Análise: eleição 2022 aponta Divinópolis como reduto do bolsonarismo; elege presidente, senador, deputados federais e estaduais

Publicado por: Redação

Assim como em todo o país, Divinópolis também tem um certo grau de polarização, e a prova disso é que a diferença de votos entre Lula e Bolsonaro, no 1º turno, foi de menos de 10 mil votos. Porém, na cidade, quem levou a melhor foi Bolsonaro.  Do colégio eleitoral de 140.671 votos de Divinópolis, 65.668 foram para Bolsonaro, o que corresponde a 49,12%. Já Lula teve 56.562 votos, ou seja, 42,31% do total – O que  carimba Divinópolis com reduto bolsonarista é o resultado do vereador Níkolas Ferreira (PL), que  mesmo não sendo de Divinópolis foi o majoritário à Câmara Federal na cidade, assim como Bruno Engler (PL) com boa votação, além da eleição de Cleitinho para o Senado.

Nesta eleição, Divinópolis se mostrou uma cidade com forte tendência bolsonarista. Bolsonaro e os candidatos apoiados por ele tiveram boa votação na cidade, incluindo o Senador eleito por Minas Gerais, Cleitinho Azevedo, que era o candidato de Bolsonaro no estado. Cleitinho teve, só em Divinópolis, mais de 83 mil votos. O irmão dele, Eduardo Azevedo, também com a chancela de Bolsonaro, já na primeira disputa a Deputado Estadual teve uma votação bastante expressiva, com mais de 43.800 votos, o que equivale a 36,4% de todos os votos para o cargo registrados na cidade. Outro aliado de Bolsonaro, candidato a Deputado Estadual, que teve votação significativa em Divinópolis foi Bruno Engler, eleito pelo PL, com 3 mil votos na cidade.

Continua depois da publicidade

Na disputa pelo governo do estado, Romeu Zema, do partido Novo, para quem alguns bolsonaristas estavam pedindo apoio sobretudo nas últimas semanas, teve 59,55% dos votos em Divinópolis, totalizando quase 72 mil votos. Kalil, do PSD, candidato ao governo apoiado por Lula, teve praticamente a metade, 37 mil votos, o que equivale a 31,3%.

Outro detalhe que comprova a tendência bolsonarista em Divinópolis é a votação para Deputado Federal. Na cidade, o candidato mais votado foi Nikolas Ferreira, do PL, fortemente apoiado por Bolsonaro. Ele inclusive veio a Divinópolis acompanhando a visita do atual presidente. Apesar de não ter nenhuma ligação com Divinópolis ou região, Nikolas foi o mais votado em Divinópolis, angariando 21.756 votos, quase 18% do total. O segundo colocado foi Fabiano Tolentino, do PSC, que teve 16.500 votos. Outro candidato a Deputado Federal apoiado por Bolsonaro foi Domingos Sávio, que foi reeleito e teve 16.272 votos na cidade, o terceiro mais bem votado em Divinópolis.

Há algum tempo Divinópolis tem sido um importante reduto eleitoral para Bolsonaro e seus aliados. Um exemplo é o atual prefeito Gleidson Azevedo, irmão do Senador eleito Cleitinho Azevedo, que também é bolsonarista.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Anônimo disse:

    Cidade com piores políticos do país! Lamentável.

  2. Anônimo disse:

    Aff… Que nojo… Gente chata e mente pequena 😂😂😂

  3. Anônimo disse:

    Sou mais de direita, mas gosto muito de algumas pautas da esquerda. Acho que o bolsonarismo ao longo do tempo será prejudicial ao convívio social e a liberdade de pensamento e religiosa. Sou a favor das mulheres e a liberdade de suas escolhas. Acho que a cultura deve ser sim muito valorizada. Porém tudo com moderação. Os evangélicos e católicos devem se posicionar respeitosamente em relação a outras religiões e ao ceticismo. Somos um estado laico e umbanda e candomble são religiões como outras quaiquer e não seitas macabras do diabo como pensão os evangélicos. Apesar de ser capitalista, o Brasil deve cuidar do seu povo e muito bem com os impostos pagos para isso e não mandar dinheiro a outros países e nem dar dinheiro ao povo. Simplesmente não dê o peixe e sim ensine a pescar. Enfim nesse momento sou a favor do Bolsonaro mas não concordo com seu modo pensar. Mas não, em hipótese nenhuma colocarei um ladrão novamente para governar o Brasil. Divinópolis é a cidade do divino, mas tbm somos reduto de culturas, raças, credos e cores. Não se iludam com pessoas, não criem ídolos. Idolatremos à Deus somente e não matemos e não excluímos em nome dele. Isso se chamou cruzada e foi um dos piores fatos da história. Temos dois gêneros masculino e feminino e devem ser respeitados assim como os homossexuais. Sem necessidade de criarmos um novo vocabulário para isso. Enfim, isso que penso.

  4. Donizete disse:

    Janete, você pode tirar o cavalinho da chuva porque no próximo pleito já foi definido pelo Senador que, quem será o próximo prefeito e vice prefeita será o pai e a mãe dele, então minha filha pode começar a fazer campanha pra vereadora novamente…..

Continua depois da publicidade