Projeto de Print Junior (PSDB) assegura direitos dos agentes de saúde da Prefeitura de Divinópolis

Publicado por: Redação

A Câmara Municipal de Divinópolis realiza nesta quinta-feira (21) uma reunião extraordinária para a apreciação e votação de 6 projetos. Dentre eles, está o Projeto de Lei nº 57/2022, de autoria do vereador e presidente da Casa, Eduardo Print Júnior (PSDB), que garante o pagamento do adicional de insalubridade aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate à Endemias de Divinópolis. 

Na última semana, o vereador esteve reunido com representantes da classe e também do Sintram, além dos vereadores Roger Viegas (Republicanos) e Josafá Anderson (CDN), para debater o assunto. “Há poucos dias, a Prefeitura enviou um projeto de lei para a Câmara que tratava sobre os direitos dos ACS e ACE’s. Contudo, a proposta não era bem vista pela classe e, através do diálogo, conseguimos construir com a vice-prefeita Janete Aparecida (PSC) uma nova redação. Por fim, o executivo fez o correto: retirou o projeto de pauta e garantiu que a cidade seguirá a lei federal que promulga o piso salarial. Além disso, é essencial que o projeto que visa o pagamento do adicional de insalubridade seja aprovado e sancionado, uma vez que são profissionais que lidam diretamente com situações adversas no dia-a-dia”, afirmou Eduardo Print Júnior.

Continua depois da publicidade

O vereador disse ainda que o projeto vai de encontro às determinações do Ministério do Trabalho. “O Anexo 14 da NR-15 da Portaria nº 3.214/78, do extinto Ministério do Trabalho e Economia, define como insalubre as atividades desenvolvidas pelos agentes comunitários de saúde e os agentes de combate à endemias. O que pretendemos é o cumprimento da lei”. Ainda segundo a justificativa do projeto, as atividades desenvolvidas tanto pelos agentes comunitários de saúde, quanto pelos agentes de combate à endemias, poderiam ser consideradas atividades insalubres, dado que os primeiros mantém contato com pacientes e agentes patológicos de diversas doenças, e esses últimos, além da exposição a agentes biológicos, ainda manipulam produtos químicos destinados ao controle de vetores.

O projeto possui uma emenda apresentada pelo vereador Israel da Farmácia (PDT), propondo que a avaliação pericial do local de trabalho do agente público para definição do cabimento ou não do pagamento do adicional de insalubridade deverá ser acompanhada pelo órgão de representação sindical competente.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade