Lula quer que mais humildes possam ter acesso a crédito consignado e ter padrão de consumo de classe média

Publicado por: Brener Mouroli

Em entrevista dada ao jornalista Kennedy Alencar, da Rede TV, o presidente Lula (PT) reforçou que o seu governo ampliará o crédito consignado para todos os trabalhadores e trabalhadoras do país. Para o petista, a meta é possibilitar que pessoas mais humildes tenham acesso ao dinheiro e possam consumir e fazer a economia girar. “Nós queremos criar um país de classe média, um país de padrão de consumo de classe média, um país de educação de classe média, um país de transporte de classe média”, disse Lula.

“Se não tiver dinheiro circulando, a economia não vai para lugar nenhum”, por isso, para Lula possibilitar e facilitar o acesso de pessoas mais pobres ao crédito consignado é dar a chance para que eles possam fazer parte de uma classe média e ter acesso a um padrão de vida melhor. “O que nós queremos é que o dinheiro chegue na mão das pessoas mais humildes, do trabalhador de fábrica, da empregada doméstica, da comerciária. Nós queremos criar um país de classe média, um país de padrão de consumo de classe média, um país de educação de classe média, um país de transporte de classe média”, pontuou.

Continua depois da publicidade

Segundo o presidente, as medidas de ampliação do crédito, com juros acessíveis, devem ser anunciadas em breve. “Quando todo mundo tem um pouco, todo mundo consome, todo mundo compra, todo mundo investe. A economia vai [para frente], e vai de vento em popa”, pontuou.

Como funciona o Crédito Consignado?

Consignado é uma linha de crédito com desconto em folha. É uma das modalidades mais baratas do mercado, com taxas que não costumam passar de 3% ao mês nos principais bancos, segundo levantamento mais recente do Banco Central. É dividido em três tipos: consignado público: para funcionários públicos; consignado privado: para trabalhadores da iniciativa privada; e consignado do INSS: para aposentados e pensionistas.

Pessoas jurídicas e MEIs não podem contratar consignado. A linha de crédito está disponível apenas para os trabalhadores formais, contratados em regime CLT e o limite para o empréstimo pode chegar até 45% da renda mensal.

Leia também:

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade