Ibope realiza testes rápidos da Covid-19 em residências de Divinópolis (veja vídeo)

Publicado por: Redação

O Ministério da Saúde, através do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatísticas (Ibope – Inteligência) e sob a coordenação do Centro de Pesquisa Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (Rio Grande do Sul), realiza uma pesquisa nacional para estimar a proporção, estudar a evolução e a velocidade de casos de Covid-19 no país, além de avaliar os sintomas mais frequentes.

A equipe está em Divinópolis e, na última semana, foi “flagrada” por uma moradora enquanto realizavam testes rápidos em várias residências, escolhidas dentro de uma técnica de pesquisa e os testes são gratuitos com a participação espontânea do cidadão.

Continua depois da publicidade

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a pasta recebeu apenas um ofício do Ministério da Saúde informando sobre a ação, enquanto ela já acontecia. A pesquisa acontecerá em três momentos, sendo o primeiro campo em realização e os demais a cada duas semanas.

Em alguns locais, como a população não foi avisada sobre a visita do Ibope, pesquisadores chegaram a ser agredidos por moradores que pensaram ser um golpe. Com isso, o teste foi prorrogado para terminar nesta terça-feira, 19.

Os agentes da pesquisa, devidamente identificados e protegidos, aplicam um breve questionário. Após a entrevista, os profissionais coletam uma amostra de sangue, que será analisada pelo aparelho de teste com cerca de 15 minutos. Apenas um morador de cada domicílio será testado, caso este esteja infectado com o coronavírus, os demais residentes também realizarão os testes.

O ofício enviado à Semusa pede que a secretaria viabilize o recebimento dos sacos de lixo infectados contendo os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e demais materiais usados pelos entrevistados e as caixas de acondimento de material perfurocortantes utilizadas durante a coleta de sangue para o teste rápido.

Divinópolis está entre as 133 cidades selecionadas para ser pesquisada. Segundo a Diretora de Vigilância em Saúde, Janice Soares, a Semusa não tem acesso ou informações quanto à pesquisa, em que não foi solicitada nenhuma parceria com o órgão, apenas o envio do ofício.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade