Gleide Andrade, Secretária Nacional do PT e deputada Macaé Evaristo (PT) garantem R$ 2 milhões para UFSJ e Hospital Regional de Divinópolis

A deputada estadual e a dirigente do Partido dos Trabalhadores estiveram no Finep e SESU, no ME; e no CNPq, do MCTI

Publicado por: Redação

A dirigente do Partido dos Trabalhadores, Gleide Andrade e a  deputada estadual Macaé Evaristo (PT) realizaram, nesta quarta-feira (02/08), intensa agenda em Brasília em busca de melhorias para as áreas da saúde e educação para o Centro-Oeste. A visita também foi acompanhada do reitor da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), Marcelo Pereira de Andrade, e da diretora do campus Dona Lindu, em Divinópolis, Hérica Lima Santos.

A boa notícia é que o presidente da FINEP validou a liberação de R$ 2 milhões para a UFSJ em edital da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para o tratamento para a AHC – Hemiplegia Alternante da Infância, doença rara que acomete crianças e não possui tratamento específico. Outra notícia alvissareira é a implantação de um Hospital Escola no campus Dona Lindu, um compromisso do governo Lula.

Continua depois da publicidade

As primeiras reuniões foram no Ministério da Educação, com Celso Pansera, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); e depois com Denise Pires de Carvalho, da Secretaria de Educação Superior (SESU). No CNPq, ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, o encontro foi com a diretora de Cooperação Institucional, Internacional e Inovação, Dalila Andrade.

A deputada Macaé Evaristo sugeriu a Celso Pansera ações para o desenvolvimento de tecnologias assistivas: elaboração de editais para projetos de pesquisa; parcerias com o setor privado para o desenvolvimento de produtos a partir da pesquisa científica. As tecnologias assistivas criam recursos e serviços para auxiliar pessoas com deficiência, que vão de tecnologias para simplificar o dia a dia, como fixadores de talheres nas mãos para ajudar na alimentação; próteses, passando por tecnologias de acessibilidade digital. As conversas devem seguir em visita técnica que a equipe do Finep fará a Divinópolis.

Com a diretora de Cooperação Institucional, Internacional e Inovação (DCOI), Dalila Andrade Oliveira, Macaé e Gleide trataram de pautas importantes para a educação e para a ciência brasileira e de Minas Gerais. A reunião também contou com a presença da deputada federal, Ana Pimentel. Foram apresentadas ações para o fomento à pesquisa, como bolsas de pós-graduação e novos editais para as Universidades e Institutos Federais.

Com a secretária de ensino superior Denise Pires, foi apresentada a demanda para construção de um Hospital Escola para o Campus Dona Lindu. O hospital representará um aumento significativo do número de vagas, tanto para estudantes dos cursos da área da saúde na universidade, quanto para pacientes em tratamento no hospital. É uma demanda justa e o governo federal tem sinalizado positivamente. “Saímos da reunião no MEC esperançosas, a secretaria acolheu a demanda, com a certeza que Hospital Escola de Divinópolis entrou nas prioridades do Governo Lula”, afirma Macaé Evaristo.

 

Fonte: Equipe Macaé Evaristo e Gleide Andrade

 

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade