Prefeitura de Divinópolis autoriza reabertura do comércio a partir da próxima segunda-feira (27)

Publicado por: Redação

A Prefeitura de Divinópolis vai permitir o funcionamento de parte do comércio e de serviços a partir da segunda-feira, dia 27 de abril. A decisão foi tomada hoje pelo Prefeito Galileu Machado, em reunião com sua assessoria, tendo como base o documento do subcomitê técnico de saúde que acompanha a evolução dos casos de coronavírus no Município. Porém, como condicionante, ficará estabelecido que, caso o percentual de leitos de UTI ocupados chegue a índices de alerta estabelecidos pelas autoridades sanitárias, automaticamente, a decisão será revista, O Prefeito também estabeleceu as regras de funcionamento. O descumprimento será punido com a cassação imediata do alvará e aplicação de multas.

“Administrar uma cidade como Divinópolis é um desafio. Muitas vezes, algumas pessoas não entendem a complexidade que isso. É condição básica de um gestor público priorizar pela saúde de nossa população. Também entendemos a necessidade eminente de cuidarmos da nossa economia e de vários outros aspectos”, disse o Prefeito durante o encontro. “Ninguém, em sã consciência, quer penalizar ninguém ou nenhuma categoria. Para alguém ligado a um determinado segmento, é fácil cobrar uma atitude unilateral. Mas o gestor tem que ter a visão macro da cidade. E só agora foi possível essa possibilidade.”, destacou Galileu Machado ao anunciar a decisão.

Continua depois da publicidade

Segundo o Prefeito, em um primeiro momento, foram adotadas as medidas necessárias de distanciamento social. “O bom trabalho feito desde o início da pandemia, nos permite, agora, essa condição, mas com as com as condições estabelecidas, afinal a ameaça é real”, valorizou o chefe do Executivo. De acordo com o Prefeito, as regras foram estabelecidas para que a situação possa se manter dentro do controle. “Por isso, já antecipo que teremos uma fiscalização intensa e o descumprimento das regras será penalizado exemplarmente”, reforçou Galileu Machado, lembrando que todas as decisões estão também subordinas às legislações estadual e federal.

DIAS ALTERNADOS

O protocolo estabelecido pela Prefeitura prevê a alternância de dias para determinados tipos de comércio. Assim, parte do comércio e serviços poderá funcionar nas segundas, quartas e sextas e outra parte nas terças, quintas e sábados, sempre de 09 às 17 horas. Todo empresário ou prestador de serviços deverá cumprir medidas sanitárias para poder funcionar. A relação completa com as modalidade da empresa e o dia em que ela poderá funcionar estão sendo elaboradas e serão anunciadas nesta quinta-feira, 23 de abril.

NÍVEL DE ALERTA

Entre as principais condicionantes para se manter a flexibilização está o acompanhamento diário dos níveis de ocupação dos leitos de UTI. O índice está estatisticamente ligado ao número de casos existentes no município e na região e determina a necessidade do isolamento social. Por recomendação dos órgãos de saúde pública, o índice não deve ultrapassar os 70%, sob pena de propagação do vírus de forma acentuada e colapso do sistema de saúde. O índice de Divinópolis hoje é de 49%. O número é verificado e divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde diariamente, junto com dos dados de atualização da Covid 19.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Luciana Pereira dos Santos disse:

    E sobre as feiras livres não tem nenhuma decisão?

  2. Mariana Cardoso Lopes disse:

    Boa tarde,eu gostaria de saber quando vão voltar a circulação de ônibus para as cidades vizinhas?

  3. Anônimo disse:

    E o retorno dos servidores que se encontram em grupo de risco ?
    E os de sessenta tbm no grupo de risco como ficam ???

    1. Claudio ferreira dos santos disse:

      É só faltao foro funcionar normalmente sou um de tantos que dependo de uma assinatura num alvara para receber um dinheiro sem assinatura de um juiz tamos triste obrigado

Continua depois da publicidade