Intervenção da prefeitura na Vila Vicentina fracassa e município tenta forçar doação do imóvel para não deixar idosos sem abrigo

Publicado por: Redação

Familiares de idosos que vivem na Vila Vicentina estão preocupados com a possibilidade do local fechar as portas, após décadas de funcionamento em Divinópolis. A intervenção feita pela prefeitura, desde o ano passado, fracassou e dificultou a continuidade dos trabalhos. Agora, o município quer receber o terreno e os imóveis como doação, como condição de continuar a atender os moradores da Vila.

Tudo começou depois que a prefeitura interditou a Vila Vicentina em abril do ano passado, quando a Vigilância Sanitária encontrou irregularidades no funcionamento do local. Tempo depois, a Vila foi desinterditada pelo município, que passou a intervir na administração da entidade. A Sociedade São Vicente de Paula, responsável pela Vila, nomeou uma nova diretoria para a entidade, com o objetivo de atuar em conjunto com o município para realizar as adequações exigidas pela Vigilância Sanitária.

Continua depois da publicidade

Equipes da prefeitura passaram a ficar diariamente dentro da Vila, acompanhando e interferindo na administração. Porém, a estratégia que prometia salvar a entidade, falhou. Esta semana, em comunicado enviado à imprensa, a Secretaria Municipal de Governo, comandada pela vice-prefeita Janete Aparecida, informou que “após a transição da gestão da entidade, advinda das intervenções necessárias que se deram após as denúncias que vieram à público, a nova diretoria manifestou pela inviabilidade de continuidade de atendimento dos idosos”. Ou seja, com as modificações feitas pela prefeitura, a diretoria da Vila Vicentina disse que não é mais possível manter o funcionamento do local, e inclusive já se reuniu com familiares dos idosos para comunicar sobre a gravidade da situação.

Atualmente, mais de 50 idosos vivem na Vila Vicentina. Se o local fechar as portas, muitas dessas pessoas, que não tem mais familiares vivos, ficariam sem ter para onde ir. A prefeitura informou que se dispôs a assumir integralmente a Vila Vicentina, porém, colocou algumas exigências.

Para não deixar os idosos desabrigados e manter a Vila Vicentina, a prefeitura não abre mão de se tornar proprietária do terreno e dos imóveis da Vila, e quer forçar a Sociedade São Vicente de Paula a fazer a doação definitiva para o município. A justificativa apresentada pelo município é que outras formas de uso do espaço, como cessão ou comodato, não permitiriam que a prefeitura fizesse os investimentos necessários.

Mas, no mesmo momento em que diz que se não for a dona do terreno, não é possível investir no local, a prefeitura se contradiz e afirma que já aplicou mais de R$ 700 mil na Vila. Se isso foi possível enquanto a Sociedade São Vicente de Paula ainda é a dona e administradora da Vila, por que é que a partir de agora o município só passaria a enviar recursos para a Vila se o terreno e os imóveis fossem doados para o município? A justificativa da vice-prefeita Janete é, no mínimo, curiosa. Ela afirma que “além do cuidado com os nossos idosos, a Prefeitura também quer preservar a última morada do Padre Libério, eternizando sua memória e a história da cidade”.

E enquanto a prefeitura está tão interessada em se tornar dona do terreno e dos imóveis da Vila Vicentina, os idosos que vivem por lá seguem sem saber quais os próximos capítulos dessa história.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Anônimo disse:

    Para depois vender a preço de banana para algum empresário amigo.

  2. Silvio Rodolfo de Faria disse:

    Quero manifestar e agradecer ao DIVINEWS pela matéria divulgada, onde a Prefeitura impõe exigências para assumir as Obras Assistênciais São Vicente de Paulo, exigindo que a Obra Unida transfira seu imóvel de mais de 10.000 mil metros quadrados para o município, alegando ter repassado R$700.000 mil para a instituição.
    Esse repasse é mais que uma obrigação do município. O que eles querem, é fazer política com o povo de Divinopolis. Isso sim.

    SilvioRodolfodeFaria
    _______________________________ Vice-presidente da Obra Unida

Continua depois da publicidade