6.000 divinopolitanos ficam sem água devido a furto de cabos na Copasa

Publicado por: Redação

A unidade da Copasa de Divinópolis tem sido alvo constante de furtos de cabos de energia e equipamentos. Além do prejuízo financeiro para a Companhia, que tem registrado pelo menos um furto por mês na cidade, a ação de vândalos traz muitos transtornos para a população, que acaba ficando imediatamente sem água e sem o serviço de esgoto. Devido aos atos de vandalismo no reservatório localizado na Avenida São Vicente, no bairro Alto São Vicente, o abastecimento de oito bairros foi interrompido, em caráter emergencial, nesta segunda-feira. É que sem a energia elétrica, a Copasa não consegue abastecer casas, comércios, indústrias e hospitais. Para reduzir as interrupções e os gastos com a substituição desses materiais, a Copasa implementa melhorias nos seus sistemas, reforça a segurança e atua, junto aos órgãos do sistema de Defesa Social do Estado, para reduzir e coibir esses furtos, que prejudicam milhares de consumidores. A equipe eletromecânica da Copasa está no local realizando a manutenção. A previsão é de que o fornecimento de água seja normalizado, de forma gradativa, no decorrer da noite de hoje (22). Rodrigo Coimbra, gerente da Unidade de Controle Operacional da Copasa, dá detalhes sobre a situação a seguir.

Essas ações e furtos estão se tornando cada dia mais comum na nossa cidade. Quantas paralisações ocorreram em Divinópolis por causa desses furtos? 

Continua depois da publicidade

A Unidade de Negócio Centro (UNCE), especialmente em cidades da Gerência Regional Divinópolis (GRDV), já registrou, desde 2019, 58 ocorrências de furtos de cabos elétricos, quadros de comando ou componentes elétricos, contabilizando. Somente na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Itapecerica, em Divinópolis, foram seis ocorrências de furtos desde julho de 2020, que contribuíram para prejudicar o início de operação da unidade. Além dessa ETE, foram registrados furtos também em outras unidades dos sistemas de esgotamento sanitário e de abastecimento de água em Divinópolis e nos municípios de Arcos, Cláudio, Itapecerica, Nova Serrana, Perdigão Santo Antônio do Monte e Pitangui. A Copasa estima que as ocorrências prejudicaram a prestação dos serviços para mais de 530 mil pessoas. Todas as ocorrências foram registradas junto a Polícia Militar na cidade. Além disso, a Companhia tem trabalhado para reforçar a segurança das unidades, mudando o material dos cabos utilizados, fazendo a instalação de sistemas de vigilância eletrônica e, ainda, efetivou a contratação de segurança particular armada para a ETE Itapecerica.

Qual o prejuízo da Copasa em Divinópolis? Esse dinheiro poderia ser usado para ampliar a rede de Divinópolis? 

É um prejuízo de mais de R$ 250 mil para a empresa, que poderiam ser disponibilizados como investimentos ns sistemas.

Quantos bairros ficaram sem água hoje?

São oito bairros: São Vicente, Alvorada, Anchieta, Bom Pastor, Conjunto Habitacional Oswaldo Gontijo, Liberdade, Nossa Senhora da Conceição e Serra Verde.

Técnicos da Companhia estão no local para fazer a manutenção e restabelecer o abastecimento da população. A previsão é que a normalização ocorra no decorrer da noite de hoje. O Boletim de Ocorrência foi registrado e a Companhia já iniciou os trabalhos para melhoria da segurança no local para evitar um novo incidente.

Qual a população atingida? 

Cerca de seis mil pessoas foram prejudicas com o abastecimento interrompido.

A comunidade pode ajudar a Copasa a impedir que esses furtos não ocorram?

Pode sim. Basta ligar para a Polícia Militar, no 190, e informar se perceber alguém e alguma movimentação estranha próximo às unidades da Copasa. A PM fará prontamente o trabalho dela. Todas as ocorrências foram registradas junto a Polícia Militar na cidade. Além disso, a Companhia tem trabalhado para reforçar a segurança das unidades, mudando o material dos cabos utilizados, fazendo a instalação de sistemas de vigilância eletrônica e, ainda, efetivou a contratação de segurança particular armada para a ETE Itapecerica.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. GIL disse:

    O serviço de inteligência da policia deveria servir para trabalhar na identificação dos receptadores. Só roubam porque acham quem compra debaixo do pano.
    Se não tem comprador não tem roubo.

Continua depois da publicidade