Sindicato (SINVESD) quer dar destinação correta aos resíduos têxteis produzido pelas confecções de Divinópolis

Publicado por: Redação

Em uma reunião realizada na Prefeitura na tarde desta última quarta-feira (08), o Diretor Executivo do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Divinópolis (SINVESD), Marcelo Ribeiro, apresentou para membros do Poder Executivo, a secretária de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Flávia D´Alessandro e Wendel Santos, Procurador-Geral, a empresa paulista Realix Engenharia Ambiental, especializada no tratamento de resíduos têxteis que são gerados pelas mais de 600 confecções existentes na cidade, considerada um dos polos de moda do Estado. Estiveram presentes ainda na reunião, o Promotor de Justiça, Lucas Marques Trindade, os vereadores da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, Renato Ferreira, e Josafá Anderson – Vários representantes da empresa estiveram presentes, entre eles o diretor, Eduardo Rodrigues, que explicou que já existe uma usina de tratamento de resíduos residenciais no município de Papagaios e que a intenção e também dar uma destinação para os resíduos industriais, entre os quais os têxteis, que após todo um processo transformam-se em combustíveis.

Continua depois da publicidade

Já o Diretor Executivo do Sinvesd, Marcelo Ribeiro, disse que procurou a empresa, pois além de ser uma recomendação do Ministério Público, a questão dos resíduos, o próprio setor tem o autojulgamento que faz o descarte de maneira incorreta, e que é preciso resolver o problema. Por essa razão procurou a Prefeitura para de um modo sinérgico seja encontrada uma solução. E ainda que, é pensamento do sindicato atrelar a concessão do selo de qualidade para as empresas do setor, ao descarte de maneira correta dos resíduos têxteis.

O vereador Renato Ferreira, presidente da Comissão do Meio Ambiente, parabenizou a iniciativa do sindicato em tomar a frente na solução do problema. Acrescentando que o descarte de forma irregular como é feito atualmente causa grandes problemas para a cidade, como exemplo citou o entupimento de bueiros. “As empresas que aderirem ao processo correto de descarte podem até fazer jus ao selo verde que vai agregar valor a marca”, concluiu, o edil.

A Secretária de Meio Ambiente e Políticas Urbanas, Flávia D´Alessandro, explicou que foi a segunda reunião realizada com o objetivo de sanar o problema dos resíduos no município. Que a presença dos dois vereadores da Comissão do Meio Ambiente, Renado Ferreira, e Josafá Anderson, mais o Diretor do Sinvesd, Marcelo Ribeiro, e o Promotor de Justiça Lucas Marques, proporcionou um debate mais amplo sobre a destinação dos resíduos têxteis, que embora sendo de responsabilidade do setor, a prefeitura precisa participar.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. anonimo disse:

    Parabens,
    O setor confeccionista de divinópolis e o pior do brasil se iguala a china, mão de obra barata(facçoes cladestinas) Maioria de quem presta serviço para estas empresas sequer recolhem um inss, vamos parar de demagogia. antes de preoculpar com descarte preoculpe com as pessoas que produzem,

  2. Anônimo disse:

    Mais quem vai pagar por isto ai, este lixo da indústria deve ser o POVO no IPTU viu, vão embutir isso caladinho viu, tamos ferrados.

  3. Anônimo disse:

    Divinópolis é hoje uma cidade que não consegue resolver o problema do lixo! Qual o problema humanitário que ela vai conseguir resolver? Principalmente com um grupo político desinteressado? 2020 é ano eleitoral,vai sair muitos blá blá bla. As articulações políticas partidária já anda de poupas e ventos nós bastidores

Continua depois da publicidade