Comércio de Divinópolis poderá funcionar a partir de segunda-feira (27) segmentado em dias alternados

Publicado por: Redação

O protocolo estabelecido pela Prefeitura de Divinópolis para o funcionamento do comércio prevê a alternância de dias para determinados tipos de comércio. Assim, parte do comércio e serviços poderá funcionar nas segundas, quartas e sextas e outra parte nas terças, quintas e sábados, sempre de 09 às 17 horas. Todo empresário ou prestador de serviços deverá cumprir medidas sanitárias para poder funcionar. A relação completa com as modalidades da empresa e o dia em que ela poderá funcionar estão sendo elaboradas e serão anunciadas nesta quinta-feira, 23 de abril.

A decisão foi tomada hoje pelo Prefeito Galileu Machado, em reunião com sua assessoria, tendo como base o documento do subcomitê técnico de saúde que acompanha a evolução dos casos de coronavírus no Município. Porém, como condicionante, ficará estabelecido que, caso o percentual de leitos de UTI ocupados chegue a índices de alerta estabelecidos pelas autoridades sanitárias, automaticamente, a decisão será revista, O Prefeito também estabeleceu as regras de funcionamento. O descumprimento será punido com a cassação imediata do alvará e aplicação de multas.

Continua depois da publicidade

“Administrar uma cidade como Divinópolis é um desafio. Muitas vezes, algumas pessoas não entendem a complexidade que isso. É condição básica de um gestor público priorizar pela saúde de nossa população. Também entendemos a necessidade eminente de cuidarmos da nossa economia e de vários outros aspectos”, disse o Prefeito durante o encontro. “Ninguém, em sã consciência, quer penalizar ninguém ou nenhuma categoria. Para alguém ligado a um determinado segmento, é fácil cobrar uma atitude unilateral. Mas o gestor tem que ter a visão macro da cidade. E só agora foi possível essa possibilidade.”, destacou Galileu Machado ao anunciar a decisão.

Segundo o Prefeito, em um primeiro momento, foram adotadas as medidas necessárias de distanciamento social. “O bom trabalho feito desde o início da pandemia, nos permite, agora, essa condição, mas com as com as condições estabelecidas, afinal a ameaça é real”, valorizou o chefe do Executivo. De acordo com o Prefeito, as regras foram estabelecidas para que a situação possa se manter dentro do controle. “Por isso, já antecipo que teremos uma fiscalização intensa e o descumprimento das regras será penalizado exemplarmente”, reforçou Galileu Machado, lembrando que todas as decisões estão também subordinas às legislações estadual e federal.

DIAS ALTERNADOS

O protocolo estabelecido pela Prefeitura prevê a alternância de dias para determinados tipos de comércio. Assim, parte do comércio e serviços poderá funcionar nas segundas, quartas e sextas e outra parte nas terças, quintas e sábados, sempre de 09 às 17 horas. Todo empresário ou prestador de serviços deverá cumprir medidas sanitárias para poder funcionar. A relação completa com as modalidades da empresa e o dia em que ela poderá funcionar estão sendo elaboradas e serão anunciadas nesta quinta-feira, 23 de abril.

NÍVEL DE ALERTA

Entre as principais condicionantes para se manter a flexibilização está o acompanhamento diário dos níveis de ocupação dos leitos de UTI. O índice está estatisticamente ligado ao número de casos existentes no município e na região e determina a necessidade do isolamento social. Por recomendação dos órgãos de saúde pública, o índice não deve ultrapassar os 70%, sob pena de propagação do vírus de forma acentuada e colapso do sistema de saúde. O índice de Divinópolis hoje é de 49%. O número é verificado e divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde diariamente, junto com dos dados de atualização da Covid 19.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. angela maria disse:

    más agora que o número de casos de coronavírus está aumentando drasticamente, o comércio será liberado? como entender uma atitude desta? só pode ser uma coisa; atrás desta epidemia tem muita mentira.

Continua depois da publicidade