Superintendente Regional de Saúde explica tecnicamente transferências de pacientes covid-19 para Divinópolis

Publicado por: Redação

O superintendente Regional de Saúde de Divinópolis, Júlio Guimaraes Barata explicou de forma técnica por que ocorreram as transferências de pacientes de Monte Carmelo e Coromandel para ocupar leitos nos dois hospitais que atendem SUS – Segundo Júlio, no início do ano a Macrorregião Oeste passou por um momento em que a taxa de ocupação estava mais elevada, que chegou ao limite, porém com capacidade operacional.  “Agora, a taxa da Macro Oeste diminuiu e, assim, conseguimos acolher estes pacientes da Região Triangulo Norte”, afirmou Júlio. Que esclareceu também que toda transferência do Triangulo Norte para a Região Oeste foi acompanhada pelo Sistema Estadual de Regulação Assistencial do Estado.

O setor averigua de forma ininterrupta, as solicitações de vagas e avaliam as condições clínicas dos pacientes para a transferência. Além disso, desde o início da pandemia da covid-19, foi elaborado pela SES- MG, um Plano de Contingência da COVID-19, onde o estado de Minas Gerais teria um gerenciamento global de todos os seus leitos, de maneira a não deixar nenhum cidadão mineiro sem assistência à saúde.

Continua depois da publicidade

As 13 Centrais Macrorregionais de Regulação Assistencial do Estado têm como um dos objetivos principais, garantir a alternativa assistencial adequada frente às solicitações de leitos para procedimentos eletivos e de urgência/emergência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Não tendo oferta dentro da região, o paciente pode ser transferido para outra região de saúde que tenha a oferta do serviço, como foi o caso do Triângulo Norte que não tendo, neste momento, leitos Covid-19, transferiu os pacientes de Coromandel e Monte Carmelo para Macrorregião Oeste.

Por fim, os dados do painel de monitoramento Coronavírus do Estado são atualizados diariamente.   Desde Julho, por meio do Escritório de Gestão de Leitos, o Governo de Minas tem monitorado e gerido internações hospitalares de Minas Gerais em tempo real.

O núcleo, formado por servidores da SES faz contato direto e diário com hospitais mineiros para conhecer a realidade desses locais, principalmente onde a taxa de ocupação das unidades de terapia intensiva (UTI) esteja acima de 90% e onde haja pacientes há mais de 20 dias internados. O Governo de Minas Gerais não medirá esforços em prol da saúde de sua população.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade