POR LAIZ SOARES: Vacinar é preciso!

Publicado por: Redação

“O que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons”. Martin Luther King disse isso para criticar que quando os bons se calam, os maus triunfam.  Essa frase nunca me pareceu tão atual. Vivemos uma batalha pela vida neste momento e muita gente, inclusive políticos que deveriam dar o exemplo, resolveram se calar por conveniência a fim de evitar desgastes e polêmicas ao invés de defender e fazer uma conscientização intensa sobre a vacina, único caminho que temos para evitarmos mortes. 

Neste exato momento, na nossa cidade, no nosso estado, no Brasil inteiro e no mundo milhares de pessoas estão tentando se manter vivas, lutando para respirar, tentando vencer a COVID. Elas, no seu leito de morte, sofrem e fazem sofrer seus familiares. Ao seu lado, outras vidas se arriscam e se doam para tentar salvá-las: enfermeiros, médicos, profissionais da saúde.  O mundo vive um drama. Nós estamos em uma guerra. A situação é grave, é crítica, é séria. Não podemos banalizar o sofrimento, isso é banalizar o mal.  A vida é uma só, e ela é o bem mais precioso que temos. Mais do que dinheiro, mais do que qualquer outra coisa.

Continua depois da publicidade

Diante de tudo isso, surge a solução. A ciência do mundo todo, após meses estudando freneticamente e se desafiando a encontrar uma solução rápida para salvar vidas, encontra a resposta que tanto esperamos e que parecia distante: uma vacina. Na verdade, graças a Deus, várias vacinas surgiram.

Alguns não confiam na vacina porque “ela surgiu muito rápido”. Bom, temos uma questão lógica aí sobre oferta e demanda e funcionamento do mercado que precisa ser compreendida.  A vacina foi desenvolvida de forma rápida, em tempo recorde, simplesmente porque o mundo parou! O mundo inteiro perdendo vidas e empregos por causa de um vírus que mata de uma forma severa e rápida. A situação completamente excepcional exigiu que a ciência corresse muito para trazer uma solução em tempo, já que cada dia de demora geram perdas nas vidas e na economia em todos os países do mundo. A oferta acompanhou a demanda, e a demanda era urgente, portanto a solução também deveria ser urgente, essa é a lógica de mercado que rege o mundo de hoje.

A crise econômica foi mundial.  É claro que um problema grave sem precedentes deste nível global exigiu um investimento alto na ciência, e a principal solução, depois de tanto esforço e dinheiro investido, veio, graças a Deus! As outras vacinas que tomamos ao longo da vida demoraram bem mais para serem desenvolvidas por uma razão muito óbvia: doenças como a rubéola, sarampo ou qualquer outra doença do tipo nunca pararam completamente a economia global e a vida no mundo inteiro. Nunca foi motivo para fechar fronteiras, suspender voos, cancelar eventos mundiais. Situações de crise aguda exigem do mundo soluções rápidas por uma questão de sobrevivência de todos.

Espalhar medo e desconfiança sobre a vacina é uma atitude criminosa. A vacina não vai milagrosamente eliminar o vírus da noite pro dia, mas ela (seja a de Oxford, CoronaVac ou outra aprovada pela ANVISA) vai reduzir drasticamente o risco de morte e internações graves, resolvendo uma boa parte do problema e permitindo que possamos avançar na luta contra a pandemia. Não tem chip, não tem veneno, não tem nada disso.

A vacina não mata, quem mata é o vírus!! Precisamos entender isso. Não espere sentir na pele. Uma amiga minha perdeu o pai para COVID de forma abrupta, em questão de dois dias. Estou acompanhando a dor e sofrendo junto, imaginando o quanto deve ser difícil.  O meu pai é uma das pessoas que eu mais amo no mundo. Eu faria tudo que estivesse ao meu alcance para preservar a vida dele. Se eu pudesse eu iria buscar uma vacina para ele em qualquer lugar do mundo. Eu não vejo a hora de ver ele se vacinar, eu vou ficar muito mais tranquila e em paz. Eu jamais permitira que meu pai tomasse uma vacina que pudesse matá-lo ou lhe trouxesse algum problema de saúde grave.

Pelo amor que você tem pelos seus parentes mais queridos, não se engane com mentiras e teorias da conspiração doentias que circulam em grupos de zap zap sobre as vacinas. As instituições científicas envolvidas no desenvolvimento destas vacinas são reconhecidas e fazem um trabalho sério há séculos. Todos nós tomamos vacina na infância: BCG e tantas outras. São os mesmos cientistas. A mesma ciência na qual você confia quando toma qualquer remédio na sua vida, é essa mesma ciência que desenvolveu a vacina!

Eu acredito muito que os médicos e os cientistas, quando curam alguém, quando usam a inteligência para desenvolver um medicamento que alivia o sofrimento humano, foram iluminados por Deus para criar aquela solução. É divina a capacidade e o conhecimento humano para pensar um remédio que nos livra de um mal. Todas as boas invenções da humanidade foram bençãos, porque Deus é bom e Ele tem misericórdia do mundo. Temos a esperança, não podemos ser ingratos e escolher a morte, quando a vida se apresenta como alternativa na forma de uma vacina. A vida sempre deve ser preservada. Vacinar é preservar a sua vida e a de todos nós!

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Sergio Lopes disse:

    Também penso como você. O tempo vai provar que a Ciência tem razão!

    1. Anônimo disse:

      E viva a ciência!

  2. ricardo disse:

    excelente comentário.

  3. Guilherme de orange disse:

    Ainda teremos um triibunal de Nuremberg aqui no Brasil, pra julgar os que desviaram verbas,
    os negacionistas , e o lider de todos…o homem que nada fez pra evitar a morte de brasileiros. Ao contrario, alem da omissao , agiu pra atrapalhar. Ainda pagaram por tudo, essa caterva tem as mãos sujas de sangue .

Continua depois da publicidade