Nova diretoria assume cargos no Observatório Social do Brasil em Divinópolis

Publicado por: Brener Mouroli

O Observatório Social do Brasil (OSB) em Divinópolis realizou no dia 26 de janeiro eleição para nova diretoria. A partir de hoje, os novos diretores e conselheiros fiscais iniciam o mandato para o biênio 2024/2026. A Acid é uma das instituições mantenedoras do órgão, que busca contribuir para a melhoria da gestão pública, trabalhando em favor da transparência e da correta aplicação dos recursos públicos. Paula Carolina Nunes foi eleita presidente para o mandato 2024/2026. A diretora executiva da ACID, Denise Coronado, assume a vice-presidência para Assuntos de Produtos e Metodologia.

Os Observatórios Sociais estão presentes em 150 cidades, em 17 estados brasileiros e são abertos à adesão dos cidadãos interessados. Acompanhando as licitações municipais, o órgão age de modo preventivo, acionando a administração municipal ao verificar situações irregulares e solicitando adequações. Dessa forma, colaboram para o combate à corrupção e buscam também estimular às empresas locais para participarem das compras públicas.

Continua depois da publicidade

A presidente eleita, Paula Nunes, destacou que é uma honra contribuir com a comunidade e que há sim desafios, mas com perseverança o grupo tem avançado no trabalho, sendo importante o engajamento de mais voluntários e parceiros. “Precisamos de cada vez mais do engajamento dos cidadãos, que buscam viver em uma cidade com mais transparência e eficiência. Nesse contexto, nós, da diretoria do Observatório, iremos apoiar nossa gestão nos pilares da educação fiscal, demonstrando a importância social e econômica do acompanhamento da aplicação dos recursos públicos, que são gerados pelos impostos, que todos nós pagamos”, comentou.

A presidente destacou ainda a necessidade de incentivar a inserção de empresas de Divinópolis nos processos licitatórios, contribuindo para geração de emprego, iniciando uma caminhada de sucesso na construção de indicadores da gestão pública, comparados com cidades do mesmo porte.

ACID

A diretora executiva da ACID, Denise Coronado, que já integrava o órgão na antiga gestão e agora assume a vice-presidência para Assuntos de Produtos e Metodologia, destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo OSB dentro do município. “Há muito que avançar, por isso, convidamos a todos que se preocupam com a aplicação do dinheiro público a ser um voluntário do OSB. Nossas ações podem contribuir para uma melhor destinação da arrecadação e pela transparência da gestão pública. É preciso entender que não se trata de fiscalizar. O OSB trabalha de forma técnica, preventivamente, com metodologia própria de monitoramento das compras públicas. Por isso, passar a ser um aliado do poder público. E, consequentemente, toda a população é beneficiada”, destacou.

Diretoria

Confira a composição da nova Diretoria e Conselho Fiscal eleitos para o mandato 2024/2026: Paula Carolina Nunes, presidente; Maria Aparecida Santana, vice-Presidente para Assuntos Financeiros; Jomar Teodoro Gontijo, vice-presidente para Assuntos Institucionais e de Alianças; Denise Maria Coronado Neves, vice-presidente para Assuntos de Produtos e Metodologia; e Mateus Mota Santos, vice-presidente para Assuntos de Controle Social. Conselho Fiscal Efetivo: Carlos Alves de Araújo, Cleiton José da Costa e José Vítor Batista de Freitas. Conselho Fiscal Suplente: Wander Luiz Pio de Sena, Jésus Ozires de Oliveira e Osmany José Amaral.

 

Leia também:

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade