COVID-19: Além de ignorar inquérito do Ministério Público do Trabalho, Prefeitura de Divinópolis fornece máscara para ser usada por cinco dias

Publicado por: Redação

O SINTRAM ( Sindicato do Servidores Públicos Municipais) relata que continua recebendo denúncias graves contra a Prefeitura de Divinópolis relativo à segurança dos trabalhadores da linha de frente da pandemia. A informação é de racionamento e inadequação dos Equipamentos de Proteção Individual – Epis entregue aos servidores.  Na última segunda-feira (26), o sindicato teve informações que no Serviço de Atendimento Especializado HIV/Aids – SAE e na Policlínica a administração municipal entregou uma máscara e orientou os trabalhadores a utilizarem a mesma durante cinco dias.

A diretoria do Sintram assim que teve conhecimento da situação oficiou o secretário de saúde, Alan Rodrigo, e as gerências do SAE e Policlínica a respeito do material e pediu entrega suficiente e de material específico para proteção dos profissionais da área da Saúde.

Continua depois da publicidade

Em maio do ano passado, quando foram entregues máscaras inadequadas aos profissionais de saúde, a diretoria do Sintram questionou a equipe de segurança da Prefeitura de Divinópolis, Cresst, e na resposta com base na nota técnica da GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 04/2020, os profissionais informaram que “como medida de prevenção e controle, que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), os profissionais lotados em unidades de saúde  que prestem assistência a menos de um metro dos pacientes suspeitos ou confirmados de infecção  pelo novo coronavírus devem utilizar máscara cirúrgicas”.

Ainda em oficio de resposta ao Sindicato, os técnicos de segurança da Prefeitura orientaram que os profissionais de saúde deverão trocar a máscara cirúrgica por uma máscara N95/PFF2 ou equivalente, ao realizarem procedimentos geradores de aerossóis como por exemplo: intubação ou aspiração traqueal, ventilação mecânica não invasiva, ressuscitação cardiopulmonar, ventilação manual antes da intubação, coletas de amostras nasotraqueais, broncoscopias, entre outros procedimentos.

Máscaras entregues

As máscaras entregues aos servidores da saúde, na própria embalagem consta nas informações do fabricante, que o produto é indicado para proteção de poeiras, névoas e fumo. Sendo indicado para indústrias têxteis, construção civil, área alimentícia, eletrônica, cimentos, vidros, jardinagem, limpeza geral e agricultura.  Também na embalagem consta a recomendação que o produto deve ser descartado após o turno de trabalho ou ao sofrer algum dano. “É uma situação que causa insegurança aos nossos servidores e deve ser esclarecida. Nossos servidores estão expostos diariamente ao risco de contaminação de bactérias, fungos, vírus, esse material é o recomendado? E essa recomendação de utilizar cinco dias as mesmas máscaras? O sindicato já pediu que a administração substitua as máscaras e siga a recomendação emitida pelo próprio órgão de segurança da administração”, finalizou Wellington.

Inquérito

Desde o ano passado, início da pandemia do Covid-19, um inquérito civil do Ministério Público do Trabalho está em andamento contra a Prefeitura de Divinópolis, devido ao município ter sido denunciado por não cumprir com as obrigações básicas de segurança dos servidores municipais.  Entre as omissões da Prefeitura estão: aglomerações de servidores, falta de Equipamentos de Proteção Individual – Epis, falta de material para higienização, entre outras questões.  Em visita aos locais de trabalho desde o início da pandemia, o Sintram produziu relatórios e várias fotos e encaminhou ao órgão, dando ciência da situação precária de vários setores. Em audiência, o MP solicitou adequações por parte do gestor municipal, de forma a seguir os protocolos de segurança a Covid-19.  No entanto, mesmo com inquérito do órgão em andamento, as denúncias continuam sendo registradas pelo Sintram, após mais de um ano da pandemia, o que mostra o descaso da Prefeitura relativo à segurança dos trabalhadores municipais.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Anônimo disse:

    Engraçado, em casa, na rua, no carro, em festas, em churrascos e outros. ninguem utiliza a mascara(esta de tecido normal) imagina esta que o sintran esta solicitando para os empregados, e a mascara que a prefeitura esta entregando para seus funcionarios nao protege nada , entao99% dos brasileiros ta fudido, so usam as de tecido.

  2. Anônimo disse:

    Ue kd o famoso Demétrius que punha pra quebrar em gestões passadas, bastou ganhar um cargo e se ajoelha as pés dos avezedos, que vergonha perdeu a diguinidade jogou no lixo uma luta em defesa dos serviço, por um cargo, mesmo discurso dos hipócritas.

  3. Rogéria Lacerda disse:

    Vcs sabem por qual motivo o prefeito colocou um posto de vacinação da Covid no Divinópolis Clube , lugar totalmente fora de mão , tendo o município diversos postos de saúde ?

  4. Sonia disse:

    ISSO É UMA VERGONHA!!!!!!

  5. anonimo disse:

    O sindicato deveria olhar tambem que para dirigir carro publico tem que se ter carteira de motorista remunerada ja que ela e uma profiçao dentro da prefeitura ja que os vereadores sao cegos para isso e nao tomam uma providencia quanto a isto e o MP nao investiga por enquanto

Continua depois da publicidade