De autoria do vereador Eduardo Azevedo, Lei proíbe nomear para cargos na Prefeitura de Divinópolis pessoas já condenadas por crime de pedofilia

Publicado por: Redação

Foi sancionada em Divinópolis a Lei nº 8.997, de 22 de março de 2022, que prevê a vedação de nomear pessoas que foram condenadas por crimes de violência sexual contra crianças e adolescentes a cargos no âmbito da Prefeitura e de entidades da administração indireta. A lei de autoria do vereador Eduardo Azevedo (PSL) foi publicada na última quarta-feira (23), no Diário Oficial dos Municípios Mineiros (DOM) e entrou em vigor no mesmo dia. A proibição de nomeação aplica-se aos que forem condenados em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, desde a condenação até o prazo da reabilitação criminal.

De conformidade com o disposto na lei, está vedada a nomeação de pessoas que tiverem sido condenadas por crimes de violência sexual contra crianças e adolescentes na Prefeitura e nas entidades da administração pública indireta aos cargos em comissão de livre nomeação e exoneração, efetivos, funções de confiança e àqueles que prestarem serviços ou receberem incentivos públicos.

Continua depois da publicidade

Os crimes são previstos no capítulo II “Dos crimes sexuais contra vulnerável”, do título VI “Dos crimes contra a dignidade sexual”, do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940, Código Penal, e nos artigos 240, 241, 241-A, 241-B, 241-C, 241-D e 244-A da Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica a pedofilia como transtorno da preferência sexual e enquadra como pedófilos adultos que têm preferência sexual por crianças, geralmente pré-púberes ou no início da puberdade.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade