Gleidson Azevedo (PSC) fecha escola com mais de 100 anos de existência e gera revolta em comunidade rural de Divinópolis

Publicado por: Redação

Com o aviso prévio de um dia para o outro, pais, professores, alunos e a comunidade foram surpreendido nesta última terça-feira (22) com o fechamento da escolinha de Amadeu Lacerda, a municipal Maria Valinhas Ramos, que funcionava há mais 100 anos naquela localidade.

O presidente da Associação de Moradores, Heleno de Castro Valinhas, explicou que na última segunda-feira (21) a Secretaria de Educação do município convocou uma reunião para o dia seguinte, contudo, já chegaram com um caminhão recolhendo todos os moveis para serem enviados à escola Veneza, localizada em Ermida, distante 22 quilômetros com um percurso feito por uma hora em estrada de chão.

Continua depois da publicidade

A alegação para o fechamento da centenária escola, explicada no ato da remoção, é que o método adotado é multisseriada e atrapalha o aprendizado, e ainda que, é necessário adotar um protocolo para a covid-19.

A comunidade não concordou com as alegações e disse que crianças a partir de 4 anos vão ter que acordar as cinco horas da manhã e percorrer um trajeto de 22 quilômetros em estrada de chão que leva uma hora para ir e outra uma hora para retornar.

 

Retirada do restante dos móveis na manhã desta terça-feira (23)

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. José Heleno Ferreira disse:

    Se o fato aconteceu desta forma – sem que a comunidade fosse ouvida, sem que as razões para o fechamento fossem apresentadas previamente, sem que moradores e moradoras da comunidade, crianças e familiares tivessem oportunidade de apresentar alternativas… é mesmo lamentável.

    Além disso, há alternativas que poderiam ser pensadas… temos, no Brasil, diversas experiências de Educação do Campo, Pedagogia da Alternância… Por que não fazer este debate?

  2. Marina disse:

    Meu Deus chocada com essa situação, triste com a falta de humanidade com os mais humildes

  3. Maria Vitória disse:

    Que triste

  4. Beatriz Cordeiro disse:

    Lamentável da forma que foi um desrespeito enorme com todos principalmente com os pais, achando que estavam indo a uma reunião de voltas as aulas com sistema híbrido e dão de cara com a escola toda vazia, o matérias já todos no caminhão. Uma grande palhaçada e humilhação.

  5. Anônimo disse:

    Mais um absurdo dessa gestão incompetente. Chefe do Executivo absolutamente incapaz de tomar decisões acertadas e gerir a máquina pública de forma decente. O que causa mais revolta é o fato de que a gestão atrapalhada do Prefeito já era uma certeza desde a campanha eleitoral. Cuidar de uma cidade e sua população não é trabalho para aventureiros e populistas.

  6. Luciene Alves disse:

    Falta de humanidade e respeito por parte de todos.Faltou a direção da escola reunir nem que seja 3 dias uma semana antes , muito triste pelo acontecido, todos da comunidade mereciam mais respeito

  7. Maria Otaviana disse:

    Concordo com fechamento, só não concordo da maneira que foi feito acho que faltou humanidade e respeito, porque a direção da escolas não reuniu com os pais e funcionários antes deixou para fazer isso já com o carregamento dos móveis sendo realizado.Certeza q a direção da escola sabia já é nem para ser mais humana falta de amor com o próximo.

  8. Maria Otaviana disse:

    Concordo com fechamento, só não concordo da maneira que foi feito acho que faltou humanidade e respeito

  9. Nailil disse:

    Se precisa cortar gastos sugar despesas que faça, mas porém vamos ser mais dignos e juros o mundo precisa de mas humanidade , não custava nada fazer um reunião uma semana antes do fechamento com os pais e o conselho da comunidade, explicando tudo.A escola tinha voluntários que cuidava do quintal para não virar uma mata, tirava os passarinhos de dentro das salas para não deixar destruir a prefeitura não mandava funcionários para capinar o quintal esse serviço era voluntários , eles todos da comunidade só mereciam um pouco mas de respeito de humanidade

  10. Anônimo disse:

    Se precisa cortar gastos sugar despesas que faça, mas porém vamos ser mais dignos e juros o mundo precisa de mas humanidade , não custava nada fazer um reunião uma semana antes do fechamento com os pais e o conselho da comunidade, explicando tudo.A escola tinha voluntários que cuidava do quintal para não virar uma mata, tirava os passarinhos de dentro das salas para não deixar destruir a prefeitura não mandava funcionários para capinar o quintal esse serviço era voluntários , eles todos da comunidade só mereciam um pouco mas de respeito de humanidade

  11. Anônimo disse:

    Cadê o Juvenal Bernardes pra dar chilique?

  12. Davi Ângelo de Assis disse:

    Lamentável o que este prefeito e sua secretária fizeram.
    Estudei nesta escola durante os meus 4 primeiros anos da vida acadêmica.

  13. Anônimo disse:

    Ditadores! Alguém tem que parar esse autoritarismo desgovernado. Cadê o MP?????????

  14. Anônimo disse:

    A forma como fecharam a escola foi desumano. Sem aviso prévio. Pais em reunião e caminhão sendo carregado com os objetos da escola. Os pais ficaram sem reação pela falta de respeito. Acredito que deveriam ter feito a reunião e depois irem buscar as coisas da escola. Que buscassem no turno da tarde. Lamentável.

  15. Jesse James disse:

    É a cara desse prefeito mesmo, o ato de fechar uma escola. Bolsominion tem aversão a cultura, ciência etc.

    1. Anônimo disse:

      Isso que é democracia!!!

  16. Anônimo disse:

    O problema foi a falta de respeito com a comunidade. Fez uma reunião, de um dia para o outro para comunicar o fechamento. E durante a reunião já foram tirando tudo e levando para caminhão. Não pensaram na comunidade. Deveriam se colocar no lugar do outro.

  17. João Antônio disse:

    Absurdo, sobretudo se tal medida não foi antes “negociada” com a comunidade, se não houve uma consulta prévia à comunidade se a escola atendida ou não a essa comunidade.

  18. Totonho do acarajé da praça disse:

    Divinópolis agora tem prefeito

    1. Cristiane disse:

      Elogiar um prefeito que fecha uma escola é lamentável 😔

  19. Anônimo disse:

    A escola é da comunidade, NÃO é sua sr. prefeito, devolva a nossa escola.

    1. RICARDO disse:

      Acho que as pessoas têm que evoluir a mente,é benéfico para as crianças estudarem com outras crianças para interagir com outras para desenvolver um melhor conhecimento

  20. Anônimo disse:

    Absurdo desrespeitoso Desumano.
    Mas os filim dele nao frequenta la ne

Continua depois da publicidade