Georreferenciamento: Munícipe de Divinópolis reclama que vai pagar muito caro para estender roupa na laje

Publicado por: Redação

O georreferenciamento realizado em Divinópolis que está sendo cobrado no carnê do IPTU deste ano de 2022, além de criar situações inusitadas, como as cobranças de casinhas de cachorro e de galinheiros, criou também muitas dificuldades para famílias que embora possuidores de imóveis próprios ou cedidos, sempre estiveram em situações difíceis financeiramente, por que muitas propriedades são provenientes de heranças ou construídas com muita dificuldades ao longo de anos e anos de trabalho, somado ao fato de que o procedimento de captação de imagens do georreferenciamento nem sempre reflete que o acréscimo na construção que possa ser caracterizada com expansão qualificada do imóvel. É o caso de um imóvel localizado na Rua Antônio Dias, no bairro Bom Pastor, que o acréscimo detectado pelo geo é de uma laje coberta com telha de zinco, com piso de concreto batido, que só serve para estender roupa, construída há quase 20 anos.

De acordo com a pessoa que mora naquele local, o lote era do avô, que com muita dificuldade construiu uma casinha e depois em cima foi feito uma “coberturinha” com zinco, só para estender roupa. E a partir de agora, ficará muito caro. “Gente, nós não temos piscina lá não. Nem churrasqueira, não temos nada lá, só estendemos roupa. Só serve para isso e a caixa d’água.”, reclamaram os moradores.

Continua depois da publicidade

Neste imóvel, ate então o valor pago era cota básica, mas com o levantamento do georeferenciamento o valor mais que dobrou.

Para além do alto valor, outro problema que a família que lá reside teve foi parte de dois cômodos tomados pelo mofo, em razão das fortes chuvas que adentraram por cima o terraço e a água ficou empoçada, de modo que infiltrassem as paredes. “A Prefeitura deve ter confundido a gente com os magnatas ex donos da antiga Lux Lounge. Aqui está mais pra ‘Lux Laje’ mesmo.”, satirizaram os residentes do imóvel, em alusão a uma antiga casa de shows próxima de onde moram.

Veja mais imagens do local

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. ANONIMO disse:

    Só tem aprendiz de palhaço e de professor nesses comentários.DEVE SER TODOS ISENTOS DO IPTU.E AINDA MAMAM NA TETA DOS AZEVEDOS.

  2. Tiago disse:

    Eu, só acho que deveria haver uma nova regulamentação, a ser aplicada em casa com cobertura, uma vez que a própria cobertura faz parte de proteger a construção do tempo. Não poderia haver cobrança de mais imposto, querem cobrar e tirar dinheiro, mais não faz projetos principalmente justo com a população mais carente do município que é a maioria, deveria é fazer projeto para limpar todos os lotes, cota única e para pessoas que realmente precisa e fazer um pente fino nesse caso ,tem gente rica se beneficiando disso, mais eles não foca nisso, realmente falta experiência e qualificação e postura para saber identificar e tomar as decisões corretas sem precisar tirar de quem não tem .

    1. Cleber disse:

      O que temos é só vídeos sobre a Copasa , cortina de fumaça …
      Seria melhor fazer videos sobre telhado na lage , sobre
      cemitérios abandonados , aeroporto , e no gabinete do governador vai gritar lá no zema
      ” porque vc abandonou Divinópolis ”
      Seria porque não temos Prefeito ? Acho que sim

  3. RICARDO disse:

    acho que todos devem pagar o iptu de acordo com o GEORREFERENCIAMENTO, agora manter a cidade limpa sem buracos, sem matagal, é tarefa do sr prefeito, eu pergunto, o sr Prefeito está cumprindo sua parte? claro que não, a cidade é um lixão, esgoto a céu aberto por todo lado, buracos, opsss, buraco não crateras, capazes de quebrar carros. então o prefeito pode cobrar do jeito que quiser, agora, se na minha rua não estiver limpa, sem mato sem buraco, simplesmente não pagarei o iptu

  4. Dayene disse:

    Caso a população se sinta “assaltada” com valores exorbitantes, deve fazer um ofício acompanhado de um abaixo-assinado e procurar a Câmara ou um vereador para que apresente um projeto de lei municipal que proponha a redução (pelo menos) deste imposto.

