Grupo brasileiro cumpre primeira etapa da fuga da Faixa de Gaza e chega a Khan Yunis, próxima da fronteira com Egito

Publicado por: Redação

O grupo brasileiros que estava refugiado em uma escola em Gaza deixou o local na manha deste sábado, (horário Brasil) em e já chegou a  Khan Yunis, cidade ao sul da faixa, cumprindo assim a primeira etapa da fuga  –  O trajeto estava previsto anteriormente,  mas bombardeios israelenses justamente sobre Khan Yunis fizeram o Itamaraty decidir esperar.  As famílias estão hospedadas na casa de uma das famílias de brasileiros na região, que os irá acolher até haver a possibilidade de cruzar a fronteira para o Egito.

Os ataques aéreos ocorreram após o abrandamento do ultimato do ultimato dado na sexta (13) pelas IDF (Forças de Defesa de Israel) para a evacuação de todo território ao norte da capital de Gaza, incluindo a própria.

Continua depois da publicidade

As IDF admitiram que o êxodo planejado, criticado pela ONU, era inexequível em apenas 24 horas. A medida abarca 1,1 milhão dos 2,3 milhões de moradores do local. Neste sábado, em uma postagem no X, o porta-militar Avichay Adraee disse que haveria duas rotas seguras para deixar Gaza, das 10h às 16h (4h às 10h em Brasília).

Segundo diplomatas, a tensão e angústia dos presentes estava altíssima, devido ao aumento dos sons de explosões na área da Rosay Sisters School.

O ultimato das IDF precede a operação terrestre para tentar destruir o Hamas, grupo palestino que cometeu o mega-ataque terrorista do sábado passado (7), o maior da história israelense, com 1.300 mortos. A entidade comanda Gaza desde 2007, quando expulsou rivais do Fatah, partido que domina a Cisjordânia e tem um acordo de paz com Israel.

Ao todo, há 28 pessoas sendo atendidas pelo Itamaraty na região: 22 brasileiros que se inscreveram para serem repatriados (16 na escola e 12, moradores de Khan Yunis), além de 3 imigrantes palestinos e 3 de seus familiares.

O Escritório de Representação do Brasil em Ramallah (Cisjordânia) fretou um ônibus para levar o grupo que está na Rosary Sisters School para Khan Yunis, que fica ao sul da zona do ultimato. O veículo chegou a ser carregado nesta manhã, antes do adiamento inicial.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade