GASMIG: construção de Gasoduto em Divinópolis terá início em breve e empresa criará mais de 100 vagas de emprego para projeto

Publicado por: Brener Mouroli

Anunciado oficialmente em setembro de 2022, o gasoduto em Divinópolis agora terá início em suas obras. Em publicação, a Prefeitura de Divinópolis não detalhou a data efetiva do início, mas, pontuou que será em breve. Segundo dados do Governo do Estado, a criação do Gasoduto Centro Oeste, que beneficiará Divinópolis e mais sete cidades como Betim, Sarzedo, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Juatuba, Mateus Leme e Itaúna, significa um investimento de R$ 780 milhões e ampliará em 300 km a rede da Gasmig. Estima-se que 1 milhão de habitantes serão beneficiados e 15 mil empregos devem ser gerados na sua fase de construção. A informação do início das obras surge após reunião para tratar sobre a implementação do Lote 2 da linha Tronco, lote pelo qual a empresa Construtora Elevação, sediada em Curitiba – PR e vencedora do processo licitatório realizado pela Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) ficou responsável pela execução.

A linha Tronco contará com dois lotes que farão a conexão entre Betim e Divinópolis. Assim, sendo o primeiro lote a construção do gasoduto de Betim ao município de Mateus Leme, com aproximadamente 44 quilômetros de extensão. Já no segundo Lote serão construídos aproximadamente 64 quilômetros de gasoduto, ligando Mateus Leme à Divinópolis. O prazo estimado para a conclusão das obras é de 18 meses. Conforme o divulgado, a instalação do gasoduto centro oeste deve ter início na região do distrito de Santo Antônio dos Campos, seguindo pela zona rural do município, passando no sentido da rodovia MG-050 e seguindo em direção aos municípios.

Continua depois da publicidade

A partir da construção do deste projeto, a expectativa dos órgãos administrativos é que Divinópolis e toda a região centro-oeste possa contar com disponibilidade de gás natura como uma fonte de energia para a atividade industrial, viabilizando novos tipos de indústria que utilizam intensivamente de energia elétrica.

De acordo com a Gasmig, “o Projeto Centro-Oeste disponibilizará gás natural, por meio da rede de gasodutos, a mais 8 municípios, diversificando a matriz energética de mais uma mesorregião do Estado. A construção de aproximadamente 300 km de rede representa um acréscimo superior a 20% da malha atual da Companhia. Este gasoduto foi dimensionado visando, ainda, permitir uma expansão futura do SDGN para o Triângulo Mineiro.  Este é o maior projeto de expansão da Gasmig desde 2010, quando se encerraram as obras dos gasodutos Vale do Aço e Sul de Minas”.

Vagas de emprego

Para a execução, a empresa demandará de mão de obra de 400 a 500 funcionários, e, durante o tempo de exercício, contratará mais de 100 profissionais da região centro-oeste, dentre ajudantes, pedreiros, carpinteiros, armadores e motoristas, enquanto os demais serão técnicos especializados em instalação de gasodutos.

A empresa responsável pela instalação está com vagas abertas para os interessados em trabalhar no processo de instalação do gasoduto em Mateus Leme, Itaúna e regiões próximas, e os mesmos devem enviar seu currículo para [email protected], manifestando interesse. Confira, abaixo, as vagas disponíveis:

– Motorista de Ambulância;
– Motorista de Caminhão Munck;
– Motorista de Van/Micro;
– Motorista de Caminhão;
– Motorista de Veículos Leves;
– Operador de Trator Agrícola
– Armador;
– Carpinteiro;
– Pedreiro;
– Ajudante de Obra;
– Eletricista.

Leia também:

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Yuri Ferreira de Oliveira disse:

    Operador de máquinas pesadas
    Soldador
    Motorista categoria D

Continua depois da publicidade