Impeachment político do Prefeito Galileu Machado é rejeitado pela Câmara de Divinópolis

Publicado por: Redação

A Câmara de Divinópolis acabou de rejeitar a admissibilidade do impeachment do prefeito Galileu Machado. Seriam necessários maioria qualificada dos, e a oposição conseguiu apenas metade, ou seja, 6 votos dos 12 necessários; ajudando barrar o impeachment meramente político, alicerçado em denúncias vazias, votaram 7 vereadores – Ademir Silva, Carlos Magalhães, Roger Viegas, Cleitinho Azevedo, Janete Aparecida, além de Edson votaram pela admissibilidade. Votaram contra, os vereadores, Eduardo Print Junior, Nego do Buriti, Rodrigo Kaboja, Delano Santiago, Zé Luiz da Farmácia, Renato Ferreira, Josafá – Estiveram ausentes com justificativas, Marcos Vinicius e Raimundo Nonato, por motivo de viagem, e César Tarzan, por doença.   

A sessão extraordinária começou as 09h10min com um plenário lotado, aproximadamente 200 servidores públicos municipais e apoiadores do prefeito Galileu Machado, e cerca de 30 pessoas contrária, sendo que umas 10 mais estridentes parecendo ser em número infinitamente maior, mas não era.

Continua depois da publicidade

A leitura da denúncia confeccionada por advogados da Associação dos Advogados do Centro-Oeste (AACO), feita pela vereadora Janete, demorou cerca de 1h30min, fazendo com que o público da oposição ficasse impaciente, enquanto os apoiadores de Galileu se mantiveram em silêncio todo o tempo.

O vereador Elton Tavares (Patriota) já declaradamente candidato a Prefeito em 2020, que foi o autor do pedido, teve que ser substituído pelo suplente da coligação, o evangélico da Igreja Universal, e também coordenador da campanha de Bolsonaro na Região, Carlos Magalhães, do partido que pertence a igreja, o PRB, ocupou o lugar de Elton que pela Constituição é impedido de votar. Carlos votou pela admissibilidade.

Já Edmar Rodrigues (PSD), suplente do vereador Rodrigo Kaboja, que estava programado para votar em seu lugar, por um entendimento da procuradoria da Câmara, em que a própria peça acusatória pedia o impedimento do vereador, por ele ter sido arrolado como testemunha na CPI, já que Kaboja foi citado em um dos vídeos ,  acabou não votando. Pois Kaboja, conseguiu um mandado de segurança concedido pelo juiz da Vara de Fazenda Pública, Núbio de Oliveira Parreira, que entendeu que o impedimento refere-se somente ao autor da denúncia.

Após a longa leitura da denúncia, o presidente da Câmara, Adair Otaviano, explicou que os vereadores deveriam votar, sem declaração de votos. Todos votaram no painel, exceto Carlos Magalhães que declarou seu voto.

No plenário estavam presentes os membros da AACO. Entre eles, o presidente da entidade, Sérgio Eustáquio Martins, que na administração do ex-prefeito Vladimir Azevedo era parceiro da Prefeitura fornecendo cartão alimentação. Contudo quando Galileu assumiu cortou o convênio. Sérgio vai foi denunciado criminalmente pelo prefeito Galileu Machado, por duas vezes, em consequência de posts ofensivos à honra do chefe do Executivo. Após ser proclamado o resultado contrário à sua expectativa ele e outros mesmo se retiraram rapidamente.

É importante lembrar que pelo Regimento Interno, a admissibilidade, só teria êxito se a maioria qualificada votasse a favor, ou seja, dos 17 vereadores, 12 votassem favoravelmente. Contudo, foram apenas 6 votos dos 12 necessários. O Governo obteve 7 votos. Com isso a oposição foi derrotada no seu intuito de impitimar o Prefeito Galileu Machado.

 

CONTINUA…

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. anonimo disse:

    viva o LENDA VIVA VENCEU e a oposicao mal amada se fodeu mais uma vez

  2. maria disse:

    denuncias vazias durma bem com sua consciência Geraldo

    1. Divinews disse:

      Durmo tranquilamente. Vocês é que são populistas e seletistas de denúncias, por que não fizeram o mesmo estardalhaço contra Vladimir e Demetrius. Vocês são é politiqueiros. E não politicos. Tenho pena do povo desinformado que acreditam postezinhos de redes sociais. DURMO TRANQUILO, acho que você não.

  3. Denilson disse:

    Denuncias vazias?? vocês moram em qual cidade? Divinópolis está um caos!!! Fizeram concurso e não contrataram os concursados. Cheio de contratados celetistas, onde deveriam estar concursados. Cidade toda esburacada, Lixo em todo canto, salários atrasados por má gestão, uma vez que vários municipios conseguiram manter em dia, mesmo com atraso de repasse do Estado… Tá doido esse Divinews não tem nada de imparcial!!!

  4. Denilson disse:

    Denuncias vazias?? vocês moram em qual cidade? Divinópolis está um caos!!! Fizeram concurso e não contrataram os concursados. Cheio de contratados celetistas, onde deveriam estar concursados. Cidade toda esburacada, Lixo em todo canto, salários atrasados por má gestão, uma vez que vários municipios conseguiram manter em dia, mesmo com atraso de repasse do Estado… Tá doido esse Divinews não tem nada de imparcial!!!

    1. Rodrigo Alvarenga disse:

      Acho que você mora mas não conhece a cidade. O concurso não foi homologado ainda porque tiveram vários recursos e o Ministério Público está questionando. Contrato dos celetistas é da época que não existia regimento estatutário, a prefeitura não pode simplesmente mandar embora o celetista (concursado) e colocar um estatutário, mesmo chamando os aprovados do concurso. O contrato do celetista tem que terminar normalmente. Lixo em todo canto porque a Arbor não está conseguindo atender a demanda. Salário atrasado porque o Pimentel não paga a prefeitura os 101 MILHÕES. Vários municípios conseguem manter em dia porque cada município tem sua forma de arrecadação. Você quer comparar a arrecadação de Divinópolis com Betim que arrecada com a Fiat? Ou Divinópolis com Araxá que arrecada com a CBMM? Ou com municípios associados à AMIG? Divinópolis oferece serviços e mão de obra, não tem “petróleo” debaixo dos pés.
      Você tá precisando é estudar mais.

Continua depois da publicidade