  5. Dayene disse:

    Quanto ao valor do IPTU, o cálculo se dá por área construída. Porém, o Município não é obrigado a cobrar o IPTU, assim como não é obrigado a cobrar a taxa do lixo. Em ambos os casos o valor é definido pela gestão da prefeitura atual, que pode baratear ou até isentar os munícipes (ou seja, os moradores de um município), pois se trata de um imposto predial municipal.

    1. ANONIMO disse:

      Se o prefeito pensasse nas próximas eleições, é simplesmente,colocaria taxa mínima em toda a cidade,devido à pandemia,mas ele tem que aumentar o salário dos mamadores da teta do prefeito.sera que os Azevedos ga há de novo?se depender de mim é MI há familia vizi nhos e amigos.:NÃO. NÃO AOS AZEVEDOS.A CHANCE DELES ACABOU.

      1. Rafael disse:

        Tem que cobrar o iptu de acordo com o georreferenciamento sim. Se a pessoa não tem condições de manter o imóvel que possuiu que venda e compre um que caiba nas condições financeiras. A cidade nunca vai crescer se ficar nessa de “dó” das pessoas mais humildes.

  6. Dayene disse:

    Gente, pelo amor de Deus, socoooorroooo!!! Rsrsrs… Vocês não sabem pesquisar Dicionário ou no Google não? MUNÍCIPE = AQUELE QUE MORA NO MUNICÍPIO. Desde que o mundo é mundo e se criaram os dicionários, esse vocábulo existe. Não tem nada a ver com erro de português ou linguagem neutra!!!

  7. Guilherme disse:

    Bom Dia! Esse Munícipe deve estar pagando R$ 60,00 de taxa de IPTU e reclamando. Divinews deveria buscar reportagens com conteúdo e não tentar manipular o leitor.

    1. Francisco Alves disse:

      Casa onde moro está devidamente feita a separação de condomínio , mesmo assim veio cobrando duas vezes tanto da minha casa como a casa do fundo como se fosse uma casa só , bando de corrupto

  8. Gil disse:

    Este assunto está rendendo muito.
    Não existe almoço grátis no mundo moderno.
    O georeferenciamento é necessário e não pune os mais pobres como andam divulgando por ai e, muito pelo contrario, ele detecta as construções irregulares, INCLUSIVE PRÉDIOS INTEIROS COM INÚMEROS APARTAMENTOS sem registro no cadastro técnico do município e que não pagam nem um tostão de IPTU e querem continuar assim para a alegria dos especuladores. O grito é por causa disto. Quem tem muito não quer pagar nada.

  9. Divinópolitano isento disse:

    Sinceramente não sei porque o choro, a lei de cálculo de IPTU é antiga, desde sempre previu que laje coberta é área construida. Se pagava IPTU cota básica estava errado. Se agora corrigiu, tá certo. Essa mania safada do brasileiro de querer se dar bem a todo custo. Minha casa tbm quase dobrou o IPTU, mais fui verificar e está certo, eu coloquei uma varanda aqui, uma coberta ali, se tá na lei tem que pagar

    1. GIL disse:

      Concordo plenamente.
      A população foi aculturada com tudo de graça e tudo no famoso jeitinho.
      Na grande maioria das cidades de porte médio e grande nunca se deixou de fazer o georeferecniamento por mais de vinte e seis anos.

    2. Anônimo disse:

      Uma vergonha esse georeferenciamento, sempre os mais pobres que pagam. PISCINA, QUE é coisa de gente RICA,NÃO é considerada para aumento de área construída. Gostaria de uma explicação lógica para essa pdiferença.

  10. Erica rosa disse:

    Quem teve Essa ideia de reajuste, deveria Era voltar Para o berço Para ser educado de novo, aprender ter no minimo respeito com o próximo e um pouco de compaixão, nada que falar Para políticos Vai resolver pq eles se titulam os donos da verdade e do poder e assim massacram a população sem do nem piedade.

  11. Angel disse:

    Detesto ler informações com erro de português…de onde saiu essa palhaçada de munícipe. O termo certo é município. Que ridículo.

    1. Arley disse:

      Acho que munícipe é o cidadão do município

    2. Donizete disse:

      Kkkkkkkkkkkkk

    3. Gil disse:

      Muncípe é o morador do município.
      Não é palhaçada não.
      É um termo pouco usado mas é correto.

    4. nadia maria cedro disse:

      Bom dia!Acho que reajuste são etapas em nossas vidas moderna.Tudobtem um preço sim e que deve ser conferido e efetuado.O problema é como foi feito, pois tem pessoas que melhoram suas casas, coberturas e quintais, não vejo mal nenhum nisso, agora ser fotografado e cobrado um absurdo pela melhorias isso já passou do normal e ridículo!As pessoas vão ter que ter um momento presencialmente com os integrantes da cobrança e aumento do IPTU para mostrar em fotos e visitas dos donos do aumento em suas residências, pois o Drone fez o trabalho mal feito.Isso sim é justiça.

    5. angela disse:

      então meu amigo Angel, você deve voltar para o MOBRAL sabe porquê?
      Significado de Munícipe
      adjetivo, substantivo masculino e feminino
      Que ou aquele que habita em um município (com relação a esse município).
      Diz-se do indivíduo que goza dos direitos do município.
      Como diria I, brahim Sued, de leve.

    6. Antônio Márcio disse:

      “Munícipe” significa morador do município!!

    7. WILIAM disse:

      Significado de Munícipe
      adjetivo, substantivo masculino e feminino Que ou aquele que habita em um município (com relação a esse município). Diz-se do indivíduo que goza dos direitos do município.
      Você tem que estudar mais.

  12. Mario Cesar Ferreira disse:

    É dever nosso, votar com consciência. Somos todos responsáveis pelas escolhas dos nossos representantes.

    Nas próximas eleições se lembrem de quem realmente se importa com a população, principalmente a mais vulnerável e carente.

  13. Antônio jr disse:

    Vc deveria para de falar merda! Não sabe nem o que está falando. É mais um que fica babando ovo de político!

    1. João carlos disse:

      Onde que ele falou merda? É exatamente isso que esta acontecendo.

  14. Julio César disse:

    Erro de português ou uma forma de aos poucos inserir a linguagem neutra?
    Divinews posta e responda!
    Ou vai me bloquear como fizeram no WhatsApp?

    1. Antônio Márcio disse:

      “Munícipe” significa morador do município!!

    2. Anônimo disse:

      Vc está doide? Onde que tem linguagem neutre aqui? Vc está vende chifre na cabece de cavale.

  15. Anonimo disse:

    Gleidson cleitinho e Eduardo só no pombal quebraram 3 varejoes ,o Zé Maria pai deles bancava esses camaradas .aprendam a votar. Eles irão arrumar a vida ,pq o Alibe vai acabar .quero acreditar q o povo de Divinópolis não é tão idiota

  16. Moa disse:

    Culpa da câmara tb que aprova tudo que vem do executivo, onde metro de casa e igual metros de cobertura, aberta, vende uma casa com mesmo valor da cobertura, nunca,

  17. Autônomo disse:

    O que é caro não é o imposto é coleta de lixo a moça da prefeitura me explicou. Isto é que tem que ser revisto e ninguém aceitar

  18. Anônimo disse:

    O cara que apoia isso é um fdp, tem dinheiro sobrando paga só você imbecil, puxa saco!

  19. Carlos Roberto Alves disse:

    O que eu vi nas fotos, foi uma cobertura muito grande e bem feita. Não dá pra acreditar que é só pra estender roupa, com certeza rola um churrasco também. Não gosto desses Azevedos, mas se pagava cota básica, tava tirando de muita gente que precisa.

  20. Gilberto Bitencourt Espindola disse:

    Vamos pagar pois é lei porém KD a lei de passeios e lote vagos e abandonados a maioria até paga lote de 1 milhão o valor venal é 10.000,00…

  21. Leandro disse:

    Essa desculpa foi boa kkk

  22. Ricardo disse:

    Tem que pagar, conversa fiada de casinha

  23. anonimo disse:

    Fora azevedos

  24. Anônimo disse:

    Ki chororô se tem grana p bater laje, p colocar roupa p secar,tem de custear com IPTU indiferente de ser hj só p roupa e provavelmente vc fez sim um acréscimo e pague por ele sim é lei para de chorar

Continua depois da publicidade