Sindicato denuncia Prefeitura de Divinópolis no Ministério Público do Trabalho

Publicado por: Redação

A diretoria do Sintram, no dia 19 de junho, encaminhou à Prefeitura Municipal de Divinópolis um ofício cobrando a posse dos servidores municipais eleitos para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes -CIPA, bem como a indicação dos representantes do Executivo para a constituição da Comissão. Os servidores foram eleitos pelo funcionalismo em outubro de 2019 e até a presente data o prefeito municipal, Galileu Machado, não tomou as devidas providências para que a Comissão inicie as atividades, que envolvem a preservação da saúde e segurança dos Trabalhadores Públicos Municipais. Diante da omissão da Prefeitura, o Sintram denunciou nesta última segunda-feira (13) tal irregularidade para o Ministério Público do Trabalho.

Segundo informações do sindicato, antes das eleições em outubro do ano passado, segundo informações do setor de segurança do Centro de Referência em Saúde e Segurança do Trabalhador (Cresst), o município já estava há um ano sem a Comissão. A última Comissão foi nomeada pelo Decreto nº. 13.031, publicada em setembro de 2018.

Continua depois da publicidade

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes tem como objetivo melhorar as condições de trabalho, prevenir acidentes e doenças dele decorrentes, por meio de um trabalho em parceria com a Administração.

No ofício, o sindicato cobrou a posse imediata dos eleitos, visto que nesta situação de pandemia do Covid-19 (Novo Coronavírus) a Comissão ganha ainda mais importância, já que os representantes poderão com esse acompanhamento buscar medidas para preservar a segurança e saúde dos trabalhadores.

No início da pandemia, inúmeros ofícios foram enviados pelo Sintram à Prefeitura de Divinópolis devido à falta de Epis aos trabalhadores. Inclusive o Ministério Público do Trabalho instaurou Inquérito Civil contra a administração, diante de denúncia que chegou ao órgão relativa a essa omissão da administração.

Na época, o Sindicato visitou todos os setores da Prefeitura relatando as condições de trabalho dos servidores, dando ciência ao MP da situação.

A diretoria reforça que a segurança e saúde dos trabalhadores devem ser trabalhadas diariamente pela administração, por isso a cobrança do sindicato para a regularização da Cipa, visto que é o órgão que poderá se dedicar buscando garantir que administração cumpra com esse direito à segurança e a preservação a saúde de todos os servidores municipais.

Mesmo o sindicato enviado ofício à administração municipal nenhuma providência foi tomada para corrigir o problema. Diante disso, a diretoria do Sintram encaminhou ontem (13) ao Ministério Público do Trabalho, através do setor jurídico, Notícia Fato, registrada pelo número 00269.2020.03.010/2, relatando a omissão da Prefeitura.

Veja os candidatos eleitos como representantes dos servidores na CIPA:

CANDIDATO VOTAÇÃO
1º Nelson Antônio Santos (SEMED) 740 votos
2º Marilza Elói Chaves (SEMOP) 184 votos
3º Melina de Melo Santos (SEMUSA) 177 votos
4º Geise de Fátima Silva (SEMUSA) 175 votos
5º Rafaela Santos Silva (SEMUSA) 167 votos
6º Celia Maria Batista (SEMUSA) 164 votos
7º Wellington Silva (SEPLAM) 118 votos
8º Marcio Aparecido David (SEPLAM) 57 votos
9º Nilton Sousa Medeiro (SEMSUR) 57 votos
Nulos 156 votos
Brancos 449 votos
TOTAL 2.444 votos

 

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade