Divinópolis: Centro de Saúde do Bairro Itaí em condições insalubres apresenta rachaduras, infiltrações e mofo, diz inspeção do Sintram

Publicado por: Redação

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e da Região Centro-Oeste (Sintram) realizou uma séria de inspeções em várias unidades de saúde, nesta semana, e em todas foram encontrados problemas de mofo, infiltrações e de rachaduras. Nessa terça-feira (4) a diretora de formação sindical, Geise Silva, e o diretor financeiro do sindicato, Vantuil Alves, visitaram o Centro de Saúde do bairro Itaí. Durante a inspeção, os diretores do Sintram encontraram a sala de pediatria da unidade de saúde tomada pelo mofo.

De acordo com a diretora de formação sindical, os servidores relataram que o problema se agravou com as chuvas, que atingem a cidade desde o dia 29 de dezembro, e por causa da piora da situação, a sala precisou ser isolada.

Continua depois da publicidade

“Uma parede da sala onde é feito o atendimento pediátrico está com rachaduras e foi tomada pelo mofo. Os servidores nos relataram que ficou impossível realizar qualquer tipo de atendimento, e por isso ela precisou ser isolada. É uma situação extremamente preocupante por se tratar de um Centro de Saúde, que realiza atendimento o dia inteiro. Lá tem um grande fluxo de pessoas, e é inadmissível que os servidores trabalhem em um local insalubre, e que a população seja atendida em condições precárias”, ressalta.

Além da sala de pediatria, diversos focos de infiltrações e paredes com mofo foram encontrados no Centro de Saúde. Ainda segundo Geise, os servidores informaram que diversos funcionários foram afastados devido a problemas respiratórios.

“O muro que fica atrás dos consultórios médicos está totalmente tomado pelo mofo. Nós encontramos diversos pontos com infiltração, incluindo a sala de imunização, onde tem vacinas armazenadas. Por causa dessa situação, servidores foram afastados por problemas respiratórios”, detalha.

Medidas

Segundo o diretor financeiro do Sintram, Vantuil Alves, o sindicato enviou um ofício ao Centro de Referência em Saúde e Segurança do Trabalhador (Cresst) solicitando a emissão de um parecer técnico sobre as condições do local e a devida orientação ao gestor municipal para que sejam feitas as devidas reformas, para garantir condições de trabalho e atendimento adequadas para os servidores e os usuários.

De acordo com Geise, foi realizada uma reunião com o secretário municipal de saúde, Alan Silva, e as reformas das unidades de saúde foram debatidas no encontro. O Sindicato foi representado pela presidente, Luciana Santos, pelo vice-presidente, Wellington Silva, e pela diretora de formação sindical.

“O secretário nos garantiu nas unidades que estão em imóveis alugados os proprietários serão acionados judicialmente, já as unidades dos bairros Itaí e São José foi publicado chamamento para uma empresa privada fazer a reforma”, informa.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Anônimo disse:

    Bem ocorrendo a vários mandatos infelizmente um empurrando para o outro vamos ver agora que o Sindicato acordou……

  2. María Helena disse:

    Só lá?

Continua depois da publicidade