FECHAMENTO DE ESCOLA: Líder comunitário e moradores de Amadeu Lacerda desmentem Nota de Esclarecimento da Prefeitura de Divinópolis

Publicado por: Redação

O Divinews publicou uma matéria na última quarta-feira (24) relatando o descontentamento dos moradores da comunidade rural de Amadeu Lacerda pelo fechamento da escolinha do local (veja matéria) – Nesta sexta-feira (25), a Prefeitura de Divinópolis emitiu uma Nota de Esclarecimento que não condiz com a realidade, ao relatar em sua nota que a comunidade compreendeu a medida adotada pela Secretaria de Educação e que ainda fez votos de sucesso para a nova etapa da vida escolar dos estudantes – Segundo o líder comunitário, e moradores consultados pelo Divinews isso não é verdade, “emitiram uma nota mentirosa” diz uma moradora.

Não procede o fato de que a totalidade dos pais tenham compreendido que a transferência das crianças da Escola Maria Valinhas Ramos, localizada em Amadeus Lacerda para a Escola Professora Veneza Guimarães de Oliveira em Ermida, é melhor para as crianças. Isso por que, segundo uma das mães, as crianças vão se expor a acidentes e  ainda ficarem exausta em uma viagem de duas horas, de ida para Ermida, e de volta para a localidade. E ainda que a alegada justificativa de ensino híbrido tem atrapalhado o desenvolvimento das crianças. “Isso é uma justificativa esfarrapada para minimizar o ato”. Tanto é que, estão se mobilizando para procurarem deputados e vereadores, na tentativa de retroceder o fechamento e a mudança das crianças.

Continua depois da publicidade

A informação é que sequer a secretária de educação, Andreia Carla Ferreira Dimas, sequer esteve no local. No entendimento deles é que a diretora que é a mesma das duas escolas está querendo poupar seu trabalho em dirigir dois estabelecimentos e ganhar pela a direção de apenas uma escola.

 

Nota de Esclarecimento

 Escola de Amadeu Lacerda

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) tem trabalhado para que todas as unidades escolares retornem às aulas em regime híbrido realizando atendimentos seguros, com o cumprimento integral dos protocolos de saúde estabelecidos pela Vigilância Sanitária.

Porém, a escola localizada na comunidade de Amadeu Lacerda, denominada Escola Municipal Maria Valinhas Ramos, precisa passar por reparos na rede elétrica e ampliação no número de funcionários. A região, atendida pelo transporte escolar oferecido pelo município, leva os alunos a partir do 4° ano, para estudar na Escola Municipal Professora Veneza Guimarães de Oliveira, da qual a escola de Amadeu Lacerda é um anexo.

Os oito estudantes da comunidade de Amadeu Lacerda, estão sendo atendidos diretamente na unidade sede e integrados às turmas dos seus respectivos anos de escolaridade em função do contexto de trabalho remoto instituído pelo Regime Especial de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (REAPNP).

Com o início do ensino híbrido, as crianças integradas às turmas sofreram uma ruptura de vínculo, no qual seria prejudicial ao desenvolvimento e à continuidade dos trabalhos. Devido às justificativas explicitadas nesta nota, a comunidade escolar compreendeu a situação e assegurou a proposta dada pela secretaria.

Portanto, a Semed passou a assegurar o atendimento gratuito do transporte escolar às crianças da comunidade, onde nenhuma criança terá que se deslocar de sua residência até a escola sem esse meio de locomoção garantido.

A equipe gestora da unidade escolar, em conjunto com os representantes da Semed, reforçou o direito da comunidade de exigir um serviço de qualidade e realizou uma série de procedimentos para esclarecer à comunidade os deveres das empresas que atendem o transporte escolar e as estratégias de fiscalização a serem adotadas por todos.

A comunidade rural de Amadeu Lacerda compreendeu a medida adotada pela Semed e fez votos de sucesso para esta nova etapa na vida escolar dos estudantes.

 

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade