Secretário de Saúde de Divinópolis diz que cidade está próxima de impor toque de recolher e funcionar somente os serviços essências próprios da ONDA ROXA

Publicado por: Redação

O secretário de Saúde de Divinópolis, Alan Rodrigo, em coletiva de imprensa confirmou as informações que nos últimos dias estão sendo divulgadas continuamente, da gravidade da situação da pandemia, que a cidade está próxima de um colapso na rede pública, contudo, a decisão de restrições não será tomada isoladamente pela administração municipal e sim por meio do Governo do Estado, pelo Programa Minas Consciente, com a implantação da ONDA ROXA. Explicou não ser possível que municípios vizinhos estejam em ondas diferentes, já que a rede de saúde é interligada e integrada.  

Diferentemente do que alguns veículos de comunicação têm divulgado que a ocupação total dos leitos é de 100%, Alan explicou que a UPA Padre está somente a enfermaria da UPA está com 100% de ocupação, enquanto os 25 leitos de CTI Adulto, 17 estão com pacientes, e 8 estavam livres até o momento da entrevista coletiva que foi na tarde desta última quarta-feira. O secretário seguiu informando que dos 17, apenas 3 são de Divinópolis os outros 14 são de outras cidades e mesmo de outras regiões que não pertencem a Macrorregião Oeste. A ocupação da enfermaria infantil é de 50%, ou seja existem 8 leitos ocupados e 8 livres.

Continua depois da publicidade

Sobre a macrorregião Oeste, a qual pertence Divinópolis, de acordo com o secretário está com 94% de ocupação dos leitos de enfermaria e de 85% dos leitos de CTI, reservados para Covid-19, ocupados.

Quanto ao São João de Deus o Divinews obteve as seguintes informações, que a ocupação no CTI Covid SUS ADULTO e CTI Covid SUS INFANTIL  ambos tem realmente o índice de 100%; Enquanto a enfermaria SUS COVID dos 36 leitos existentes, 28 estão ocupados, ou seja o índice é de 77,78% – A situação na Saúde Suplementar, o atendimento através dos planos de saúde, é a seguinte: 50% no CTI COVID, dos 20 leitos, 10 estão ocupados; Contudo, no CTI INFANTIL, a ocupação é de 150%, dos 2 leitos existentes a ocupação é de 3 leitos.

Na ONDA ROXA, além da restrição de funcionamento das empresas já que só é permitido o funcionamento de serviços essenciais e a circulação de pessoas fica limitada aos funcionários desses estabelecimentos. Existe também o toque de recolher entre as 20 horas e 5 horas da manhã, e o deslocamento para qualquer outra razão deverá ser justificado e a fiscalização será feita com o apoio da Polícia Militar.

São considerados serviços essenciais em Minas:

  • Alimentos, Agropecuária e Agroindústria (excluídos bares e restaurantes);
  • Serviços de Saúde (atendimento, indústrias, veterinárias, etc);
  • Bancos e seguros;
  • Transporte público;
  • Energia, gás, petróleo, combustíveis e derivados;
  • Manutenção de equipamentos e veículos;
  • Construção civil;
  • Indústrias (apenas da cadeia de Atividades Essenciais);
  • Lavanderias;
  • Imprensa;
  • Serviços de TI, dados, imprensa e comunicação;
  • Serviços de interesse público (água, esgoto, funerário, correios etc.).

Protocolos

Conforme a decisão, as atividades essenciais na onda roxa deverão seguir rigorosamente os protocolos sanitários disponíveis no plano Minas Consciente. Os serviços não essenciais poderão funcionar sem atendimento ao público, em sistema de delivery e venda on-line, respeitando o limite de horário do toque de recolher. As pessoas que estiverem deslocando para o trabalho, em serviços essenciais, deverão portar carteira de trabalho ou funcional ou crachá ou contrato de trabalho ou qualquer outro documento idôneo que justifique o vínculo profissional.

A comprovação para outros deslocamentos não essenciais se dará através de documento de identidade oficial com foto e autodeclaração para deslocamento durante a quarentena, que não precisa ser impressa. O comprovante poderá ser apresentado pelo celular, ou por qualquer equipamento eletrônico que se conecte à internet, para confirmar a necessidade do deslocamento.

Fiscalização

A fiscalização será feita com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, em conjunto com os municípios envolvidos. As gestões municipais deverão, através de seus órgãos de segurança pública, trânsito e/ou fiscalização, atuar de forma conjunta, visando ao cumprimento das medidas postas.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. jovem disse:

    querem nos prender bando de incopetentes

  2. Anônimo disse:

    ESPERA AI A CIDADE 1 EM CADA SEIS PASCIENTES SAO DE DIVINOPOLIS TEM QUE AUMENTAR NAS CIDADES AO REDOR OS LEITOS E PRONTO

  3. Anônimo disse:

    Culpa dos idiota dos Azevedo que brigam pro comercio ficar abertos, idiotas inúteis.

Continua depois da publicidade