Com Divinópolis à beira de colapsar rede hospitalar, vereadora apela que prefeito tenha coragem e feche a cidade

Publicado por: Redação

Na reunião ordinária da Câmara de Divinópolis realizada nesta terça-feira (09/03), os agentes políticos debateram a necessidade de tomar medidas mais restritivas para frear o avanço da pandemia do Novo Coronavírus em Divinópolis. Em contrapartida, outros vereadores defenderam a manutenção das flexibilizações econômicas e o funcionamento de todas as atividades comerciais, mesmo as consideradas não essenciais no Plano Minas Consciente.

O impasse sanitário que em outros locais do estado e do país foi até tema de artigo jornalístico em 2020, na Revista Piauí, edição na qual criaram os termos “cloroquiners” e “quarenteners” para apelidar aos que defendem o tratamento sem embasamento científico x os que se resguardam em referências de estudos de pesquisadores especialistas, veio a figurar no encontro desta tarde na Casa Legislativa e rivalizou membros que já entraram em rota de colisão em pautas anteriores.

Continua depois da publicidade

Debate entre a ciência e a economia

A vereadora Lohanna França (Cidadania) reservou uma parte de seu discurso para expor a situação preocupante da saúde no município e pediu que as autoridades repensem quanto a questão do funcionamento de estabelecimentos durante a pandemia. “Nós visitamos a UPA ontem a noite e foi um terror. A UTI para crianças com Covid-19 está lotada. Eu sou professora de criança. Meu olho encheu de lágrimas umas trinta vezes. Não tem condição de continuar do jeito que está. Ninguém quer que a cidade feche. Não é bom para ninguém. Mas a cidade vai ter que fechar. As pessoas estão indo em festas nos sítios. Usam máscara ‘assim’ (no queixo). Eu sei que o Presidente não ajuda, o Governador não ajuda. O prefeito vai ter que fazer uma ação de conscientização das pessoas. Ou a cidade vai parar por falta de leitos ou vai parar voluntariamente, porque senão vai virar Manaus!”, exclamou a edil.

Em sequência, a parlamentar enfatizou. “Tem onze funcionários lá na UPA afastados. Ninguém aguenta mais. Os profissionais estão morrendo. Pensa você que é mãe, se precisar de uma vaga e não ter. Essa situação é muito difícil. Não é só abrir leito. Não tem profissionais suficientes. Não é só em Divinópolis. Minas Gerais inteira está um caos. A gente vai ter que fechar a cidade.. Eu faço um apelo ao prefeito. Peço que ele tenha essa coragem nesse momento que é muito difícil. É uma decisão séria, mas que vai ter que ser tomada.”, suplicou Lohanna.

Em sucessão na tribuna, o vereador Eduardo Azevedo (PSC) mostrou-se preocupado com o quadro pandêmico, ponderou alguns pontos econômicos frente ao eminente colapso da saúde no município e relativizou não ser um problema exclusivo da cidade. “Eu tenho visto uma preocupação enorme dos vereadores aqui da Casa e da Secretaria de Saúde com a questão da pandemia. Esse caso é muito triste porque não é só em Divinópolis. O problema se arrasta pela região centro-oeste, Minas, Brasil e Mundo.”, levanta.

O parlamentar acrescentou. “Eu fico preocupado, mas eu fico mais preocupado ainda com a questão das pessoas que estão sendo prejudicadas frente a crise econômica que está sendo desencadeada. Muitas pessoas me perguntam: ‘Como nós vamos fazer?’. O que eu quero falar aqui nessa tarde é justamente para os profissionais liberais e os comerciantes dessa cidade. Eu continuo na ativa na parte da manhã e fazendo entregas nos quatro cantos da cidade. Eu tenho visto um volume excessivo de lojas fechadas. São muitas e esse número aumentou pós pandemia.”, acrescenta.

Eduardo complementou. “É muito cômodo quando nós temos o nosso de direito assegurado no fim do mês. Eu me coloco no lugar de um pedreiro, de um servente, de um pintor, entre outros mais, que precisam trabalhar em um dia pra poder ganhar o outro. Me incomodo quando alguém vem aqui e fala que tem que fechar. A culpa não é do comércio. São as pessoas lá fora que estão trabalhando 10, 12 até 24 horas por dia, para pagar nossos salários. Temos que punir os intransigentes que fazem festa clandestina e não com eles (comerciantes).”, complementa.

O parlamentar questionou ainda a efetividade das restrições sanitárias e concluiu. “Não existe ‘fundação’ científica na história de outras pandemias de que o lockdown foi efetivo. Ele não impede que o vírus morra. Na Gripe Espanhola não houve lockdown. Na Peste Negra, não houve lockdown. Você está preocupado com a vidas? Eu também estou preocupado com vidas. Mas juntamente com essas vidas estão atreladas as rendas e se as pessoas não morrerem pelo vírus, vão morrer de fome. Por isso precisamos ter empatia com quem garante nosso salário e que todo o sistema dessa cidade funcione.”, conclui.

