COVID-19: Ritmo de contágio salta de 0,96 para 1,38 em Divinópolis e cidade está ameaçada de regredir à ONDA ROXA a qualquer momento

Publicado por: Redação

Uma situação bastante previsível até mesmo por quem não é especialista em saúde já assombra a população de Divinópolis, no que diz respeito a uma nova série de restrições nos comércios e demais estabelecimentos. Isso porque após a cidade voltar a flexibilizar a economia há cerca de três semanas, o ritmo de contágio teve uma alta significativa de ontem, terça-feira (11) para essa quarta-feira (12), conforme a última atualização do Boletim Epidemiológico. O índice saltou de 0,96 para 1,38, num crescimento de quase 0,5% entre os dois informativos. O que significa que 100 pessoas podem contaminar outras 138. Quadro preocupante e que ameaça o município a regredir à Onda Roxa do Minas Consciente a qualquer instante, caso continue nessa toada.

Fora este cenário, a Secretaria de Saúde registrou hoje mais cinco óbitos por covid-19, sendo dois de homens sem nenhum histórico de comorbidades e de três idosas. Outros cinco estão sob investigação das autoridades. São 23 vítimas fatais em 12 dias de maio, no total de 368 falecimentos desde o início da pandemia. As informações também deram conta de 340 novas notificações suspeitas e 77 casos confirmados para a doença.

Continua depois da publicidade

Ainda conforme o informativo, o total de pacientes internados em CTI, suspeitos de terem sintomas da Covid-19 é de 97 pessoas, sendo 58 moradores de Divinópolis e 39 residentes em outros municípios. O número de pacientes internados em enfermaria, suspeitos da Covid-19 é de 107 pessoas.

Segundo o Boletim Epidemiológico, a taxa de ocupação na Rede Hospitalar é de 62,9% e 83,6% tanto na rede pública, quanto na privada para os leitos de Enfermaria e de UTI respectivamente. A taxa de letalidade subiu dois centésimos e agora é de 3,06% . O ritmo de contágio como noticiamos acima subiu substancialmente e foi de 0,96% para 1,38%, indicativo que alerta o Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus. A taxa de isolamento social da população por outra vez não foi compartilhada.

Perfil das mortes neste 12 de maio de 2021

  • Sexo feminino, 60 anos, portadora de hipertensão arterial e adenocarcinoma. Evoluiu para óbito no dia 10/05/2021.
  • Sexo masculino, 57 anos, sem comorbidades. Evoluiu para óbito no dia 09/05/2021.
  • Sexo masculino, 49 anos, sem comorbidades. Evoluiu para óbito no dia 08/05/2021
  • Sexo feminino, 61 anos, portadora de diabetes mellitus e doença cardiovascular crônica. Evoluiu para óbito no dia 10/05/2021.
  • Sexo feminino, 63 anos, portadora de hipertensão arterial e obesidade. Evoluiu para óbito no dia 09/05/2021.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Cláudio Leite disse:

    Apenas para contribuir, tenho consciência que é apenas um detalhe ( mas importante).

    Como o índice saltou de 0,96 para 1,38; a elevação real foi de 43,7% ou seja muito alta.
    Se a elevação fosse de 0,5% apenas, o índice estaria em 0,965; o que não faria muita diferença.

    De toda forma, a informação é muito relevante.

  2. ricardo disse:

    calma gente, esta subida do índice de contágio é só o reflexo do “DIA DA MÃES” já, já volta a cair, é só ter fé, e rezar muito.

  3. angela maria disse:

    não é surpresa, os Divinopolitanos estão agindo como se já não existisse pandemia.

  4. Márcia Hermógenes disse:

    Se consultar os boletins epidemiológicos divulgados pela Semusa dia 05/05/21 a 1 semana atrás a Tx de transmissão era 0,65 mais que dobrou esse índice 🦠🙏🦠🙏

Continua depois da publicidade