Gestão do prefeito Gleidson Azevedo (PSC), eleito com apoio do irmão, deputado Cleitinho Azevedo (CDN) é alvo de carreata de protesto em Divinópolis

Publicado por: Redação

A primeira carreata de protesto dos servidores municipais de Divinópolis convocada pelo Sintram na luta pelo direito à revisão salarial (Lei Municipal 8.083 – Gatilho salarial) e contra as medidas de desvalorização, que vem sendo marca da gestão Gleidson Azevedo/Janete, como o assédio moral e a precarização do serviço público, já tem data marcada. O movimento será no próximo dia 18, com concentração a partir das 17h30 ao redor da Catedral do Divino Espírito Santo, sendo o encerramento em frente ao Centro Administrativo da Prefeitura de Divinópolis, com realização de um ato em memória dos servidores municipais, que no exercício da função, faleceram devido à Covid-19 – O irmão do prefeito, o deputado Cleitinho Azevedo, que o elegeu, já que anteriormente ele era um ilustre desconhecido, em um vídeo que gravou recentemente apontando quais são as mazelas do país fez questão de esclarecer que os exorbitantes gastos com a máquina pública não é culpa dos servidores de carreira.

O movimento irá denunciar também os retrocessos da Reforma Administrativa – PEC 32, que está em tramitação no Congresso Nacional. Nesta data, as Centrais Sindicais, servidores das três esferas de governo e trabalhadores de distintas categorias prometem uma greve nacional contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020.  A proposta, se aprovada, será um  desmonte  ao serviço público em todos os níveis, e colocará o setor à disposição de interesses privados, prejudicando o funcionalismo e a população mais carente, que necessita do atendimento público.

Continua depois da publicidade

Conforme trajeto definido pelo sindicato, a concentração da carreata terá início às 17h30 nas proximidades da Catedral do Divino Espírito Santo, sendo a saída marcada para às 18horas. O protesto passará pela Avenida Primeiro de Junho, Rua Goiás, Avenida Paraná e o encerramento será em frente ao Centro Administrativo da Prefeitura de Divinópolis, com ato em memória dos servidores vítimas da Covid-19.

A presidente do Sintram, Luciana Santos, destaca a importância de união e mobilização dos servidores. “O sindicato espera que os servidores atendam a convocação do sindicato e estejam presentes nesta carreata, lutando pelo direito básico à revisão salarial. Além disso, vamos denunciar o assédio moral e a precarização do serviço público, que vem sendo marca da gestão Gleidson Azevedo. O próprio prefeito em uma abordagem a um agente de trânsito mostrou como é sua forma de tratamento com nossos trabalhadores, sendo que anterior a isso o sindicato já havia denunciado situações de assédio moral e cobrado medidas da administração. Estamos vivendo uma situação lamentável de desrespeito ao servidor de Divinópolis, que é quem está ai atendendo a população durante toda essa pandemia. É hora de mostrar a força do servidor para essa administração: sem o servidor, não há serviço público”, disse Luciana.

Vítimas Covid

A presidente destacou ainda a importância do ato que será promovido em frente ao Centro Administrativo em memória aos servidores vítimas da Covid-19. O Sintram, desde o início da pandemia, vem denunciando e exigindo condições adequadas de trabalho aos servidores, bem como todos os Epis para preservação da saúde da categoria. Inclusive, em atendimento a inquérito civil público do Ministério Público do Trabalho contra a Prefeitura de Divinópolis, o Sintram visitou diversos setores, registrando todas as irregularidades e omissão da gestão municipal relativa aos protocolos de segurança da Covid-19.

Em poucos meses de mandato, por inúmeras vezes, o Sintram teve que denunciar e cobrar medidas de segurança da gestão Gleidson Azevedo.  Desde que tomou posse, com o discurso de economia o prefeito gerou aglomeração, no Centro Administrativo, ao transferir, sem qualquer planejamento, a Secretaria de Saude para o local, expondo os servidores ao risco de contaminação. Além disso, no Centro de Atendimento ao Cidadão – CAC, a gestão Gleidson Azevedo não seguiu os protocolos de segurança de distanciamento entre os servidores, sendo que após intervenção do Sintram, o local foi fechado e promovida a testagem em massa dos servidores.  Dentre várias denúncias recebidas, uma que se destaca também foi relativa à Policlinica e o SAE HIV/Aids, onde os servidores relataram que foi entregue uma máscara e a orientação era usar o material por cinco dias.

Multa

Recentemente, em acordo celebrado em Ação Cívil Pública do sindicato contra a Prefeitura foi estabelecida multa de R$100 mil, em caso de descumprimento de medida de proteção aos servidores relativos aos protocolos de segurança da Covid-19. Foi garantida também a testagem de todo o funcionalismo municipal

Dados

O Sintram já oficiou a Prefeitura de Divinópolis relativo ao número de servidores, que foram afastados e faleceram devido a Covid-19 nenhuma resposta foi dada a diretoria. A presidente Luciana Santos disse que isso também será denunciado à população. “Quantos servidores municipais faleceram devido a Covid-19? Quantos foram afastados? Não sabemos esse número, a Prefeitura não informa. Enquanto o mundo parou, nossos servidores enfrentaram um vírus desconhecido e arriscaram suas próprias vidas, em condições precárias de trabalho, devido a omissão do gestor municipal. O que pedimos é a valorização e respeito a nossa categoria. Divinópolis e qualquer outra cidade do Brasil precisa do servidor municipal para atendimento ao cidadão, a pandemia escancarou isso. Ao invés de palmas, o servidor que está na linha de frente socorrendo a população, quer o respeito e o recebimento de seus direitos, esse é o reconhecimento que nossos servidores esperam e contamos com apoio da população nesta luta, que é mais que justa”, finalizou a presidente.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Lucas disse:

    Enquanto continuarem a eleger políticos por seus discursos e não por suas ações, os desgovernos continuarão como estão.
    Gleidson e outra lá se quer sabem governar um bairro, quem dirá a cudade do tamanho de Divinópolis. Nossa cidade merece respeito e políticos de qualidade.
    Todo meu apoio à classe dos servidorea públicos e OBRIGADO por tudo, durante essa pandemia.

  2. Anônimo disse:

    Em casa de ferreiro, o espeto é de pau kkkk

  3. Anônimo disse:

    Muito “bacana” o Cleitinho fazendo vídeo criticando políticos que tem assessores… ele, por acaso nãos os tem?

  4. Anônimo disse:

    Como político, quais são os grandes feitos do cleitinho?
    Vídeo não vale né?

  5. MORAIS disse:

    estao queimando fime , do CLEITINHO

  6. justoveríssimo disse:

    EU TAMBÉM.
    EDUCADO, GENTE FINA, TRATAVA A TODOS COM COM GENTILEZA.
    AS OBRAS QUE A ATUAL ADMINISTRAÇÃO ESTÁ FAZENDO É TUDO DO GALILEU,ESTÃO APENAS DANDO CONTINUIDADE.
    NÃO HÁ UM BAIRRO NA CIDADE QUE NÃO TENHA PELO MENOS UMAS DUAS OBRAS DO GALILEU.
    SAIU UM HOMEM BOM DE SERVIÇO E ENTROU UMA TURMA DE MOLEQUES MAL EDUCADOS E SEM NOÇÃO NENHUMA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.

  7. Lulalivre disse:

    Que saudades eu tenho do Galileu,

Continua depois da publicidade