Baixa testagem para a Covid e atraso das vacinas revela o descontrole da pandemia em Divinópolis

Publicado por: Redação

Depois da falta de testes comprovada em todos os postos de saúde de Divinópolis constadas no fim de fevereiro e início de março pelo Divinews, as unidades voltaram a realizar os exames para o Novo Coronavírus nesta segunda-feira (15).

No Posto de Saúde do Bom Pastor, cerca de 15 pessoas aguardavam nesta para fazer os exames e terminar com a aflitiva espera a respeito da infecção ou não para a Covid-19. Os exames do público na fila foram marcados para a parte da tarde, a partir das 15h. Após os testes, os resultados foram impressos e entregues aos pacientes em até 10 minutos.

Continua depois da publicidade

Um dos servidores do Posto de Saúde do Bom Pastor disse não saber exatamente quantos testes o local já realizou. “Não faço ideia, mas aqui fazemos em média 10 por dia, do teste rápido.”, revelou.

 

Defasagem na entrega dos testes comprometeram o processo de testagem da população em Divinópolis nos últimos dias. | Foto: Arquivo/Divinews

 

A unidade também está realizando exames, teste o qual os profissionais de saúde inserem uma espécie de cotonete na via nasal dos pacientes e com a amostra coletada, realizam uma bateria de resultados para aferir se o paciente está doente ou já teve contato com vírus. Esse tipo de testagem tem maior eficiência de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Sistema Único de Saúde (SUS).

Vacinômetro

Segundo os dados levantados pela ferramenta da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) publicado na tarde desta segunda-feira, o Governo de Minas apontou que até o momento, 836.176. imunizantes da 1ª dose foram aplicadas, ao passo que 376.215 da 2ª dose foram disseminadas. No total, pouco mais de 1,2 milhões de antígenos.

Em Divinópolis 9.375 ampolas da 1ª dose e 4.656 da 2ª dose já foram aplicadas, totalizando 14.031 vacinas.

Vacinas prometidas em memorandos poderia já ter imunizado mais da metade da população divinopolitana

A título de curiosidade, se contar o memorando do ex-prefeito Galileu Machado (MDB) assinado no dia 29 de dezembro de 2020, o qual prometia a compra de 260 mil doses e a nova intenção de compra de vacinas contra a Covid-19 anunciada hoje pelo atual prefeito Gleidson Azevedo (PSC) – o qual prevê a aquisição de 73 mil ampolas, levando em consideração a aplicação em duas vezes, Divinópolis já teria vacinado 166.500 pessoas.

O número corresponde aproximadamente 65% da população, estimada em 240.600 habitantes, segundo levantamento do último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade