a construção do hospital em região que não havia atribuição para tal projeto. O PL aprovado por 13 votos favoráveis e um contrário, é de autoria do Executivo e recebeu críticas devido ao atraso na sua apresentação, já que o hospital já se encontra com 90% de sua estrutura concluída e somente agora possuirá efetiva classificação.

Durante o debate que antecede a votação, o vereador Edsom Sousa (CDN) fez uso da palavra e avaliou como “um absurdo” a votação do projeto, isto é, devido à demora e aos erros realizados pelo executivo no momento de planejar e realizar o zoneamento adequado para a construção do hospital.

Continua depois da publicidade

Além disso, também o vereador Rodson do Zé Milton (PV) se posicionou evidenciando que por mais que o projeto seja atrasado, a votação deve ser favorável e o erro seja “deixado para trás”, pois, para ele a aprovação será uma forma de fazer com que o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), fazer com que o hospital seja de fato feito. Outro ponto trazido por Rodson é a falta do posicionamento dos vereadores e da chefe do governo na câmara em se posicionar referente ao assunto. Seguindo o mesmo posicionamento, o Vereador César Tarzan (PSDB), também cobrou que o projeto fosse defendido e apresentado pelos aliados ao executivo.

Flávio Marra (PRD), trouxe para a pauta a necessidade da finalização do hospital devido à grande fila de espera no atendimento de saúde na cidade, além disso, ele pontua que o executivo tem medo de terminar o hospital e isso se tornar um grande problema.

Após a aprovação do PL, Edsom Souza justificou seu voto e pontou que encaminhará uma denúncia formal do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), pois, como pontua, “estou fazendo essa justificativa de voto, pois essa votação é histórica, nós ficamos sabendo que o poder executivo construiu um hospital em um local sem zoneamento, mandaram para cá depois de cinco anos e nós estamos tentando corrigir. É verdade a denúncia que passava um córrego ali e teve uma nascente que foi desviada? Teve crime ambiental? É verdade? Estou notificando hoje, senhor promotor e assessoria, notificando o Ministério Público. Nós estamos aqui com pedido de cassação de vereador de mudança de zoneamento, […] o executivo fez uma obra sem ter fundamento legal e nós ficamos sabendo agora porque eles ficaram sabendo. Quem faz o projeto do executivo, tem que ter um projeto e estão cometendo uma série de erros. Aqui ninguém é contra o hospital, pelo contrário, esse hospital devia ter sido inaugurado dentro do prazo, tem mais de 5.130 dias, mas é um desrespeito. Então, para eu ter mais segurança, quero comunicar vossa excelência, presidente, que é uma vergonha eu ter que recorrer ao ministério público, mas hoje mesmo eu farei a denúncia sobre essa votação”.

O PL Nº EM 095/2023 foi aprovado pelo placar de 13 votos a 1, sendo a votação:

Para aprovar:

  1. Ademir Silva (MDB)
  2. Anderson da Academia (PSC)
  3. Breno júnior (PSD)
  4. Cézar Tarzan (PSDB)
  5. Flávio Marra (PRD)
  6. Hamilton de Aguiar (MDB)
  7. Lauro Capitão América (Republicanos)
  8. Ney Burguer (PSB)
  9. Piriquito Beleza (CDN)
  10. Rodson do Zé Milton (PV)
  11. Roger Viegas (Republicanos)
  12. Wesley Jarbas (Republicanos)
  13. Zé Brás (PV)

Para rejeitar:

  1. Edsom Sousa (CDN)
Projeto de zoeanmento de Hospital Regional de Divinópolis é aprovado após polêmicas relacionadas às atribuições do zoneamento - 1

Foto: Fábio Marcheto / Agência Minas

Emenda  Nº CM 099/2023

Além do PL votado, houve também a votação da Emenda de autoria do vereador Edsom Sousa (CDN) que possuía como objetivo a “A atribuição e classificação do referido zoneamento no caput não isenta das  responsabilidades de possíveis construções irregulares no período anterior a aprovação desta referida Lei”. Assim, conforme a justificativa dada por Edsom, o hospital já está a mais de 5 mil dias em construção,  não havendo sequer uma previsão para o término, fazendo assim que o hospital seja utilizado como palanque político.

“Agora, para a nossa surpresa, vem mais um capítulo com viés de atestado de incompetência. Não havia atribuição de zoneamento na construção do Hospital até o momento. As perguntas que ficam são: Como construiu um projeto arquitetônico desta grandeza sem zoneamento atribuído? Esperaram mais de 5.000 dias para fazer isso? Quem autorizou a construção sem zoneamento? Mediante tais fatos gravíssimos, estamos incluindo na redação que a atribuição e classificação do referido zoneamento não isentará das responsabilidades de possíveis construções irregulares no período anterior a aprovação deste Projeto de Lei, para que possamos investigar a fundo o que ocorreu”, escreveu Edsom.

A Emenda  Nº CM 099/2023 ao Projeto de Lei Nº EM 095/2023 foi rejeitada pelo placar de 8 votos a 5, sendo a votação:

Para rejeitar:

  1. Anderson da Academia (PSC)
  2. Breno júnior (PSD)
  3. Hamilton de Aguiar (MDB)
  4. Ney Burguer (PSB)
  5. Piriquito Beleza (CDN)
  6. Rodson do Zé Milton (PV)
  7. Wesley Jarbas (Republicanos)
  8. Zé Brás (PV)

Para aprovar:

  1. Ademir Silva (MDB)
  2. Cézar Tarzan (PSDB)
  3. Edsom Sousa (CDN)
  4. Flávio Marra (PRD)
  5. Lauro Capitão América (Republicanos)

Hospital Regional de Divinópolis

A construção do Hospital Regional de Divinópolis teve início em 2011, mas estava paralisada desde 2016, quando 61% dos serviços já estavam executados. Sua retomada ocorreu em 10 de fevereiro de 2023, com a assinatura da ordem de início das obras pela construtora vencedora da licitação.

Para a conclusão das obras do Hospital Regional de Divinópolis, que beneficiará mais de 1 milhão de pessoas em 54 municípios, o Governo de Minas, os Ministérios Públicos Estadual (MPMG) e Federal (MPF) e a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) estão direcionando R$40 milhões. Esses recursos são provenientes do Acordo de Reparação pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, assinado pelo Estado e instituições judiciais. A tragédia resultou na perda de 272 vidas e causou uma série de danos sociais, econômicos e ambientais.

O hospital contará com 199 leitos, dos quais 134 serão para internação, incluindo oito leitos de isolamento; 45 leitos de internação intensiva, dos quais 20 serão para adultos, 15 para neonatais e dez para cuidados intermediários; além de 20 leitos para observação no pronto atendimento.

Com uma área construída de 16.761,80 metros quadrados em um terreno de 53.464 metros quadrados, o edifício foi projetado para atender casos de média e alta complexidade. O projeto inclui um pavimento térreo, uma área de pilotis e um pequeno mezanino.

Leia também:

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. gil disse:

    Esses vereadores sem noção e suas opiniões tresloucadas sobre assuntos fundamentais para a sociedade. Ninguém merece.

Continua depois da publicidade