Divinópolis: Espino novamente corre risco de perder mandato de vereador, desta vez por fraude eleitoral do partido; suplente do deputado Nikolas Ferreira foi cassado pelo mesmo motivo

JULGAMENTO É NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA (14)

Publicado por: Redação

O vereador da Câmara de Divinópolis, Diego Espino, que gosta de fiscalizar problemas de São Gotardo e correu risco de ser cassado por causa disso, novamente está em apuros e pode perder seu mandato. O PSL, partido que o elegeu nas eleições de 2020, está sendo investigado por fraude na cota de gêneros. O caso está na segunda instância da justiça eleitoral, no TRE-MG e será julgado nesta próxima sexta-feira (14) – O suplente do agora deputado federal Nikolas Ferreira, foi cassado da Câmara Municipal de Belo Horizonte pelo mesmo motivo.

Tudo começou depois que Lauro Henrique Rodrigues de Carvalho, conhecido como Capitão América Solidário, que se candidatou a vereador pelo Partido Republicanos, denunciou o PSL por suposta fraude eleitoral. De acordo com a ação, o partido que elegeu Diego Espino teria feito o registro de candidaturas fictícias de mulheres com o objetivo de cumprir a cota de gêneros estabelecida pela legislação eleitoral e, com isso, cumprindo o percentual mínimo de candidatas mulheres.

Continua depois da publicidade

O processo afirma que das oito mulheres que disputaram as eleições municipais pelo PSL em Divinópolis, três teriam apenas emprestado o nome para o registro das candidaturas. A suspeita aumentou ao verificar o baixo número de votos que elas receberam. Uma das candidatas, inclusive, não teve nenhum voto.

A ação pediu que fosse cancelado o registro da chapa do PSL, com a cassação dos candidatos eleitos, incluindo Diego Espino. Se isso acontecesse, o Capitão América Solidário assumiria a cadeira na Câmara.  Na primeira instância, em setembro de 2021, a justiça julgou o pedido improcedente e Espino escapou.

Mas o caso voltou a repercutir recentemente e Espino está de “orelha em pé”, porque desta vez, o risco que ele seja cassado é maior. O processo está na segunda instância e o resultado pode ser influenciado pela decisão recente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que no início deste mês, reconheceu uma fraude semelhante, cometida pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) nas eleições de 2020 em Belo Horizonte. Foram anulados os votos recebidos pelo PRTB e o vereador Uner Augusto deve perder a cadeira que ocupa.

Uner é suplente de Nikolas Ferreira, que deixou a Câmara de Belo Horizonte este ano, por ter sido eleito deputado federal. Se não fosse isso, Nikolas é quem seria cassado. O TSE afirmou, na decisão, que não há dúvidas de que o partido burlou as regras e registrou candidaturas fantasmas apenas para cumprir a cota de gênero.

Coincidência ou não, Espino é grande admirador de Nikolas Ferreira e, segundo a denúncia, cometeu o mesmo crime que o partido dele. Dependendo do entendimento do Tribunal Regional Eleitoral, Diego Espino pode perder o mandato em breve.

Vale lembrar que essa não é a primeira vez que Espino é denunciado e fica com o mandato em risco. Há poucos dias, ele foi denunciado por ameaças de morte um morador de São Gotardo e só escapou da punição porque a base aliada do prefeito Gleidson, seu grande protetor, conseguiu brindá-lo e barrar o andamento da investigação. Mas como na segunda instância da justiça eleitoral a popularidade do prefeito Tik-Toker não tem nenhuma influência, as coisas podem se complicar muito para Espino, que com certeza vai fazer birra e espernear, mas terá que cumprir a decisão da justiça e, se for o caso, dar adeus à Câmara Municipal de Divinópolis.

O TRE publicou um despacho nesta quarta-feira (12) determinando que o julgamento do recurso seja por vídeo conferência, por que o advogado do PSL vai apresentar sustentação oral em defesa do partido

 

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade