Alunos da UEMG podem ficar desempregados por falta de colação de grau

Publicado por: Brener Mouroli

Alunos da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), unidade Divinópolis, estão apreensivos pela falta de resposta da instituição aos pedidos de colação de grau antecipada. As solicitações realizadas pelos estudantes que concluíram a carga horária no 2° semestre de 2023 estão sem previsão de serem atendidas. Conforme informações, os alunos estão recorrendo junto à universidade desde o final de novembro de 2023, mas não obtiveram respostas satisfatórias. A prática acontece para que alunos possam entrar para o mercado de trabalho. Caso informações não sejam apresentadas, o grupo planeja realizar manifestações nos próximos dias.

De acordo com aluna da universidade que não quis ser identificada, formandos de muitos cursos fizeram a solicitação, entretanto, os estudantes de pedagogia podem ser os mais afetados, pois, “agora no início do ano que ocorrem as contratações pelas escolas, processos seletivos, concursos, etc”, explica. A jovem ainda afirma que “O problema é que vários estudantes ficarão desempregados se essa colação não sair em no máximo final de janeiro. Precisamos do certificado de conclusão de curso para trabalhar na nossa área”, ela alerta que muitos estudantes podem sofrer impactos financeiros e profissionais devido à falta de orientação da universidade.

Continua depois da publicidade

Em resposta inicial, a UEMG informa que as colações não estão sendo adiantadas motivadas pela troca de sistemas, antes Webgiz e agora o Lyceum, o que estaria causando dificuldades em adiantar as colações. Entretanto, estudante pontua que “o interessante é que alguns cursos da faculdade já colaram grau em dezembro. Mas, quando outros cursos recorreram fazendo o mesmo pedido, a faculdade deu a “desculpa” que com a mudança de sistema, não haveria previsão da celebração”, observa.

Segundo os questionamentos, a universidade não apresenta novas informações aos solicitantes, além de não responderem e-mails ou ligações. “Indo presencialmente para conversar na instituição, ninguém sabe informar ao certo o que está acontecendo. Estamos sem informações nenhuma”, detalha ao explicar sobre os procedimentos adotados pelo grupo para buscar soluções para a situação.

Os alunos buscam por respostas, para eles a universidade precisa ao menos dar uma previsão da data em que ocorrerá a colação de grau. O grupo de alunos da UEMG acionou também a Deputada Estadual Lohanna França (PV), onde obtiveram poucas informações, “mas mesmo assim, não foi nada conclusivo. Só queremos uma previsão para a celebração da colação de grau”, esclarece a estudante.

Em nota, a diretoria da instituição informou que “É possível a antecipação da outorga de grau nos seguintes casos excepcionais: aprovação em concurso público e/ou mestrado e promoção em emprego, desde que cumpridos todos os componentes curriculares obrigatórios (disciplinas obrigatórias, optativas e eletivas; estágio supervisionado; e Enade, se for o caso)”, esclarece. Além disso, ainda reforçam que “Devido à migração de dados para o Lyceum, novo sistema acadêmico da UEMG, as Cerimônias Oficiais de Colação de Grau para os concluintes do 2º semestre de 2023 da Unidade Divinópolis serão agendadas oportunamente, considerando o cronograma a ser definido pela Diretoria e Secretaria Acadêmica e aprovado pelas Coordenações dos cursos.

Os alunos da UEMG que desejam solicitar a antecipação, deverá enviar um e-mail para [email protected], com o motivo, a documentação comprobatória e a justificativa.

Em nota publicada em suas redes sociais, Lohanna França se posiciona e diz que buscará formas de agilizar a situação. Ainda solicitará que cronograma de colações seja liberado com antecedência; “Estou atenta a situação e solicitei atenção da unidade para as colocações, especialmente dos alunos que estão com oportunidades de emprego previstas. Todos os alunos que desejam solicitar a antecipação precisam enviar e-mail para a diretoria. Também vamos pedir formalmente que o cronograma das próximas colações sejam liberados com maior antecedência para que os alunos possam se programar melhor”, escreveu a deputada.

Leia também:

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Maria Carla disse:

    Já tenho três meses que colei grau e continuo desempregada

Continua depois da publicidade