Sintram diz que servidores da Saúde de Divinópolis receberam máscaras inapropriadas para proteção da Covid-19

Publicado por: Redação

O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis (SINTRAM) afirma ter recebido nesta última segunda-feira (27) mais uma grave denúncia dos servidores público municipais dos postos de saúde relacionada ao fornecimento de Equipamento de Proteção Individual pela Prefeitura de Divinópolis.  De acordo com a denúncia além de não estar entregando corretamente os EPI´s na quantidade necessária para o desempenho das tarefas, foram entregues também máscaras inapropriadas que não propiciam a proteção devida para impedir a contaminação pelo coronavírus, e tais locais são portas abertas para os pacientes que buscam atendimentos.

 

Continua depois da publicidade

Conforme informações da assessoria de comunicação do sindicato, o vice-presidente, Wellington Silva, esteve no local para verificar a situação dos servidores, e constatou que a máscara fornecida, segundo ele, é extremamente fina, assemelha-se a uma máscara caseira, ou seja, não adequada aos trabalhadores da saúde, que precisam de equipamentos próprios e específicos, já que estão na linha de frente no combate à pandemia.

A presidente do sindicato, Luciana Santos, disse que enviou um ofício para a Prefeitura de Divinópolis, relatando a situação ao secretário de saúde, Amarildo Souza, e cobrando que as máscaras cirúrgicas sejam entregues a todos os profissionais da saúde.

Luciana relata que aconteceu o afastamento de profissionais no Centro de Saúde do Planalto devido à contaminação pelo Covid-19 e questiona se não teria sido em consequência da falta de proteção. Diz também que a Administração alega falta de equipamentos no mercado, mas que ela (A Administração) não pesou essa situação ao flexibilizar o isolamento, liberando o comércio e determinando o retorno dos servidores ao trabalho.

Além da denúncia de EPI, foi relatado também para o sindicato que existe falta de álcool em gel na Farmácia Central especificamente no “dispenser” que fica ao lado do ponto biométrico,

A diretoria afirmou ainda que irá levar ao conhecimento do Ministério Público todas as omissões da Prefeitura.

Foi solicitado que os servidores continuem encaminhando as denúncias para o sindicato, por que tudo será levado ao conhecimento do Ministério Público e da Justiça.

Contraditório

Em resposta a denúncia do SINTRAM, a Secretaria de Saúde emitiu a seguinte Nota:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis, antecipando possíveis de demandas por esclarecimento, vem a público informar ocorrência havida na última sexta-feira (24/04/2020), atinente à disponibilização de máscaras cirúrgicas para os servidores das unidades assistenciais do Município.

Conforme é de conhecimento público, em razão da proporção global da pandemia de COVID-19, a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) não tem ocorrido na velocidade e na quantidade que gostaríamos em razão da alta procura pelos referidos itens.

Considerando que a aquisição de máscaras cirúrgicas feitas pelo Município tem previsão de entrega para o próximo dia 30/04/2020, a Secretaria Municipal de Saúde acionou o IBDS-Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Social, empresa gestora da UPA Padre Roberto Cordeiro Martins, para solicitar o empréstimo de 1000 (mil) máscaras que seriam utilizadas até que a remessa recém-adquirida estivesse disponível para utilização dos nossos servidores.

Tão logo os EPIs tomados de empréstimos foram entregues, promovemos a distribuição dos mesmos. No entanto, no ato da distribuição, os servidores já questionaram a qualidade das máscaras e a Secretaria Municipal de Saúde acionou o IBDS relatando os questionamentos que, de pronto, reputamos procedentes.

Oportunamente, ressaltamos que, como as máscaras estavam em embalagem selada e, para preservar sua esterilidade, não houve abertura no nível Central da SEMUSA, a qualidade das mesmas só pôde ser verificada quando da sua distribuição.

Em tempo, informamos que as máscaras adquiridas pela Secretaria Municipal de Saúde, e que estarão disponíveis a partir da próxima quinta-feira, atendem às especificações e aos requisitos técnicos de segurança.

Divinópolis, 28 de abril de 2020.

Amarildo de Sousa

Secretário Municipal de Saúde

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade