Lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive na política; evento debate desafios femininos

Publicado por: Redação

Diante da baixa representatividade da mulher na política e subrepresentadas em cargos eletivos, o Programa de Diversidade e Inclusão da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito Rio) realizará uma série de workshops conclamando mulheres a se engajarem na política. O objetivo é estimular as mulheres a entrar na carreira política com o 1º Workshop do Curso de Formação Política para Mulheres. Os workshops fazem parte do Curso Formação Política Para Mulheres. O primeiro evento será no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, às 9h, no canal da FGV no Youtube, com participação de especialistas debatendo desafios e potencialidades da carreira. O evento “Dia Internacional da Mulher: Lugar de mulher também é na política: 90 anos do Sufrágio feminino no Brasil” contará com especialistas das mais diversas áreas e trajetórias que irão abordar a carreira política a partir das experiências das mulheres, atentos aos desafios específicos que essa população encara ao fazer política.

A moderação ficará a cargo de Ligia Fabris, pesquisadora e professora da FGV Direito Rio, Coordenadora do Programa Diversidade e Inclusão; Gabriela Caruso, Pesquisadora e Supervisora do Curso Formação Política para Mulheres da FGV Direito Rio e Ana Silva Rosa, Pesquisadora e Assistente no Curso de Formação Política para Mulheres da FGV Direito Rio.

Continua depois da publicidade

“É fundamental que possamos agir para incentivar, fortalecer e dar instrumentos às mulheres para se engajarem na vida política. Passados 90 anos do sufrágio feminino no Brasil, ainda temos muito a avançar. Nossos países vizinhos conquistaram imensos avanços nos últimos anos e nós literalmente ficamos para trás. O curso de formação política para mulheres é uma busca por uma contribuição para esse grupo minorizado que historicamente quer e luta para estar na política. Agora, as instituições também precisam se mobilizar para fazer valer as iniciativas que já conquistamos como as cotas de candidaturas efetivas, o acesso a recursos, ao tempo de propaganda, investir em formação de novos quadros femininos e combater a violência política de gênero”, destaca a professora Ligia Fabris.

Os palestrantes serão Clara Araújo, Professora Associada UERJ, Coordenadora Acadêmica do NUDERG; Mônica Karawejczyk, Professora colaboradora PPG Escola de Humanidades, PUC-RS; Ana Carolina Lourenço, Socióloga co-fundadora do Movimento Mulheres Negras Decidem; Ana Carolina Querino, Representante Adjunta ONU Mulheres Brasil.

Para se inscrever no workshop, acesse o link.

Para se inscrever no evento, acesse o link.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade