Crise na saúde pública de Divinópolis: Em três dias, 18 pacientes foram transferidos da UPA Padre Roberto para outros municípios; 53 seguem aguardando

Publicado por: Jhenifer Gonçalves

Diante da severa crise que atravessa a saúde pública em Divinópolis, e que já ocasionou algumas mortes  nos últimos dias, a  Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto, que é administrada pelo Instituto Brasileiro de Políticas Públicas (IBRAPP), diante da solicitação do Divinews, apresentou um balanço detalhado das transferências e atendimentos realizados no período compreendido entre a última sexta-feira (26) e a manhã desta segunda-feira (29). Os números revelam a intensa demanda.

De acordo com os dados divulgados pela assessoria de imprensa do IBRAPP, durante esse intervalo de tempo, foram efetuadas um total de 18 transferências de pacientes, das quais sete foram da ala pediátrica. No que se refere aos atendimentos propriamente ditos, a UPA registrou um total de 388 consultas médicas nas últimas 24 horas, sendo que 79 destas foram para à pediatria.

Continua depois da publicidade

A demanda por transferências hospitalares ainda é um desafio enfrentado pela UPA. Conforme os dados divulgados, 53 pacientes aguardam transferência para hospitais, sendo que 18 destes são crianças em cuidados pediátricos.

Dos casos notificados pelo IBRAPP, o SAMU realizou cinco transferências, sendo a primeira realizada no sábado (27) à noite. Na ocasião, uma menina de três anos, diagnosticada com dengue e apresentando dificuldade respiratória, foi conduzida da UPA até o aeroporto de Divinópolis, acompanhada pelos responsáveis, pela Unidade de Suporte Avançado (USA) de Itaúna. O percurso prosseguiu até o campo de aviação de Uberlândia, onde uma ambulância do Hospital Sagrada Família já estava aguardando para a continuação da jornada até Araguari.

Na mesma missão, durante a manhã do domingo (28), um menino de três anos, também com diagnóstico de dengue e enfrentando dificuldades respiratórias, foi transferido da UPA ao aeroporto, acompanhado por um responsável, pela Unidade de Suporte Básico (USB) de São Gonçalo do Pará. Da mesma forma, seguiram até o campo de aviação de Uberlândia, onde uma ambulância do Hospital Sagrada Família estava pronta para concluir o trajeto até Araguari. Adicionalmente, na mesma manhã, uma menina de 11 meses, também com dengue, foi encaminhada da UPA ao aeroporto, acompanhada por um responsável, pela Unidade de Suporte Básico (USB1) de Divinópolis, seguindo o mesmo itinerário até Araguari.

Além disso, ocorreu uma transferência do SAMU por via terrestre na tarde do domingo, envolvendo um menino de 10 anos com diabetes, realizado pela Unidade de Suporte Avançado (USA) de Formiga (estava em Divinópolis), para o CTI do Hospital São Luís (Santa Casa de Formiga).

Nesta segunda-feira (29), uma mulher de 51 anos, diagnosticada com pneumonia, foi encaminhada da UPA ao aeroporto, acompanhada por um responsável, pela Unidade de Suporte Avançado (USA) de Divinópolis. O percurso seguiu até o campo de aviação de Montes Claros, onde uma Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros concluiu o trajeto até o Hospital das Clínicas.

Todas as vagas foram reguladas via SUS Fácil. As demais transferências foram realizadas por ambulâncias da Secretária Municipal de Saúde (SEMUSA).

Diante desse cenário, na manhã desta segunda-feira (29), ocorreu uma coletiva de imprenssa no Centro Administrativo com a presença do prefeito e outros agentes públicos do setor, com o objetivo de fornecer justificativas para o caos que surgiu devido à inércia do passado. É fato que, caso houvesse sido realizado um planejamento adequado, mortes poderiam ter sido evitadas. A população busca, agora, não só falas, mas sim atitudes para reverter este quadro.

A UPA de Divinópolis possui um total de 42 leitos, dos quais seis são exclusivamente destinados ao atendimento pediátrico.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Geraldo disse:

    Esse prefeito não consegue administrar nada na cidade, por mais simples que seja.

Continua depois da publicidade