Assédio eleitoral: Justiça comparece em reunião na Líder Móveis, em Carmo do Cajuru e evento que ia pedir votos para Bolsonaro é encerrado (vídeo)

Publicado por: Redação

Um evento que estava sendo realizado na sede da Líder Interiores, em Carmo do Cajuru, foi interrompido após denúncia de crime eleitoral. Os trabalhos na fábrica foram interrompidos e todos os funcionários foram “convidados” a participar do encontro, em que estava prevista inclusive a participação do senador eleito Cleitinho Azevedo, que acabou não aparecendo. Contudo o irmão dele o deputado Estadual Eleito, Eduardo Azevedo, esteve na palestra de coação, que começou já com a presença de membros da Justiça Eleitoral.  O objetivo era nitidamente interferir nos votos dos funcionários das empresas da cidade para convencê-los a votar em Jair Bolsonaro – O prefeito da cidade, Edsom Vilela, por ter outro compromisso,  chegou a gravar um vídeo antecipadamente, se dirigindo aos funcionários das empresas que estariam reunidos naquele local pedindo voto para o candidato Bolsonaro. (imagem da fábrica vazia, no momento que trabalhadores participavam forçadamente da reunião)

O Movimento Brasil Acima de Tudo (MBAT), composto por apoiadores de Jair Bolsonaro, enviou mensagem para os funcionários das empresas de Carmo do Cajuru com o convite para o evento na sede da Líder Interiores. A empresa cedeu o espaço e apoiou a iniciativa, que na verdade, se trata de um grave crime eleitoral.

Continua depois da publicidade

Na convocação, o movimento dizia: “Tema: Conscientização eleitoral. Convidamos de maneira especial a você que está indeciso ou pensando em votar em branco ou nulo para que possa avaliar melhor o seu voto. Contamos com a preciosa presença de todos, desde já agradecemos. E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Deus, Pátria, Família e Liberdade. Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”. Para tentar isentar a Líder Interiores da culpa em promover o evento ilegal, a mensagem terminava com o aviso de que a organização estava sendo feita pelo Movimento Brasil Acima de Tudo, portando, sendo responsabilidade exclusiva do Movimento. Porém, a conduta ilegal não dentro da fábrica, ao coagir os funcionários a participar do evento, a torna corresponsável pelo o que aconteceu no local.

Testemunhas que preferiram não ser identificadas revelam que não é a primeira vez que a empresa se alia à campanha de Bolsonaro e usa de ameaças para tentar coagir os funcionários a votar no atual presidente. Na semana passada, em outro evento, os trabalhadores foram chamados para uma conversa, em que estava presente inclusive o prefeito de Carmo do Cajuru, e os responsáveis pela fábrica disseram, em tom de ameaça, que se Bolsonaro não fosse eleito haveria uma demissão em massa na empresa. A estratégia foi usar o medo para convencer eleitores petistas, ou indecisos, a votarem em Bolsonaro. No encontro, todos os presentes foram proibidos de gravar imagens ou áudios durante as falas.

Áudio de Zema

Até o Governador de Minas, Romeu Zema participou por meio de um áudio endereçado aos responsáveis da empresa:  “Aurélio, boa tarde. Gostaria muito de estar presente aí com vocês. Fico muito satisfeito de você e toda equipe da Líder de Carmo do Cajuru estarem envolvidos num momento tão importante, que é o momento que vai fazer uma diferença muito grande na nossa vida. Eu sempre saliento que o governo PT em Minas foi lastimável, trágico. Quem tem filho em escola estadual sabe como era a merenda no governo do PT e como ela melhorou nesses últimos 4 anos. Quem é funcionário público também sabe que o PT não pagava o salário em dia. E tudo isso foi corrigido trabalho, com seriedade. E nós temos que continuar com essa seriedade aqui em Minas. E temos que trabalhar para aquilo que está dando certo, continue também em Brasília”, disse Romeu Zema, que não esteve presente no evento. A organização chegou a dizer que o senador eleito Cleitinho e a o irmão dele, deputado estadual eleito Eduardo Azevedo, estariam presentes no evento para conversar com os trabalhadores da fábrica. Após as denúncias virem a tona, a assessoria de Cleitinho negou que ele tivesse agenda em Carmo do Cajuru. Já Eduardo, foi visto no evento.

