Direito de Resposta: UEMG se pronuncia sobre caso de Colações de Grau Extraordinárias

Publicado por: Brener Mouroli
A Diretoria da Universidade do Estado de Minas Gerais, (UEMG) enviou, nesta quinta-feira (11), o seu posicionamento referente às acusações referentes as colações de grau dos alunos do 2º semestre de 2023. Como direito de resposta, a seguir é possível acompanhar na íntegra o posicionamento da instituição.
NOTA – DIREITO DE RESPOSTA
Em relação à notícia “Alunos da UEMG podem ficar desempregados por falta de colação de grau“, publicada nessa quarta-feira (10/1) pelo Divinews, esclarecemos que não há motivo para as postagens alarmistas que vêm sendo divulgadas nas redes sociais por alguns estudantes da UEMG Divinópolis em relação às colações de grau da Unidade, uma vez que as cerimônias ordinárias/coletivas estão sendo agendadas para os mesmos períodos de anos anteriores – geralmente, nos meses de fevereiro e agosto, já que, em janeiro e julho, ocorrem as férias docentes e recesso acadêmico na Universidade.

Salientamos que as outorgas de grau extraordinárias continuam sendo realizadas normalmente em janeiro, assim como ocorreram no decorrer dos anos anteriores. Podem solicitar a antecipação da colação de grau os formandos que tiverem sido aprovados em concurso público e/ou mestrado ou que receberem promoção em emprego, além dos formandos dos cursos de licenciatura que forem designados para assumir vaga tanto no Estado quanto no município, desde que tenham cumprido todos os componentes curriculares obrigatórios (disciplinas obrigatórias, optativas e eletivas; estágio supervisionado; e Enade, se for o caso). Para solicitar a antecipação, o formando deve enviar um e-mail para [email protected], com o motivo, a justificativa e a documentação comprobatória – no caso dos formandos dos cursos de licenciatura que forem designados, a lista de classificação e a data em que será necessário apresentar a declaração de conclusão de curso.

 

Os estudantes cujas colações de grau ocorreram no final de dezembro são de turmas em que 90% dos formandos apresentaram documentação para a realização da cerimônia extraordinária.

Continua depois da publicidade

 

Ou seja, a UEMG Divinópolis jamais se negou a cumprir este direito dos estudantes, prejudicando-os em relação à aprovação em concursos e/ou mestrado.

 

Após reunião realizada nessa quarta-feira (10/1) com o Diretório Acadêmico da Unidade, antecipamos a divulgação do cronograma das solenidades ordinárias/coletivas, conforme publicação nas redes sociais e no site da UEMG Divinópolis ocorrida nesta quinta-feira (11/1).

Por fim, informamos que o site da UEMG Divinópolis conta com uma página exclusiva sobre as colações de grau da Unidade: uemg.br/ensino-divinopolis/colacao-de-grau. Além disso, a Unidade organiza reuniões semestrais com representantes de turma e/ou de comissões de formatura para informar e tirar dúvidas sobre as colações de grau.
Diretoria da UEMG Divinópolis

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade