Com fechamento de escola, Prefeito de Divinópolis (Gleidson) e secretária de educação (Andreia) colocam vidas de crianças em risco

Publicado por: Redação

Na semana passada, justificando o injustificável, segundo interpretação da comunidade, a Prefeitura de Divinópolis anunciou o fechamento abrupto da escola de Amadeu Lacerda, que há quase 100 anos funcionava no local. O fechamento da Escola Municipal Maria Valinhas Ramos, segundo argumento da secretária de educação, Andreia Dimas, é por que o método adotado é multiserial atrapalhando o rendimento das crianças. Fato esse julgado como improcedente, pois de acordo com o testemunho de várias mães, que atualmente tem seus filhos matriculados em diversas escolas estaduais, eles apresentam bom rendimento, sinalizando que não houve perda da qualidade de ensino por terem estudados em sala multisérie. E rebatem também a questão da segurança sanitária quanto à pandemia, isso por que a escola é ampla e com excelente ventilação.

Neste domingo (27), o Divinews ouviu o relato de várias mães, e do presidente da Associação de Moradores de Amadeu Lacerda. Todos são uníssonos nas mesmas argumentações de colocar a vida das crianças em risco ao lança-las em ônibus que vai percorrer uma estrada de terra por duas horas de trajetos esburacados e que ainda no meio do caminho tem uma perigosa ponte.

Continua depois da publicidade

Rechaçaram a afirmativa que foi colocada na Nota Oficial da prefeitura de “A comunidade rural de Amadeu Lacerda compreendeu a medida adotada pela SEMED e fez votos de sucesso para nova etapa da vida escolar dos estudantes”, afirmaram ser isso uma mentira deslavada. “Não estamos satisfeitos não, isso é mentiroso”.

O Divinews consultou a presidente da Comissão de Educação, a vereadora Lohanna França, que mesmo sem conhecer o problema de perto, já que não esteve na comunidade para ouvir os pais, e a comunidade como um todo,  afirmou concordar com o fechamento da escola e com o envio dos alunos de Amadeu Lacerda para Ermida, no entendimento dela a classe ser multi série, atrapalha. Não levou em consideração os riscos das crianças, mesmo que sejam “apenas” oito.

 

Nota de Esclarecimento 

 Escola de Amadeu Lacerda

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) tem trabalhado para que todas as unidades escolares retornem às aulas em regime híbrido realizando atendimentos seguros, com o cumprimento integral dos protocolos de saúde estabelecidos pela Vigilância Sanitária.

Porém, a escola localizada na comunidade de Amadeu Lacerda, denominada Escola Municipal Maria Valinhas Ramos, precisa passar por reparos na rede elétrica e ampliação no número de funcionários. A região, atendida pelo transporte escolar oferecido pelo município, leva os alunos a partir do 4° ano, para estudar na Escola Municipal Professora Veneza Guimarães de Oliveira, da qual a escola de Amadeu Lacerda é um anexo.

Os oito estudantes da comunidade de Amadeu Lacerda, estão sendo atendidos diretamente na unidade sede e integrados às turmas dos seus respectivos anos de escolaridade em função do contexto de trabalho remoto instituído pelo Regime Especial de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (REAPNP).

Com o início do ensino híbrido, as crianças integradas às turmas sofreram uma ruptura de vínculo, no qual seria prejudicial ao desenvolvimento e à continuidade dos trabalhos. Devido às justificativas explicitadas nesta nota, a comunidade escolar compreendeu a situação e assegurou a proposta dada pela secretaria.

Portanto, a Semed passou a assegurar o atendimento gratuito do transporte escolar às crianças da comunidade, onde nenhuma criança terá que se deslocar de sua residência até a escola sem esse meio de locomoção garantido.

A equipe gestora da unidade escolar, em conjunto com os representantes da Semed, reforçou o direito da comunidade de exigir um serviço de qualidade e realizou uma série de procedimentos para esclarecer à comunidade os deveres das empresas que atendem o transporte escolar e as estratégias de fiscalização a serem adotadas por todos.

A comunidade rural de Amadeu Lacerda compreendeu a medida adotada pela Semed e fez votos de sucesso para esta nova etapa na vida escolar dos estudantes.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Fabio Aparecido de Oliveira disse:

    cadê os professores que sentiram ofendidos com a palestra do Padre Cristian. Falam alguma coisa aí agora. Vai fechar a escola? e as crianças? como ficarão? falam aí professores. e, aguardando a sua opinião. Quem fez melhor? O Padre Cristian ou a prefeitura? Vamos respondam aí. A cidade quer saber a opinião de vcs…. PROFESSORES……..

  2. Eduardo disse:

    Até agora aguardando que algum “professor”, especialmente de alguma escola particular, veicule nas suas redes sociais um vídeo cobrando veementemente a abertura da escola.

Continua depois da publicidade