Simulado de incêndio na Universidade UNA Divinópolis cria pânico entre alunos e tumulto nas imediações

Publicado por: Redação

O que aconteceu na Universidade UNA na noite desta terça-feira (08), por volta das 20 horas,  foi uma simulação de um incêndio, que já estava programado, conforme informações de Anne Faria, Gerente do Campus Divinópolis – O fato é que, durante a simulação, os alunos sem saber o que de fato estava acontecendo, já que os alarmes de incêndio de todos os andares começaram a tocar, eles desceram as escadas simplesmente aterrorizados, de acordo com relatos de muitos dos cerca de 2 mil alunos que estavam no prédio naquele momento – Informações de alunos, porém não confirmadas oficialmente, é que alguns deles chegaram a cari na escada com a correria que se estabeleceu com medo de que de fato fosse um incêndio

Ao Divinews, Anne explicou que foi um procedimento de emergência, um simulado no Campus que é uma política do grupo Anima com o objetivo único de se preocupar com o bem estar e a integridade física dos alunos. “É uma exigência do Corpo de Bombeiros. Cumprimos a legislação. E no país existiram diversas situações em que não foram feitas as simulações, treinamentos e muitas vidas foram perdidas por negligência. Como temos vária vidas sob nossa responsabilidade fizermos essa simulação” – Ainda conforme a gerente, os alunos não foram avisados propositalmente, por que as tragédias também não avisam quando vão ocorrer. Mas que houve o apoio de vários brigadistas. E o Corpo de Bombeiros, assim como a Policia Militar foram avisadas previamente sobre a simulação.

Continua depois da publicidade

A Rua Coronel João Notini foi interditada no cruzamento com a Avenida Primeiro de Junho, até a Avenida Getúlio Vargas. Porém foi percebido claramente que o fluxo de 2 mil alunos saindo ao mesmo tempo, com um hospital na frente da unidade educacional criou um momento bastante tenso. Não conseguimos apurar se a administração do Hospital São Judas foi comunicada sobre o simulado.

ATUALIZAÇÃO: depois da matéria publicada, o Divinews recebeu inúmeros posts e mensagens da irresponsabilidade da UNA, que não avisou nada e que muitos alunos machucaram nas escadas.  E disseram mais, poderia ter acontecido uma tragédia, já que apavorados uns poderiam até mesmo se jogar do prédio, segundo um dos posts enviado.

Uma estudante  com o pé engessado 

Estudante rompe ligamento ao descer as escadas ( imagem enviada por aluno)

 

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Anônimo disse:

    PARABÉNS Á ESTA INCOMPETÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO.
    NUNCA VI OU OUVI UMA SIMULAÇÃO DESSA FORMA, SEM AVISAR OS PRINCIPAIS DA SITUAÇÃO, OS ALUNOS, DUAS SERVIÇAIS DA INSTITUIÇÃO CADA UMA COM COLETE, DESCENDO DO 9º E 8º ANDARES, NA MAIOR CANCEIRA ATÉ O 7º ANDAR ONDE EU E MAIS ALUNOS ESTÁVAMOS AGUARDANDO TODOS
    ALUNOS DOS ANDARES SUPERIORES DESCEREM AS ESCADAS JUNTAMENTE COM OUTRA DA SECRETARIA TAMBÉM DE COLETE.
    ERA ABSURDO A QUANTIDADE DE ALUNOS DESESPERADOS E ALGUNS PROFESSORES TRANQUILAMENTE CONVERSANDO JUNTAMENTE DOS ALUNOS ENQUANTO DESCIAM AS ESCADAS.

    SERÁ QUE NÃO PASSOU PELA CABELA DA DIREÇÃO DESTA INSTITUIÇÃO, DO RISCO DE ALGUÉM SE APAVORAR E PULAR DE UM DOS 9 ANDARES??, DA BARULHADA FEITA NA PORTA DE HOSPITAL??

    SINCERAMENTE, SEM A MENOR ESTRUTURA PARA ALGO TÃO GRANDE E COM ESSE FLUXO DE PESSOAS NUM PRÉDIO TOTALMENTE NA VERTICAL

  2. jose silva cardoso disse:

    Simplesmente de uma imbecilidade, juntamente com uma idiotice e irresponsabilidade, sem precedentes, fazer um simulado, sem nenhuma orientação para os alunos.
    Essa imbecil da diretoria, tem sim que ser responsabilizada criminalmente.

  3. Simone disse:

    Absurdo! Não sou d Divinópolis e infelizmente minha filha estuda nessa faculdade. Ficava m mandando mensagem aterrorizada,e eu sem poder fazer nada. Ainda teve de acalmar uma estudante grávida.Falta de respeito com estudantes e família, lamentável.

  4. Silvia disse:

    O campus tem que ser processado por tamanha irresponsabilidade, e pelos alunos machucados nesse tal treinamento.
    Sorte nenhum dos meus filhos estudar nesse lugar…… Pode ter certeza disso.
    Sorte também minha afilhada que estuda ai, estar bem….. sorte a de vocês.

  5. Anonimo disse:

    Os “brigadistas” estavam mais despreparados que os alunos, a faculdade não possui rampa então alunos cadeirantes como irá descer em caso de incêndio? Foi muito tumulto, muita confusão e os brigadistas na simulação já se mostraram nervosos, imagina numa situação real?
    muito alunos tiveram ataque de pânico e acidentes. Querem simular tudo bem, mas façam uma conscientização primeiro dos alunos de como proceder em caso de incêndio. o que foi feito ontem foi basicamente testar os instintos natural das pessoas que é correr e fugir, consequentemente acarretando em acidentes. Mais uma vez a faculdade se mostrando despreparada.

  6. Anônimo disse:

    que desastre heim.. simulação sem informar todos os envolvidos? sem praticar antes com os alunos? já trabalhei em industria que fazíamos simulação mas antes disso todos passavam por orientações, treinamento básico, todos sabiam os pontos de encontro para evacuação e o que fazer em caso do alarme soar. É uma vergonha uma instituição de ensino desse porte com tantas pessoas supostamente educadas executar uma presepada dessas.

  7. Anônimo disse:

    um absurdo como mae de aluno fiquei apavorada , e tambem nao levaram em conta os pacientes do hospital muitos com poblema cardiaco que poderia ter sua vida em risco . sem nocao essa atitude. tomara que responsabilize pelos transtornos causado

  8. Rafael disse:

    É importante esse tipo de simulado, nos dá uma ideia clara de como seria se fosse algo real. O melhor é fazer de surpresa mesmo, mas anteriormente, semanas atrás por exemplo, poderiam ter feito esse simulado combinado com os alunos e jádeixá -los avisados da possibilidade de um treinamento surpresa.
    Tenho certeza de que um simulado como esse em vários ambientes outros prédios não seria diferente, por não estarem preparadas pra esse tipo de situação.

    1. Anônimo disse:

      Boa!!! Como Brigadista, eu concordo com você.

  9. Honorato disse:

    Realmente isso é caso de polícia. Essa Una é um fracasso em todos os pontos. E se morressem alunos? Una pra mim é pior que câmara municipal de Divinópolis, um teatro AQUILO. Não tem desculpa. Sou aluno e vamos sim fazer boletim de ocorrência. Agira falar que não pode avisar alunos? E se alunos pulassem do prédio? E aí senhora diretora. ?? Tenho certeza que não tem parente que estuda nesse teatro. Fica aqui minha indignação. Saudades Eterna Faced, intistuicão seria.

    1. Anônimo disse:

      Eu também tenho muita saudades da FACED.Era um predio simples. Mas tinha competência.

  10. Anônimo disse:

    Mais uma vez percebemos o qual esta instituição não esta preparada para a demanda que esta tendo, mais uma vez percebemos que querem números de alunos e nao valor a vida dos mesmo. SOMENTE NÚMEROS É O QUE SOMOS

  11. Luciano disse:

    Minha filha me ligou desesperada dizendo que tinha incêndio na UNA e que estava descendo as escadas e que estaria no 9°andar, eu estava jantando, larguei o prato e fui direto pra lá. Foram muito irresponsáveis de não avisar da simulação.

  12. Raphael Ribeiro disse:

    Eu, aluno, percebi que se realmente fosse uma emergência a ser ocorrida muitos sofreriam. O prédio não é adequado para a quantidade de alunos que o instituto de ensino tem. O tempo cronometrado foi de mais de vinte minutos, tempo suficiente para fazer diversas vítimas. Ainda, existe alunos que necessitam de maior atenção por serem portadores de deficiência física. Na minha turma existe um amigo que tem problema motor e não se locomove com facilidade. E tendo em como conhecimento que o prédio conta com escadas e elevador, em caso de urgências, estes, serão sim possíveis vítimas, pois, na urgência cada um quer salvar-se, e o projeto arquitetônico do prédio não suportaria acessibilidade necessária para todos.
    Infelizmente o que houve hoje serviu para demonstrar isto, em caso de urgências vítimas seriam diversas.

  13. Daniel Corrêa disse:

    Foi o maior tumulto!! Pessoas chorando, alguns torceram o pé, se realmente foi um treinamento foram extremamente irresponsáveis!! Colocaram em risco a integridade física dos alunos!! Pelo que nós alunos ficamos sabendo o corpo de bombeiros não foi informado desse treinamento e recebeu várias ligações!!

  14. Anônimo disse:

    E foi um susto pro pais também.Sem saber o que estava acontecendo.

    1. Anônimo disse:

      PARABÉNS Á ESTA INCOMPETÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO.
      NUNCA VI OU OUVI UMA SIMULAÇÃO DESSA FORMA, SEM AVISAR OS PRINCIPAIS DA SITUAÇÃO, OS ALUNOS, DUAS SERVIÇAIS DA INSTITUIÇÃO CADA UMA COM COLETE, DESCENDO DO 9º E 8º ANDARES, NA MAIOR CANCEIRA ATÉ O 7º ANDAR ONDE EU E MAIS ALUNOS ESTÁVAMOS AGUARDANDO TODOS
      ALUNOS DOS ANDARES SUPERIORES DESCEREM AS ESCADAS JUNTAMENTE COM OUTRA DA SECRETARIA TAMBÉM DE COLETE.
      ERA ABSURDO A QUANTIDADE DE ALUNOS DESESPERADOS E ALGUNS PROFESSORES TRANQUILAMENTE CONVERSANDO JUNTAMENTE DOS ALUNOS ENQUANTO DESCIAM AS ESCADAS.

      SERÁ QUE NÃO PASSOU PELA CABELA DA DIREÇÃO DESTA INSTITUIÇÃO, DO RISCO DE ALGUÉM SE APAVORAR E PULAR DE UM DOS 9 ANDARES??, DA BARULHADA FEITA NA PORTA DE HOSPITAL??

      SINCERAMENTE, SEM A MENOR ESTRUTURA PARA ALGO TÃO GRANDE E COM ESSE FLUXO DE PESSOAS NUM PRÉDIO TOTALMENTE NA VERTICAL

Continua depois da publicidade