Brasil ocupa má colocação em estudo sobre inclusão social, justiça e segurança para as mulheres; veja os melhores e os piores países

Publicado por: Redação

O Brasil é o 80º colocado (empatado com Fiji e Suriname) em um ranking que analisa a qualidade de vida para mulheres. O estudo “Women, Peace and Security Index”, criado pelo Instituto para Mulheres da Universidade de Georgetown, é baseado em dados que medem a inclusão das mulheres, acesso à justiça e segurança em 170 países. O índice republicado e transcrito em uma matéria do G1, captura e quantifica as três dimensões da inclusão das mulheres (econômica, social e política), justiça (leis formais e discriminação informal) e segurança (nos níveis individual, comunitário e social) por meio de 11 indicadores. Lideram o ranking três países europeus: Noruega (0.922), Finlândia (0.922) e Islândia (0.907). Já Afeganistão (0.278), Síria (0.375) e Iêmen (0.388) amargam os últimos lugares. O Brasil obteve uma média de 0.734. A média global é de 0.721.

“As tendências do Índice WPS mostram que o avanço global do status das mulheres diminuiu e as disparidades aumentaram entre os países”, alerta o relatório. Para a principal autora do estudo, Jeni Klugman, a pandemia de Covid-19 colaborou para a desaceleração das taxas de progresso. “A Covid-19 ampliou as disparidades de gênero no emprego remunerado e nos encargos de cuidados, e aumentou os riscos de violência por parceiro íntimo”.

Continua depois da publicidade

Os 10 melhores países

Noruega (0.922)

Finlândia (0.909)

Islândia (0.907)

Dinamarca (0.903)

Luxemburgo (0.899)

Suíça (0.898)

Suécia (0.895)

Áustria (0.891)

Reino Unido (0.888)

Holanda (0.885)

O top 4 é formado por países nórdicos. O relatório reforça que essas posições estão associadas a políticas públicas progressistas.

“As grandes conquistas nas frentes de inclusão e justiça podem ser atribuídas, pelo menos em parte, a políticas públicas que promovem um modelo de dupla renda. Nos países nórdicos, as diferenças de gênero na participação da força de trabalho são pequenas. Também garantem a licença parental para mães e pais”, explicam os pesquisadores.

Sobre empregos igualitários, o relatório pontua também que em 2018 a Islândia tornou-se o primeiro país a exigir que empresas com pelo menos 25 funcionários provem que estavam pagando homens e mulheres igualmente.

Os 10 piores países

Afeganistão (0.278)

Síria (0.375)

Iêmen (0.388)

Paquistão (0.476)

Iraque (0.516)

Sudão do Sul (0.541)

Chade (0.547)

República Democrática do Congo (0.547)

Sudão (0.556)

Serra Leoa (0.563)

Em todos os dez países mais pobres, as mulheres, em média, não concluíram mais do que a escola primária, pelo menos 16% das mulheres sofreram violência nas mãos de seu parceiro íntimo no ano passado, e não mais de uma mulher em cada três tem acesso à sua própria conta bancária.

O Brasil no ranking

O Brasil ocupa o 80º lugar no ranking, ao lado de Fiji e Suriname, e teve a pior pontuação entre os países das Américas e Caribe quando o assunto é representação parlamentar – 14,8% (o máximo era 50%). Na Noruega, esse número é de 45,6%. A média global é de 25,5%.

Segundo o estudo, a América Latina tem um desempenho ruim em segurança comunitária, com pouco mais de uma mulher em cada três sentindo-se segura andando sozinha em seu bairro à noite, em comparação com quase quatro mulheres em cada cinco no leste da Ásia e no Pacífico.

Neste quesito, a porcentagem do Brasil ficou em 31,5%. A nível de comparação, a Noruega, top 1 do ranking, registrou 89,5%.

Violência doméstica na pandemia

Uma pesquisa do Instituto Datafolha divulgada em junho de 2021 apontou que uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos sofreu algum tipo de violência em 2020 no Brasil, durante a pandemia de Covid. Isso significa que cerca de 17 milhões de mulheres (24,4%) sofreram violência física, psicológica ou sexual.

‘Não é Amor’: vítimas de violência doméstica contam em depoimentos rotina de abusos e agressões

Violência contra a mulher: saiba para que serve uma medida protetiva e como solicitá-la

Dentre as formas de violência sofrida, 18,6% responderam que foram ofendidas verbalmente, 6,3% sofreram tapas, chutes ou empurrões, 5,4% passaram por algum tipo de ofensa sexual ou tentativa forçada de relação, 3,1% foram ameaçadas com faca ou arma de fogo e 2,4% foram espancadas.

Um outro estudo, publicado na revista “The Lancet” em 2022, indicou que 27% das mulheres de todo o mundo de 15 a 49 anos sofreram violência física e/ou sexual dos parceiros masculinos durante a vida. Destas, 13% foram violentadas nos últimos 12 anos de pesquisa (em 2018).

O estudo definiu como violência: comportamentos físicos, sexuais e psicologicamente prejudiciais no contexto do casamento ou qualquer outra forma de união. As mulheres analisadas são casadas (ou foram), moram junto com o parceiro ou têm uma relação de longo prazo.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Manoel Cordeiro disse:

    Que Nossa Senhora Mãe de Jesus Cristo, mãe da Igreja e nossa mãe continue protegendo, neste dia 08 de março (em especial) as Mulheres, e todos os dias de vida das mulheres, que ainda são vítimas do: Feminicídio, Violência Doméstica, Exploração Sexual, Maus tratos, Preconceito Racial, Assédios e Assassinatos… Amém

  2. Anônimo disse:

    Triste comparação com paises de primeiro mundo, logico que seremos sempre os piores, porque nao se compara com paises inferiores?
    Faça uma pesquisa no wikipedia, veja que todos paises nordicos de 1 a 10 possui leis eficazes e aplicadas, outra observação é que para se ter um porte de armas é mais tranquilo que no Brasil, basta associar um clube de tiro por 2 anos.
    Uma mulher armada nenhum homem iria mexer com ela, basta comparar russia x ucrania, so esta tendo invasão porque a ucrania devolveu todas as armas em 1994 para quem? a RUSSIA, que esta lhe atacando hoje.

Continua depois da publicidade