GOVERNO CRIMINOSO: Dados apontam que centenas de crianças e idosos do povo Yanomami morreram de fome com Bolsonaro na Presidência

Publicado por: Redação

A situação na Terra Indígena Yanomami é de caos. A fome e as doenças, que são tratáveis, estão ceifando as vidas desse povo originário, no maior território indígena demarcado do Brasil, que sofre com a invasão de mais de 20 mil garimpeiros – A Sumaúma (@sumaumajornalismo) obteve dados e fotos que mostram o aumento de mortes de crianças com menos de 5 anos por causas evitáveis durante o governo de Jair Bolsonaro, extremista que tentou de todas as formas tomar e explorar os territórios indígenas para entregá-los ao agronegócio e ao garimpo. O aumento foi de 29% desde o governo de Dilma Rousseff e de Michel Temer, e durante os 4 anos de sua gestão, 570 crianças morreram por doenças que podem ser tratadas. Uma das pessoas ouvidas na reportagem disse que não conseguiam contar os corpos, por um cenário de fome que atinge os quase 30 mil Yanomami, deixando um cenário catastrófico.

Os trabalhadores da saúde forma expulsos de diversas áreas de atendimento pelos garimpeiros sob ameaças e violência. O projeto de desmonte da saúde indígena e de toda e qualquer proteção para esses povos teve um efeito perverso na Terra Indígena Yanomami, com a malária se alastrando e tirando a vida do povo. Aliás, cloroquina é uma remédio para tratar malária, mas ficou em falta, assim como remédios básicos como Novalgina. Para comer, só há arroz nos polos de saúde, que é pouco nutritivo.

Continua depois da publicidade

Nas regiões de Auaris e Maloca Paapiu 6 de cada 10 crianças menores de 5 anos estão desnutridas. Além disso, idosos também morrem, e pessoas de diversas faixas etárias pelo descaso do governo com a saúde indígena. Em todos os relatos colhidos pela Sumaúma, há muitas mortes e o medo do fim de um povo. O apagamento de dados que aconteceu durante esse governo também é uma forma de promover a morte, já que não há acompanhamento das equipes de saúde que restam. As estruturas foram destruídas, e é necessário um grande trabalho para reconstruir postos de saúde e locais de atendimento ao povo Yanomami.

 

Fonte: Mídia Ninja

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Anonimo disse:

    Vou lutar feito louco pelo Demétrius pra prefeito Deus me dando saúde Cruz credo desses Azevedo ninguém merece esses sem educação fazedor de vídeos

  2. Anônimo disse:

    Mostra para o cheitinho. Sem vergonha. Ficou morto quatro anos do bozó e dois anos de governo do irmão dele

Continua depois da publicidade