Bom Despacho lança ‘Projeto Cidade Inteligente’ na próxima quinta-feira (18)

Publicado por: Lorena Moura

Na próxima quinta-feira (18), o município de Bom Despacho (BD) será palco do lançamento do projeto Cidade Inteligente, uma iniciativa que visa melhorar a qualidade de vida da população por meio do desenvolvimento tecnológico, melhorias na infraestrutura de tecnologia da informação, e a implementação de um sistema de videomonitoramento para aprimorar a segurança pública.

O projeto, resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Bom Despacho e as polícias Civil e Militar, será inaugurado às 15h, no 7º Batalhão da Polícia Militar (7º BPM), com a presença de autoridades locais.

Continua depois da publicidade

O Cidade Inteligente em BD abrange diversas áreas, incluindo infraestrutura tecnológica, governança digital, sustentabilidade ambiental, participação cidadã, segurança e mobilidade urbana. As ações englobam a criação de infraestrutura de tecnologias da informação e comunicação, além da modernização da gestão pública.

O projeto tem um investimento total de R$ 9 milhões, que inclui a instalação de oito pontos de internet gratuita em praças e a conexão de prédios públicos por meio de dados inteligentes. Isso contribuirá para melhorar a qualidade dos serviços públicos oferecidos à população com a conexão de fibra ótica e a instalação de um data center.

O prefeito de Bom Despacho, Doutor Bertolino, afirmou que foram implantados mais de 120 km de fibra óptica própria do município, o que tornará a cidade mais conectada e propiciará o desenvolvimento econômico. Além disso, permitirá a conexão de prédios públicos para a prestação de serviços eficientes, a instalação de câmeras de monitoramento e pontos de acesso Wi-Fi, além de possibilitar futuras inovações com base no conceito de internet das coisas.

Para reforçar a segurança pública, a Prefeitura financiou a formação de novos soldados para a Polícia Militar e planejou cursos de formação de sargentos. Também foi instalado o Centro Integrado de Videomonitoramento no 7º BPM, com a contratação de 24 operadores para monitorar câmeras de vídeo espalhadas pela cidade e zelar pela segurança das pessoas e do patrimônio público.

A Prefeitura instalou postes com caixas metálicas em pontos estratégicos e expandiu a rede de fibra ótica. Nesses locais, estão sendo instaladas 134 câmeras, com possibilidade de expansão, equipadas com tecnologia de reconhecimento, inclusive de placas veiculares.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade