PT estuda denunciar prefeito de Divinópolis no MPF e MPE por conceder alvará de interdição de via pública e com isso incentivar atos antidemocráticos contra resultado da eleição

Publicado por: Redação

O Prefeito de Divinópolis parece realmente não dar a mínima para as instituições democráticas e para as leis. E sem saber aceitarem a derrota, bolsonarista que são, ele e os irmãos, o senador eleito Cleitinho Azevedo, e o deputado eleito Eduardo Azevedo, está disposto a tudo para provar sua lealdade ao “mito”, mesmo que isso custe o mandato à frente da prefeitura, ou quem sabe, até sua própria liberdade. Ao ir na contramão do entendimento de todos os gestores públicos e autorizar oficialmente por meio de um documento oficial a realização da manifestação bolsonarista fechando uma rua em Divinópolis, Gleidson se colocou como alvo das investigações federais e, muito em breve, pode sofrer as consequências disso. O Divinews obteve a informação que o PT pretende protocolar uma denúncia contra o prefeito no Ministério Público Federal (MPF) e no Ministério Público Eleitoral (MPE)

Poucos dias após a vitória de Lula, no segundo turno da eleição presidencial, bolsonaristas inconsolados foram para a porta do Tiro de Guerra em Divinópolis. Fecharam a rua Rosa Viterbo, montaram barraca e, desde então, estão lá fazendo algazarra. Vizinhos dizem que os manifestantes gritam o hino nacional até durante a madrugada, acenam para qualquer veículo do exército que entre ou saia do TG e pedem “socorro” aos jovens atiradores. Montaram acampamento na rua sem nenhum tipo de autorização do poder público, que fingia não saber o que estava acontecendo. Até que a situação foi denunciada na Câmara Municipal pela vereadora e deputada estadual eleita Lohanna França.

Continua depois da publicidade

Só após a denúncia é que o ex-promotor de justiça Expedito Lucas, que é o líder do movimento, mas diz não ser, embora nos vídeos é ele quem puxa as dancinhas e cantorias, procurou a prefeitura. E  protocolou na Secretaria de Trânsito um pedido de autorização para interditar a Rua Rosa Viterbo em frente ao TG para a realização da manifestação bolsonarista antidemocrática por contestar o resultado da eleição e da vontade soberana do povo que elegeu Lula com 58,3 milhões de votos correspondendo a 50,90%.

Coincidência ou não, o pedido foi feito um dia após a fala de Lohanna França na Câmara Municipal. Em um prazo recorde, menos de 24 horas após receber a solicitação a prefeitura de Divinópolis concedeu o alvará.

Conforme ofício assinado por Lucas Estevam, Secretário de Trânsito de Divinópolis, “após análise de viabilidade (…), foi emitida a autorização de número 637/2022, para interdição de via, com prazo até 19/12/2022”. Com o alvará, os bolsonaristas que já se concentravam em frente ao TG, sem autorização, por mais de um mês, vão completar quase dois meses fechando uma via pública para a realização de um ato anti-democrático, que pede intervenção militar e convoca um inexistente poder moderador das Forças Armadas para impedir a posse de um presidente eleito.

Em nenhuma outra cidade do país houve algo parecido com ao que acontece em Divinópolis. Uma prefeitura autorizar o fechamento de uma rua para a realização de uma manifestação que ataca as instituições democráticas e se nega a aceitar o resultado do processo eleitoral é uma situação gravíssima. Ainda mais quando o caso já é tratado com a seriedade necessárias pelas instâncias superiores. Tanto é que, há poucos dias, o Supremo Tribunal Federal determinou que deputados estaduais capixabas sejam obrigados a usar tornozeleira eletrônica por apoiar esse tipo de ato antidemocrático.

No último dia 15 o ministro do STF Alexandre de Morais autorizou uma megaoperação contra os protestos ilegais. No âmbito das investigações houve a determinação de mandados de busca e apreensão, bloqueio de bens, quebra de sigilos bancários e até ordens de prisão. De acordo com o STF, “os grupos propagaram o descumprimento e o desrespeito ao resultado do pleito eleitoral para Presidente e Vice-Presidente da República, proclamado pelo Tribunal Superior Eleitoral em 30 de outubro último, além de atuar pelo rompimento do Estado Democrático de Direito e instalação de regime de exceção, com a implantação de uma ditadura”. Além do STF, a força tarefa que investiga os protestos bolsonaristas envolve vários órgãos, como Ministério Público, polícias Militar e Civil, e Procuradoria Geral da República. O Supremo Tribunal Federal afirma que os envolvidos com os atos são suspeitos de vários crimes, incluindo os contra a honra (artigos 138, 139 e 140), além do crime de incitação ao crime (art. 286) e da tentativa de golpe de Estado (artigo 359-M), todos previstos no Código Penal.

Mesmo já havendo o entendimento das instâncias superiores sobre a ilegalidade dos atos que atacam a democracia, o prefeito de Divinópolis autorizou a continuidade da manifestação na cidade. E, com isso, pode responder criminalmente pela decisão. Após a emissão do alvará, o diretório do PT entende que o prefeito deve ser responsabilizado e protocolou denúncias no Ministério Público Federal (MPF).

Qual será o preço que Gleidson Azevedo está disposto a pagar por ignorar a Constituição Federal e por não impedir a realização dos atos criminosos em Divinópolis?

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Anônimo disse:

    Tem que retirar essa corja da prefeitura urgente, pior administração que Divinópolis teve sem dúvidas alguma. Encheu a prefeitura de amigos incompetentes que não faz nada e ganha muito. Graças a Deus está a acabando, dois anos passa rápido.

  2. Cidadão Indignado. disse:

    Tem que denunciar mesmo, Secretário incompetente, trânsito de Divinópolis é uma baderna. Servidores da Settrans saem no meio do dia, para ir a academia. Investigação já. É Lula neles, ordem e progresso. Demétrius prefeito de novo 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏.

  3. anonimo disse:

    o PT em divinopolis e muito fraco nao creio que tenham essa coragem massss se eu estiver enganado PARABENS

Continua depois da publicidade