Nos 100 dias de seu governo, Lula dispara contra o Banco Central e os juros: “Estão brincando com o país”

Publicado por: Redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou seu discurso em cerimônia que marcou os primeiros 100 dias de governo para atacar a taxa básica de juros da economia, mantida pelo Banco Central em 13,75% desde agosto do ano passado. Antes mesmo de assumir, Lula escolheu o presidente do BC, Roberto Campos Neto, como grande antagonista e o pressiona frequentemente a reduzir a taxa Selic, que serve para tentar segurar a inflação.

Para o petista, a taxa alta freia o crescimento da economia e dificulta o acesso ao crédito. Campos Neto foi nomeado por Bolsonaro e tem mandato até o ano que vem, como previsto na lei que concedeu independência ao BC em relação ao governo.

Continua depois da publicidade

Sem citar o nome do presidente do Banco Central, Lula declarou: “Continuo achando que estão brincando com o país, com o povo pobre e com os empresários que querem investir. Só não vê quem não quer”.

Além de Campos Neto, Lula criticou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no evento, mas também sem citar seu nome.

Sobre a economia, Lula disse que tem motivos para ser otimista e cobrou empenho de seus ministros, dizendo que o governo precisa criar um clima positivo. O presidente também voltou a reclamar da taxa de juros mantida pelo Banco Central e elogiou a equipe econômica pela elaboração do novo arcabouço fiscal.

“Haddad, eu sei que de vez em quando vocês ouvem algumas críticas”, disse, dirigindo-se ao ministro da Economia, “mas eu tenho porque elogiar você e sua equipe”, completou o presidente, dizendo ainda que acredita na aprovação do texto no Congresso Nacional, momento em que olhou para seus líderes no Congresso, como os senadores Randolfe Rodrigues e Jaques Wagner, que estão no evento.

Os 100 dias

O governo Lula completa 100 dias nesta segunda. Para marcar a data, o presidente convocou uma reunião com todos os seus ministros. O objetivo foi realizar um balanço do que foi feito até aqui e apresentar planos para os próximos meses.

Até agora, o governo do petista focou principalmente em reconstruir políticas públicas da área social, relançando programas como Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família e Mais Médicos. Sob críticas por um governo com cara de passado, porém, Lula quer apresentar novidades a partir de agora. O foco do esforço, após os brasileiros mais carentes, deverá ser a classe média.

Na terça-feira (11/4), Lula e uma comitiva de ministros e parlamentares embarcam em viagem oficial para a China. A visita ao país asiático estava inicialmente marcada para o mês passado, mas foi adiada após o presidente ser diagnosticado com pneumonia.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade