CAOS NA SAÚDE: 142 pessoas na fila aguardam leitos para tratamento contra covid-19

Publicado por: Redação

A Secretaria Municipal de Saúde alerta a população para a continuidade do estado caótico da ocupação dos leitos hospitalares na cidade e na macrorregião Oeste para tratamento da Covid-19, pois nesta terça-feira (23) na Macrorregião Oeste existem 60 pacientes precisando de leito de CTI e  82 que aguardam leito de enfermaria pelo SUS. 

Prefeitura de Divinópolis, segundo entendimento dos gestores públicos tem feito a parte dela, ao publicar decretos restritivos, fechamento do comércio, intensificação das fiscalizações, até com apoio da polícia, mas, sem o apoio da população que não tem contribuído e desta forma a situação pode piorar.

Continua depois da publicidade

Os números relacionados aos pacientes em tratamento mostram que, cada vez mais, pessoas mais jovens estão sendo acometidas pela doença. Entre os pacientes em tratamento, 46% têm menos de 50 anos e 54% tem mais de 50; 52% são homens e 48% mulheres.

Leitos Públicos

 Nesta terça-feira (23) a situação dos leitos no Hospital de Campanha de Divinópolis na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ultrapassou os 100% de ocupação. No CTI adulto, que tem capacidade para 25 pacientes, foram colocados dois leitos extras e a ocupação está 108%. Dos 27 pacientes, 24 (88,5%) são de Divinópolis.

Na enfermaria para adultos foram colocados 8 leitos extras e a ocupação passou de 12 para 20 pacientes. Isso representa 166,67% da ocupação e todos (100%) dos leitos estão ocupados com pacientes de Divinópolis. A enfermaria infantil está com ocupação de 37,5% com três dos oito leitos ocupados com pacientes de outras cidades, sendo dois de Nova Serrana e um de Itaguara.

Na área de atendimento pelo SUS do Hospital São João de Deus a situação também é crítica. O CTI adulto está com ocupação de 100% com 20 leitos ocupados e na enfermaria adulto a ocupação é de 80,56% com 29 dos 36 leitos ocupados. O CTI infantil está com três dos seus 10 leitos ocupados (30%).

Leitos Privados

A situação também é crítica nos quatro hospitais de Divinópolis que fazem atendimentos através de planos de saúde e/ou particular (saúde suplementar), a pacientes com suspeita ou com confirmação da Covid-19.

Em três, dos quatro hospitais, a ocupação dos leitos de CTI está em 100% e em outro a ocupação é de 95%. A ocupação da enfermaria adulto, nestes quatro hospitais, dentro da saúde suplementar, está em 81%, 78%, 68% e 57%.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. AnônimoNo disse:

    Estarrecedora a mentalidade de grande parte da população de Divinópolis ! Não levam a sério a “gripezinha”, não contribuem com o Lockdown, talvez por questões ideológicas! Quem paga o pato são todxs , independente de iideologias! Lamentável!

Continua depois da publicidade