Enquanto Prefeitura de Formiga inicia testagem em massa de Covid-19, Divinópolis não tem testes nos postos de saúde

Publicado por: Redação

A Secretaria de Saúde em Divinópolis tem tido dificuldade para poder abastecer os postos na cidade, com os testes rápidos para a Covid-19. Enquanto isso, cidades vizinhas como Formiga, aceleraram as testagens a partir desta quinta-feira (04/03). No município da região centro-oeste, 8 mil testes já estão disponibilizados e outros estão sendo adquiridos. O processo pode ser feito nas unidades ou drive-thru, com agendamento prévio e preenchimento de questionário.

De acordo com a Prefeitura de Formiga, o swab nasal sai em instantes e tem 90% de eficácia. Os agentes sanitários informaram ainda que a testagem de antígenos informa se a pessoa está assintomática, se já contraiu o vírus e demais informações relevantes. “A prioridade é para a população que tem algum sintoma ou aquelas assintomáticas, mas que participaram de festas ou tiveram contato, nos últimos 14 dias, com pessoas que tiveram testagem positiva para Covid-19”, destaca o Secretário de Saúde, Leandro Pimentel.

Continua depois da publicidade

Falta testes para Covid-19 em Divinópolis

Na contramão da vizinha Formiga, Divinópolis vive realidade muito diferente. Vários postos dos quatro cantos da cidade apresentaram falta dos testes rápidos – os mais básicos e de menor eficácia. A escassez dos insumos foi atestada por alguns internautas que contataram ao Divinews. E.Z (30) diz ter sentido sintomas suspeitos na semana passada e não conseguiu ser testado. “Depois de eu e minha esposa sentirmos diferentes procuramos a unidade Central, mas não fomos testados.”, revelou.

Um morador local que não quis se identificar perdeu parcialmente o olfato e paladar. Ao buscar ajuda na unidade do Bom Pastor, mesmo depois de ter sido bem atendido pela médica do bairro, ele não conseguiu sair de lá com o teste marcado. “Desde domingo (01) não sinto o cheiro nem o gosto de nada. Fiquei preocupado. A clínica me examinou e pediu pra ficar em isolamento nove dias e voltar lá daqui duas semanas para fazer o teste. Porém, quando fui na recepção da secretaria, uma servidora me informou que estavam sem e nem previsão tinham. Fiquei na mão e sem saber se fui infectado ou não.”, contou.

A redação solicitou a assessoria de comunicação da Prefeitura respostas para as reclamações sobre a falta de testes. A pasta disse que irá levantar mais informações até amanhã, mas confirmou. “Realmente estavam faltando testes rápidos mas chegaram ontem e estão sendo distribuídos nas unidades, o fornecedor disse que irá entregar mais na semana que vem.”, confirmou. A informação da PMD foi confirmada também pela assessoria da vereadora Lohanna França, a qual informou ao Divinews a chegada e distribuição dos testes ao longo desta semana e nos próximos dias, na medida em que os materiais clínicos vierem do Estado e da União.

Minas Consciente e restrições mais rígidas

A Microrregião Divinópolis já está na Onda Vermelha por ter atingido 20 pontos no Minas Consciente. Em coletiva na tarde desta última quarta-feira (03), o Secretário Estadual de Saúde Carlos Eduardo Amaral e o Governador Romeu Zema (Novo), concederam entrevista coletiva para informar que duas macrorregiões vão para “Onda Roxa”, sendo elas a Noroeste e Triângulo Norte – trecho onde fica Uberaba, e Noroeste – onde está João Pinheiro. Nesse novo enquadramento, as restrições valem por 15 dias, não são opcionais (decisão não são das Prefeituras) e são mais rígidas, com equivalência aos lockdowns.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. JOSE ANTÔNIO disse:

    CADÊ OS QUASE 9 MILHÕES DE TESTES ESTOCADOS EM SÃO PAULO GRÁTIS FORNECIDOS PELO GOVERNO FEDERAL QUE QUASE NENHUM SECRETÁRIO DE SAÚDE ESTADUAL OU MUNICIPAL PEDIU MAS COMPRARAM SEM LICITAÇÃO COM VÁRIAS DENÚNCIAS DE SUPERFATURAMENTOS E DESVIOS MILIONÁRIOS NA SAÚDE NO BRASIL INTEIRO INCLUINDO DÍVINOPOLIS???????

Continua depois da publicidade