Quando souberam que a empresa estava coagindo funcionários a votarem em Bolsonaro, representantes do PT na região registraram uma denúncia de crime eleitoral no Ministério Público. A justiça eleitoral também foi acionada e enviou dois funcionários para o evento. A determinação foi para que os representantes da justiça fossem autorizados a acompanhar a suposta palestra e gravar imagens e áudios do evento. Como isso iria acarretar no flagrante do crime que estava prestes a acontecer, os responsáveis pela Líder Interiores dispensaram os funcionários e disseram que, por determinação judicial, o evento teria sido suspenso, sem explicar o porquê. Enquanto isso, as máquinas e toda a linha de produção estavam paradas, já que todos os trabalhadores foram obrigados a participar do encontro.

Funcionários da Líder Interiores relatam que, durante a campanha eleitoral, o clima de trabalho na empresa tem sido hostil, cheio de ameaças. Apenas a equipe do RH é autorizada a permanecer com o celular durante o expediente, enquanto todos os outros trabalhadores são impedidos de usar o aparelho, aparentemente por receio de que alguém grave alguma das frequentes ameaças. Os trabalhadores contam que os responsáveis pela empresa alegam que durante o governo PT a fábrica enfrentou uma grave crise financeira, que se repetirá caso Bolsonaro não seja reeleito. Ainda diante disso, os chefes estariam falando, frequentemente, que metade dos funcionários seria demitido em caso de vitória de Lula nas eleições.

De acordo com a justiça, esse tipo de ação configura um crime chamado “assédio eleitoral”, que acontece quando o empregador age para ameaçar, coagir ou até prometer benefício para quem votar em determinado candidato. O Ministério Público do Trabalho informou que até ontem (18) havia registrado quase 450 denúncias de assédio eleitoral durante as eleições deste ano no Brasil. Coagir funcionários em troca de voto é abuso de poder econômico. O Tribunal Superior Eleitoral também condena qualquer tipo de propaganda eleitoral em ambiente de trabalho. “O assédio moral é crime e como crime será combatido. Aqueles que praticarem o crime, não só responderão civilmente, como penalmente também”, afirmou o ministro Alexandre de Morais, presidente do TSE. Em 2022 o número de casos desse tipo já é mais que o dobro do registrado nas eleições de 2018. Funcionários que queiram denunciar empresas por assédio eleitoral podem registrar os casos no Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio do site mpt.mp.br, na aba Denuncie, ou pelo aplicativo “Pardal”.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Ruy disse:

    Aceita Divinews,
    que dói menos .
    Fascismo é Marxismo.
    Nazismo é Marxismo.
    (socialismo)=(comunismo)=(nazismo)=(fascismo)=(ambientalismo)
    .
    Sempre tudo a mesma idéia, sempre a mesma mentira que a política pode ser útil, enquanto a política é sempre nociva.
    .
    O Marxismo é a idéia da criação do poder do Estado, para os Parasitas Sociais se tornarem donos do povo. As diferenças de Fascismo pra Socialismo etc servem apenas pra tapear o povo mudando de disfarce. Mas, tudo se resume na mentira de que o povo deve obedecer ao Estado e pagar muito Imposto pra ele.
    .
    KKkkKKKkkk !
    .
    Aceita Divinews !
    que dói menos.

  2. Gustavo Henrique disse:

    TEM UM BOCADO DE APEDEUTA E DE IMBECIL FALANDO AQUI DE COMUNISMO E DE MAXISMO SEM SABER DO QUE SE TRATA, Ô BANDO DE ANALFABETOS FUNCIONAIS VÃO ESTUDAR OS FUNDAMENTOS DO MAXISMO E DO COMUNISMO PARA PODER FALAR OU CRITICAR ALGUMA COISA, O QUE NÃO PODE CONTINUAR, É ESSA ONDA DE FACISMO A-LÁ HITLER QUE ESTAR VARRENDO O PAÍS E COMETENDO TODO TIPO DE CRIME INIMAGINÁVEL OU O QUE SE POSSA IMAGINAR ACONTECENDO NOS QUATRO CANTOS DESSE PAÍS, DESDE O VILIPÊNDIO O QUAL ESTAR SENDO PETROCINADO POR ESSE DESGOVERNO NEFASTO CRIMINOSO E TRAIDOR QUE ESTAR TRABALHANDO DE FORMA SUBSERVIENTE AO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL E INTERNACIONAL AS MULTINACIONAIS E AO GOVERNO AMERICANO FAZENDO AQUI DENTRO O QUE ESSES GRUPOS QUEREM SERVINDO NÃO AOS INTERESSES DO PAÍS NÃO AOS INTERESSES DOA VERDADEIROS DONOS DO BRASIL QUE É O SEU POVO, POVO ESTE QUE CARREGA E SUSTENTA ESSE PAÍS NAS COSTAS COM O SUOR DO PRÓPRIO ROSTO E COM A FORÇA DO TRABALHO, ISSO DAÍ QUE FOI DENUNCIADO QUEM O FEZ MERECE SER APLAUDIDO DE PÉ POR QUE TEVE A CORAGEM DE QUEBRAR COM UMA CORRENTE CRIMINOSA E HEDIONDA QUE VEM SE ALASTRANDO PELO PAÍS A FORA QUERENDO ENFIAR DE GOELA A BAIXO DO POVO E DO TRABALHADOR TODO TIPO DE ARBITRARIEDADE EM TODOS OS AMBITOS DA VIDA E ISSO É INCOMCEBIVEL, EM UM PAÍS SÉRIO OS RESPONSÁVEIS POR ATOS DESSE TIPO JÁ ESTARIAM NA CADEIA ESPERANDO O JULGAMENTO E NO MINIMO 15 ANOS DE CADEIA SEM FALAR NA MULTA QUE DEVERIAM PAGAR POR AGIREM DE FORMA HEDIONDA E CRIMINOSA, POR QUE A VITÓRIA DESSE CANALHA QUE AÍ ESTAR, SÓ BENEFICIA A ESSA GANGUE DE BANDIDOS COM NOME DE EMPRESÁRIO QUE ACVHA QUE TEM MESMO QUE AMEAÇAR E ESCRAVISAR OS OUTROS EM BENEFICIO PRÓPRIO ACHAM QUE OS OUTROS TEM QUE TRABALHAR PARA QUE ELES ENRRIQUEÇAM E OS TRABALHADORES BVERDADEIROS FIQUEM SÓ OLHANDO PURA CANALHICE, SEM FALAR QUE QUEM APOIA UM VERME DE ESGOTO COMO ESSE QUE ESTAR AÍ, É 1.000.000 DE VEZES PIOR E MAIS CRIMINOSO DO QUE ELE ESSE TIPO DE GENTE MERECE É A FORCA !

  3. Edvaldo disse:

    o zema passou de todos limites, o povo esta quebado sem renda por causa dessa desgraça de bozo, o cara esta afundando o paiís não fez nada nesses 4 anos esse governo é um desastre. coagir os trabalhadores que dão duro nessas empresas e até chantagear os empregado precionando a demiti-lo esses politico não tem carater nenhum esse FDP do cleitinho e do Irmão dele são uns verdadeiro canalhas não respeita o direito dos cidadão trabalhadores esses são um cocô para divinópolis e minas gerais.

  4. Ruy disse:

    Todo marxista é um traidor do próprio povo, onde ele se une às forças marxistas internacionais se mancomunando com elas contra o próprio povo, para entregar o próprio povo à escravidão de tais forças políticas diabólicas obrigando o povo a ser escravo do Estado.
    .
    Todo traidor ao trair seu próprio povo perde todos os seus direitos, e passa a ser devedor exatamente daquilo que traiu.
    .
    E é justo impôr a escravidão devida a todo marxista, porque os marxistas não podem querer o que querem, nem muito menos praticar o que não podem querer, isto é, escravizar as pessoas livres e honestas.
    .
    Portanto, todo marxista deve ser proibido de votar e de expressar publicamente qualquer uma das idéias diabólicas dele. E se ele o fizer deverá ser preso em algum sanatório, como o pior tipo de louco taca-pedra que existe, porque marxista é o pior tipo de psicopata que existe, isto é: o sociopata, que é aquele psicopata que só ataca em bandos, em grupos de outros sociopatas como ele.
    .
    O que digo é isto:
    Marxismo é crime.
    Por isso, toda forma de expressão de Marxismo deve ser criminalizada, e os perpetradores de tais crimes devem ser punidos como culpados de crime contra a humanidade.
    .
    Isso é justo.
    porque, esta é a verdade.
    .

  5. Ruy disse:

    Esse Divinews é mesmo comunista.
    .
    Postei três comentários na quinta-feira e esse Divinews escondeu, porque é comunista.
    .
    Comunista é assim mesmo. Essa laia é traidora do povo.
    .
    Mas, nós vamos acabar com o Comunismo no mundo todo para sempre daqui a oito dias, quando o Bolsonaro socar na goela dos comunistas a derrota final.
    .

  6. Anônimo disse:

    Sempre fizeram isso…que bom que alguém agora está denunciando…..

  7. Ruy disse:

    Quais foram os representantes do PT, que forjaram essa denúncia e cometeram este crime de fazer um uso doloso da justiça?
    .
    Quais os nomes deles. A reportagem omite isso, citando somente que foram representantes do PT.
    .
    Por quê das outras pessoas, a reportagem fala até nome e sobrenome? e da cambada dos traidores do povo, a reportagem omite.
    .
    Porque, todo comunista é traidor do próprio povo, como judas foi traidor de Jesus. Assim, também todo comunistas não tem direito a nada, porque todo traidor perde todos os seu direitos.
    .

  8. Ruy disse:

    Quem fez a tal denúncia no Ministério Público?
    quais foram as pessoas ou entidades que cometeram esta ação?
    .
    A reportagem omite isso? por quê? quem publicou esta matéria é comunista?
    .

  9. José Gomes da fonseca disse:

    Vergonha, principalmente aqueles que esbravejam moralidade!

  10. Anônimo disse:

    Lula foi a fábrica da Honda, montou até palanque. Ninguém coagiu ninguém, funcionários foram convidados, não obrigados, prática normal e legal.

  11. Ursula disse:

    Que vexame. Esse prefeito queimou o filme dele. Acabou. Não ganha pra nada mais nem para coordenador do bairro.

  12. Anônimo disse:

    Na minha humilde opinião os bilhões de reais do “Orçamento Secreto”, precisa ser investigado.

  13. Ronaldo disse:

    Estamos vivendo a terceira guerra mundial em todos os sentidos e cantos do mundo, aqui no Brasil não é diferente, EDUARDO AZEVEDO, palestrante, realmente estamos no fim dos tempos.

    1. Anônimo disse:

      Falou tudo

  14. Manoel Cordeiro disse:

    Cambada de covardes, essa prática se assemelha ao Coronelismo do século 19. Esses que praticam tais ações, hão de pagar com o seu declínio e poder. E prá quem acredita na justiça ⚖️ de Deus, esses covardes e criminosos vão arder 🔥 🔥 🔥 nos quintos dos infernos.

  15. Que vergonha, coagir os funcionários é crime, políticos sujos, que nojo 🤮😭😭

    1. Saulo disse:

      Cada um vota em quem quiser, ainda estamos em uma democracia, ou estavamos? Porque o stf e o tse estão implantando aqui no Brasil uma ditadura, pois contra o molusco ladrão , corrupto que apoia ditaduras socialistas fracassadas não se pode falar mais nada! Apoio a direita, quero continuar progredindo e melhorando o país, não quero colocar um comunista que apoia tantas coisas erradas e que roubou o país no poder! Pensem bem dia 30 e vejam exemplos de nossos vizinhos da América do sul!

  16. João Antônio Corrêa Filho disse:

    Cadeia a esses elementos pelo crime eleitoral.

    1. Antônio disse:

      Sou funcionário da Líder a 20 anos. Uma empresa séria que gera mais de 1.200 empregos direto.
      Sou filho de funcionário e hj tenho a honra de vestir o uniforme Líder.
      Empresa mais humana que essa eu não conheço.
      Carmo do Cajuru se orgulha dessa empresa, e o Brasil também.
      Nunca fui coagido pela empresa, e estive presente na reunião por livre espontânea vontade.
      O que não foi da minha vontade, foi a interrupção do nosso bate papo. O problema é quererem nos calar a qualquer custo! #nãoasenssura

      1. Ruy disse:

        Boa atitude a tua, Antônio.
        Teu testemunho já é o suficiente pra criminalizar toda a ação daquela cambada do crime.
        Mas, outros funcionários da Líder tem o direito de dar o testemunho delas também, e isso multiplicaria o poder do testemunho teu.
        E se muitos funcionários da Líder o fizessem, as portas do Inferno iriam tremer do Oiapoque ao Chuí.

Continua depois da publicidade