Boletim epidemiológico da Covid-19 aponta lotação máxima na ocupação dos leitos

A Secretária Municipal de Saúde (Semusa) reportou no boletim epidemiológico desta terça-feira (09/03), que 42.125 casos suspeitos para o Novo Coronavírus foram notificados. 7.235 destes foram confirmados e 1.942 foram descartados. Divinópolis contabilizou 168 óbitos até aqui. A ocupação dos leitos na CTI com sintomas similares é de 58 pacientes e na enfermaria 74.

No total segundo a pasta, a ocupação da UTI do SUS está em 58,6% e da enfermaria 58,3%. Porém conforme apurado pela reportagem do Divinews, leitos de CTI e UTI já atingiram 100% (lotação máxima) tanto nas vagas públicas, quanto nas privadas, no Hospital de Campanha (UPA), no Hospital São João de Deus, no Hospital São Judas Tadeu, no Hospital Santa Mônica e no Hospital Santa Lúcia.

Divinópolis contabiliza 20 pontos na escala do Plano Minas Consciente e está enquadrado na Onda Vermelha, uma cor abaixo da recém criada Onda Roxa, a qual o Governo do Estado tem o poder de decretar que as macrorregiões entrem em lockdown, o que faz com que apenas as atividades essenciais permaneçam em funcionamento e os horários dos estabelecimentos são reduzidos, além do toque de recolhida. A Onda Roxa é acionada na soma de 22 pontos do decreto.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. P...q....P disse:

    Lohanna…um ano fazendo a mesma coisa e não dando resultado…você chega para a população e oferece como solução fazer a mesma coisa para esperar um resultado diferente? Você só confirma que o grande problema dos nossos políticos é o altíssimo déficit cognitivo.

  2. Matemático disse:

    Lohanna…um ano fazendo a mesma coisa e não dando resultado…você chega para a população e oferece como solução fazer a mesma coisa para esperar um resultado diferente? Você só confirma que o grande problema dos nossos políticos é o altíssimo déficit cognitivo.

  3. Anônimo disse:

    Pelos comentários, O DINHEIRO VALE MAIS QUE A VIDA,, PARABÉNS VEREADORA,,, Infelizmente, vivemos em um mundo, que só se pensa em poder,,O SER HUMANO, SUA VIDA, NÃO TEM VALOR

  4. Ricardo disse:

    Se estamos com o sistema lotados , que tal parar de receber pacientes do Triangulo Mineiro . Seria um ótimo começo Vereadora . Se Domingo em nosso CTI Covid não tivessimos 6 pacientes de Coromandel e região . Teriamos dois pacientes no CTI covid naquele dia .

    1. Anônimo disse:

      FORAM 26 DE COROMANDEL

  5. Evandro Gilson Dutra disse:

    Lockdown do comércio não concordo, mas toque de recolher das 20hs as 5hs com penas severas, principalmente em aglomerações em casa e sítios, já ajudaria bastante. E principalmente, rigor na fiscalização nas ruas, principalmente nas filas de bancos e lotéricas, limitação de pessoas em supermercados, etc.

  6. clovis disse:

    faz parar os boletos da cemig a copasa e todas as outras contas, ai depois disso vcs fecham a cidade

  7. Daniel disse:

    Porque não aumentam o efetivo de vigilantes sanitários para fiscalizar essas festas clandestinas?
    Muito melhor do que fechar o comércio e deixar as festas acontecerem

    Tem que aumentar os fiscais de saúde.
    Só isso

  8. Anônimo disse:

    lorrana sabe o que é cagede então olha o que aconteceu de janeiro ate agora e veja oque aconteceu com os empregos.30 por cento da população ativa desempregada.

  9. Carlos Roberto De Souza disse:

    Retificação:. No meu comentário, onde está escrito Loja no início e no final, o correto é LOHANNA….

  10. Anônimo disse:

    votei em você agora já estou trabalhando contra. Trabalho há mais de 30 anos e você onde trabalhou lorrana qual sua historia nunca mais voto em você estou trabalhando contra a sua reeleição ate agora só falou besteira.

  11. Jésus Ibanez disse:

    A única coisa que entra em colapso é a fé. Há uma política assustadora que toma a frente na razão. Não é essa doença que é perigosa, mas aquelas que a tornam um mito assassino… O que motiva essas pessoas? Por quem eles são pagos e quanto para alimentar esta política do medo? E aqueles que pagam por isso qual é o verdadeiro propósito?

  12. joesley membro disse:

    Oi Lohanna bom dia tudo bem? aqui vamos fazer um acordo, voçes fecham a cidade, e durante o tempo em que ficar em Lockdown voçes veradores ficam sem receber seus salarios. O que voçe acha? è justo não é. Eu acho entendo que sim, porque nós empresarios que com o pagamento dos impostos é que bancamos seu salario, e com a cidade fechada não faturamos e consequentemente não teremos recursos para tal.

    1. Anônimo disse:

      sou estou como uma duvida pra quem eu mando as contas? Já não vou pagar IPTU pois não tenho como pagar lorrana paga pra mim

    2. Carlos Roberto De Souza disse:

      Bom dia à TODOS: Fechar à Cidade: A Nobre Vereadora Loja na, deveria cobrar do Governador Romeu Zema, mais Leitos extras para DIVINÓPOLIS. O Secretário da Saúde e com Aval do Prefeito, SUPERLOTARAM os Leitos disponíveis em Divinópolis, para 19 pessoas Oriundas de Coromandel. Deveriam: Secretário da Saúde , Prefeito e todos os Vereadores, irem até Belo Horizonte buscar junto ao GOVERNADOR, mais Leitos Extras para DIVINÓPOLIS. Subir em Palanque da Câmara Municipal, e Pedir para FECHAR o COMÉRCIO, é FÁCIL em LOJA NA!!! Um abraço?! 🙄🤔🙄🤔🙄🤔.

  13. Sonia disse:

    Fechar o comércio ,enquanto festas rolam soltas. Precisamos nos conscientizar do que é ser CIDADÃO. Respeito pelo outro, empatia. Voltar-se para o DEUS único e verdadeiro. AQUELE que verdadeiramente tem solução para os nossos problemas. O que o sistema quer é o povo dividido,pois, é mais fácil manipular.

  14. IARA NUNES disse:

    Eu me arrependo todos os dias de ter votado na Lohanna, e se depender de mim ela nunca mais será eleita para nenhum cargo publico. Vou fazer campanha contra ela todos os dias de minha vida. Usando de demagogia estupida, ela quer que a cidade seja fechada. mas quem vai pagar as contas dos pequenos empresarios? Tenho certeza que o salario dela será depositado normalmente.

  15. Anônimo disse:

    Se for o caso de fechar ! Fecha tudo né , não só o comercio …fecha tudo porque ai ninguém fica prejudicado .

    1. Angela Maria disse:

      Concordo com vc se tem que fechar é fechar tudo mesmo serviço essencial é da saude que esta na linha de frente clinicas particulares nunca foram essenciais pq quando vc precisa marcar consulta só con segue com tres meses

  16. helder ribeiro duarte disse:

    essa lohanna e uma besta ao quadrado.

  17. helder ribeiro duarte disse:

    essa lohanna e uma idiotaq.

    1. Meire disse:

      Parabéns lohana. A única sensata no meio de um monte de macho escroto.

  18. Anônimo disse:

    então seu vereador papagaio de pirata, deixa morrer. Aí não precisa receber mais nada né? “jenial”

  19. Não feche o comércio disse:

    Fala pro servidor ficar em casa e suspende o salário dele. Afinal é isso que acontece quando nos trabalhadores autônomos e empresários somos obrigados a fechar. Fechar nunca foi a solução!

    1. IARA NUNES disse:

      Eu me arrependo todos os dias de ter votado na Lohanna, e se depender de mim ela nunca mais será eleita para nenhum cargo publico. Vou fazer campanha contra ela todos os dias de minha vida. Usando de demagogia estupida, ela quer que a cidade seja fechada. mas quem vai pagar as contas dos pequenos empresarios? Tenho certeza que o salario dela será depositado normalmente.

    2. IARA NUNES disse:

      É isso que acontece quando votamos em comunistas, tudo para eles, nada para o povo. eu me arrependo amargamente de ter votado na Lohanna, mas nas proximas eleiçoes vou trabalhar contra ela. e se Deus quiser nunca mais será eleita.

    3. Ze disse:

      Faça o mesmo tambem. Feche a câmara e os vereadores fiquem sem renda também.
      Patricinha.

  20. Julio Cesar disse:

    Tal do esquerdista não tem mexida não,o tal do quanto pior melhor,turminha do fica em casa aí vamos todos alimentar na sua casa quer aparecer coloca uma melancia na cabeça,traga soluções e pare de aparecer a campanha pra deputada está longe ainda !!!!

  21. Anônimo disse:

    O CAC está atendendo mais de 500 pessoas diariamente sem nenhum tipo de prevenção ou distanciamento, colocando em risco vida dos cidadãos e servidores que estão sendo coagidos a trabalhar sem poder se defenderem.

    1. Anônimo disse:

      Deixa o cidadão trabalhar!
      Se o problema é falta de vagas, a culpa é do governo que fechou leitos.
      Proponho uma CAMPANHA para aqueles que são a favor do lockdown: sustente leitos com seu salário fixo.
      O autônomo não tem essa chance.
      Então, vereadora, abdique de seu salário em prol da saúde.

      1. Anderson Sbampato disse:

        É uma fanfarrona mesmo, abra mão do seu salário vereadora, mas não né, pra vc quanto pior melhor né. Venha trabalhar de verdade pelo menos uma vez na vida pra ver se é fácil.

        1. Paulo disse:

          Todo mundo sabe que você não trabalha, Anderson, só acha que é alguém porque é contabilista e tem ALGUNS clientes que ganham dinheiro, mas é só mais um enganado que acha que é enganador, kkkk

Continua depois da publicidade