Vereadores de Divinópolis querem que técnicos da FGV expliquem estudo sobre emendas da revisão do Plano de Saneamento

Publicado por: Redação

Após coletiva de imprensa realizada pelo executivo municipal, Gleidson Azevedo (Novo) e Janete Aparecida (Avante), acompanhados dos vereadores Israel da Farmácia e Ana Paula do Quintinho, na última sexta-feira (12), para apresentar um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) sobre as emendas aprovadas no projeto de revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). O vereador Admir Silva (MDB) está buscando por assinaturas para que técnicos da FGV venham até a cidade para explicar quais foram os critérios e embasamentos que fizeram com que a fundação indicasse que as emendas não eram constitucionais. 

Com o posicionamento trazido na coletiva e com o veto do prefeito de Divinópolis, o projeto de revisão do PMSB retornará à Câmara e, assim, os vereadores poderão manter ou derrubado o veto à emenda de Edsom Sousa (Cidadania), que estabelece a cobrança da taxa de esgoto em 10%. Em conversa, Ademir afirma que a solicitação visa trazer os técnicos para que se possa então esclarecer o que motivou essa orientação ao executivo, para ele “Trazer os técnicos da FGV é para podermos entender se cometemos erros e aprender com eles ou se há uma indução ao erro neste posicionamento”, pontua.

Continua depois da publicidade

Além disso, o vereador ressalta que os “técnicos da FGV não são de Divinópolis e não conhecem a realidade de quem mora aqui, não sabem o que a empresa causa e nem quais são os transtornos diários. Por isso, trazê-los aqui será esclarecedor, afinal, não estipularam na coletiva o quais eram os pontos com clareza”, afirma.

Roger Viegas  (Republicanos), explica que “o requerimento é um pedido de uma reunião para prestar esclarecimentos tanto dos técnicos da Fundação Getúlio Vargas, quanto também a solicitação dessa reunião que parte para o gabinete do prefeito que tenha representantes da prefeitura. É um documento bem básico que cita apenas é esse pedido é para prestar maiores esclarecimentos, após a repercussão da coletiva de imprensa da última sexta-feira”.

A emenda 108/2023 foi aprovada por 8 votos a 7, sendo favoráveis Edsom Sousa, Ademir Silva (MDB), Flávio Marra (Patriota), Josafá (Cidadania), Capitão América Solidário (Republicanos), Roger Viegas, Hilton de Aguiar (MDB) e Rodyson do Zé Milton (PV). O vereador está recolhendo assinaturas dos parlamentares para realizar o requerimento, até o momento já assinaram Roger Viegas, Anderson da Academia, Flávio Marra, Lauro Capitão América e o autor do pedido, Ademir Silva.

Apesar de muito respeitada, a fundação já esteve envolvida em escândalos relacionados a relatórios e estudos. Como foi o caso do Governo do Estado do Rio de Janeiro, à época em que Sergio Cabral era Governador, posteriormente preso, a instituição foi alvo de busca e apreensão pela Polícia Federal por suspeitas de fraudes nos pareceres. Em Divinópolis, a FGV, em outubro de 2014, foi contratada pelo Diviprev para que se realizasse um estudo técnico com o objetivo de receber sugestões de como melhorar a saúde financeira do instituto. Entretanto, a empresa apresentou um atraso de quase 2 anos na entrega do estudo e apresentou, como definido pelos diretores do Sintram no momento do ocorrido, argumentos que não convenceram.

Leia também:

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade